Início » Remédios Naturais » Chá de boldo melhora a digestão, reduz açúcar do sangue: veja os 10 benefícios

Chá de boldo melhora a digestão, reduz açúcar do sangue: veja os 10 benefícios

beneficios do cha de boldo

O chá de boldo têm uma propriedade ante-bacteriana, tendo um efeito prejudicial aos microrganismos, ele é utilizado para tratar a febre e a disenteria (doença do intestino).

Além disso, este chá é usado para distúrbios digestivos, inflamação do trato biliar e fígado, e na medicina popular, esta planta é recomendada para aliviar dores de cabeça, e suas propriedades úteis são usadas para tratar hemorroidas, resfriados e anemia.

Chá de boldo melhora a digestão, reduz açúcar do sangue: veja os 10 benefícios

Vale ressaltar que, chá de boldo tem um efeito calmante que ajuda a lidar com o estresse, entretanto, há um fato interessante, existem cerca de 100 tipos de mirtilos no mundo todos eles têm propriedades úteis, mas os cientistas provaram que as substâncias mais úteis no boldo silvestres, é o líder no conteúdo de elementos bioativos.

Além disso, o chá de boldo é ricos em vitaminas, manganês, cálcio, fósforo e ferro. Deve-se notar também a presença de caroteno, óleo essencial, substâncias pécticas e ácidos orgânicos em sua base. Esta é uma combinação incrivelmente útil de elementos difíceis de encontrar em outras plantas.

O que é o chá de boldo:

O chá de boldo é conhecido como folhas de mirtilo, ou Vaccinum Myrtillus, é um arbusto de tamanho médio que cresce na Europa, Ásia e América do Norte.

É uma planta típica de áreas montanhosas e vive bem no sub-bosque rico em húmus (matéria orgânica depositada no solo que resulta na decomposição de animais e plantas) na Itália é espontâneo no Norte e no Centro, porém limitado a áreas montanhosas.

O chá de boldo tem efeito positivo no estado dos músculos, pode ser usado por pessoas que estão começando a se envolver ativamente em esportes ou outras atividades físicas. O chá verde, com a adição de folhas de boldo, torna-se muito útil para superar a dor nos músculos que surgiu a partir de esforços repetitivos ou má postura.

Para que serve o chá de boldo?

O chá de boldo é indicado para pessoas com anemia, fígado e estômago. Além disso, ele é capaz de remover o sal do corpo por isso é recomendável usá-lo para combater pedras nos rins. Portanto, o uso regula reduz o risco de câncer.

As folhas do boldo são consumidas secas, além disso, na medicina as folhas do boldo são usadas ​​para produzir drogas para o tratamento da visão.

Além disso, os cientistas provaram que este chá  têm um bom efeito na acuidade visual e na circulação sanguínea na retina. Portanto, ele reduz a fadiga ocular, ajuda a melhorar a visão fraca e a manter a normalidade.

Benefícios do chá de boldo:

1. Reduz os níveis de açúcar no sangue:

O chá de boldo é indicado para diabetes mellitus (doença caracterizada pela elevação da glicose no sangue), porque as substâncias presentes nas folhas de boldo podem reduzir os níveis de açúcar no sangue. Além disso, contêm propriedades diuréticas e anti-inflamatórias.

2. Reduz o risco de ataque cardíaco: 

Este chá reduz o risco de acidente vascular cerebral, ataque cardíaco e trombose. Além disso, ajuda com dores de cabeça e hemorroidas. Sobretudo, tem um efeito prejudicial nos microrganismos que conduzem à febre tifoide (doença bacteriana aguda) e disenteria.

3. Contêm antioxidantes:  

Os fitoquímicos são potentes compostos Antioxidantes encontrados naturalmente em plantas que ajudam a prevenir e tratar doenças em humanos.

Os Antioxidantes das folhas de boldo podem ajudar a reduzir os danos radicais às células e ao DNA. De acordo com Phyllis Balkh em seu livro “Recipe for Healing Treatment”, as folhas de boldo têm propriedades diuréticas, laxativas, antibióticas e anti-inflamatórias.

4. Ajuda tratar de várias doenças:   

Na América do Norte, o chá de boldo é conhecido como tônico hepático e pela sua capacidade de estimular a produção de bílis.

Chá de boldo melhora a digestão, reduz açúcar do sangue: veja os 10 benefícios

O chá pode ajudar a tratar várias doenças do fígado e da vesícula biliar, como icterícia, hepatite e cálculos biliares. Ele também é usado para estimular o apetite, melhorar a digestão, aumentar a saúde intestinal e aliviar a flatulência e a constipação.

Outros benefícios do chá:

  • Combate tosse prolongada;
  • Trata doença renal;
  • Alivia a Inflamação dos órgãos urinários;
  • Trata reumatismo;
  • Combate doenças de pele (dermatite, eczema);
  • Elimina danos na pele (feridas purulentas);
  • Trata enxaqueca.

Receita do chá de boldo:

O uso do chá pode servir como uma medida preventiva para ARD (infecção viral respiratória aguda) e ARVI (doença respiratória aguda). Para fins odontológicos, infusão de chá é usado para infecções da boca e dentes estomatite, doença periodontal e gengivite. Lavar a boca com a infusão aliviará o mau cheiro.

Etapas:

  1. Coloque 100 g de folhas de boldo secas em um litro de água fria.
  2. Ferva por 10 minutos, apague o fogo e coe.
  3. No chá pronto, você pode adicionar suco de limão e açúcar.
  4. Folhas de boldo fermentam como chá preto regular.
  5. Sendo assim, você precisa deixar abafado por 15 minutos ou mais para obter um sabor rico, cor e aroma.

Malefícios do chá de boldo:

O chá de boldo, a longo prazo, pode favorecer a formação de cálculos renais a partir de oxalatos e fosfatos de cálcio. Além disso, é conhecida a interação farmacológica entre o extrato desta planta e os anticoagulantes à base de varfarina.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.