Início » Remédios Naturais » Chá de dente de leão desintoxica o fígado, estimula diurese: veja os 5 benefícios

Chá de dente de leão desintoxica o fígado, estimula diurese: veja os 5 benefícios

cha de dente de leao

O chá de dente de leão (ou Chá de dente-de-leão) é geralmente uma decoção de raiz que também podem ser torradas e transformadas na própria bebida em questão, mas as suas folhas de  são 100% comestíveis e podem ser usadas em saladas, sanduíches ou secas e fermentadas, e também, para preparar chá.

Além disso, para saber mais desses e outros benefícios do chá continue lendo o artigo até o final.

Chá de dente de leão desintoxica o fígado, estimula diurese: veja os 5 benefícios

O que é o chá de dente de leão?

Dente de Leão (Taraxacum) é uma flor única, que é usada para fazer mel, cerveja, vinho e geleia, reduz os níveis de açúcar no sangue e tem habilidades de regeneração. Na medicina popular é oficial, o dente de leão está ganhando popularidade, por conta de todos os benefícios apresentados abaixo:

Para que serve o chá de dente de leão?

O chá de dente de leão promove a perda de peso devido às suas qualidades diuréticas. Ele ajuda a remover o excesso de líquido do corpo, que com excesso de peso é frequentemente retido nas células, interferindo nos processos metabólicos saudáveis.

A bebida pode ser usada como um meio de desintoxicar o fígado. Removendo toxinas do corpo, além disso, a erva contém agentes que fortalecem as células do fígado.

O funcionamento normal do fígado permite uma “quebra mais eficiente” das gorduras provenientes dos alimentos e previne o aumento do colesterol.

Benefícios do chá de dente de leão:

1. Desintoxica o fígado: 

Além disso, a maioria das pesquisas sobre os benefícios do chá para o fígado está centrada no Taraxacum officinale, um extrato de suas folhas é rico em polifenóis potenciadores da saúde.

2. Fornece nutrientes essenciais:

As folhas que são usadas para fazer o chá é ricas em ferro, potássio, folato, magnésio, fósforovitamina C, vitamina K e vitamina B6, tiamina, riboflavina, cálcio e manganês.

3. Estimula a diurese:

O dente de leão é tradicionalmente usado na forma de infusão e chá de ervas por sua ação diurética. A ingestão é particularmente útil em caso de edema, retenção de liquido e celulite, pois estimula a diurese e ajuda a neutralizar a estagnação de líquidos.

4. Melhora a circulação sanguínea:

Além disso, ele tem uma ação fluidificante no sangue: por esse motivo, parece ser um remédio natural válido no caso de varizes dos membros inferiores. A ação benéfica para a circulação sanguínea também pode ser explorada para o tratamento da celulite e da retenção de liquido.

5. Saúde da pele: 

As infusões e decocções (cozimentos) desta raiz são úteis para tonificar e reafirmar os tecidos e melhorar a aparência da pele. O chá também é usado para acalmar o eczema (irritação da pele) e aliviar as sardas.

Como fazer o chá de dente de leão?

Ingredientes:

– 1,5 Litro de Água;
– 100 g de raízes de dente de leão.

Modo de preparo:

  • Ferva as raízes na água por 5 minutos.

Malefícios do dente de leão: 

Normalmente, tal bebida pode desencadear o desenvolvimento de uma reação alérgica naqueles indivíduos que são alérgicos a camomila, ambrósia e outras plantas pertencentes a este grupo.

Neste caso, é importante parar completamente de beber o chá, pois pode provocar o desenvolvimento de choque anafilático.

Além disso, o chá de dente de leão é proibido para uso em pessoas com úlcera gástrica, gastrite, bem como outras violações do trato gastrointestinal. Tal bebida pode causar distúrbios gástricos, alta acidez, azia e diarreia.

Além disso, a folha desta planta contém componentes químicos de cumarinas, contribuindo para um aumento do risco de hemorragia, especialmente quando usado com outras drogas com efeito semelhante.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.