A beterraba é rica em proteínas e vitaminas, um vegetal exclusivo que é enriquecido com uma lista completa de oligoelementos úteis.
Esse vegetal de outono às vezes é simplesmente indispensável na culinária, é absolutamente impossível cozinhar alguns pratos sem beterraba. Mas para a nossa saúde, a beterraba também é de grande interesse para uma refeição saudável.
O que é beterraba:
É uma deliciosa hortaliça que é fácil de preparar e benéfica para o corpo. O uso de beterraba fresca ou cozida ajudará a organizar o trabalho de muitos sistemas do corpo e prevenir uma grande variedade de doenças.
É um produto familiar em nossas vida. Infelizmente, muitas pessoas subestimam todos os benefícios deste produto e evitam sua aparência em sua mesa.
A beterraba é um vegetal exclusivo que é enriquecido com uma lista completa de vitaminas e oligoelementos úteis. Se você não quer perder as propriedades do produto, lembre-se que os vegetais são mais consumidos crus e frescos, devido à sua composição única.
A Beterraba é um vegetal saboroso, de baixo teor calórico e barato, contêm uma enorme quantidade de minerais e vitamina A, vitamina P, vitamina B12, vitamina B2, cálcio, cloro, fósforo, enxofre, sódio, potássio, ferro, iodo, magnésio, cobre, zinco e boro.
Valor nutricional:
- Água 86 gm;
- Calorias 42 kcal;
- Proteína 1,5 g;
- Amido 0,1 g;
- Gordura 0,1g;
- Carboidratos 8,8 gr;
- Fibra dietética 2,5 g;
- Açúcar 6,76 g;
- Mono – e dissacarídeos 8,7 g;
- Cinza 1 g;
- Ácidos orgânicos 0,1 g.
Origem:
Nomeadamente beterraba vermelha, há centenas de anos ocupa um lugar importante na culinária e na medicina, suas raízes e até folhas foram ativamente usadas por médicos e cozinheiros. Agora é difícil imaginar uma dieta diária sem o uso da beterraba, pois ela contém uma enorme quantidade de várias substâncias benéficas para o corpo, que fazem das beterrabas um verdadeiro presente da natureza.
Quanto ao uso medicinal, a planta entrou em prática médica com a mão leve de eminentes curandeiros do passado, que estudaram minuciosamente as propriedades curativas dessa raiz.
Os primeiros vestígios da beterraba moderna foi notado pela primeira vez na Alemanha e na Itália no final dos anos 1500. Esta forma do vegetal tinha raízes maiores e caule e folhas menores que suas versões antigas, além disso, os primeiros vestígios de cultivo de beterraba foram encontrados na região do Mediterrâneo.
As beterrabas são frequentemente incluídas no menu em várias versões. O uso de beterrabas, cozida ou crua, é conhecido há muito tempo, mas até mesmo suas folhas são um depósito inteiro de vitaminas.
Além de ser um alimento de verdade, a beterraba também é fonte de sacarose, portanto, é uma alternativa viável para a cana-de-açúcar tropical.
Para que serve beterraba:
A beterraba é de suma importância para saúde pois possui uma grande quantidade de vitaminas que previne o câncer de cólon, pele e pulmão. Ela também cuida do seu fígado, aumenta a sua imunidade e cuida do seu coração de várias maneiras.
Reduz as chances de vários defeitos que podem ocorrer a uma criança durante a gravidez e, portanto, é benéfica para as mães grávidas. Também ajuda a reduzir a degeneração macular e ajuda a prevenir doenças respiratórias. Veja agora alguns benefícios da beterraba.
Benefícios da beterraba:
1. Ajuda no tratamento durante a gravidez:
Durante a gravidez, também é benéfica para as mulheres comerem beterraba, pois ela contém muita fibra, melhora a motilidade intestinal e não permite a constipação, que muitas vezes acontece durante a gravidez e após o nascimento. Qualquer beterraba vermelha aumenta a hemoglobina e limpa os intestinos, removendo todas as bactérias putrefactas, o que é muito importante para todas as futuras mães.
2. Ajuda a prevenir o câncer:
Contém o pigmento betanina, que pode impedir o crescimento de células cancerígenas.
3. É anti-Envelhecimento:
Surpreendentemente mulheres e homens estão em busca constante de um meio para o rejuvenescimento, tentando diferentes procedimentos. Ela é realmente capaz de rejuvenescer o corpo, pois contém ácido fólico. Portanto, use beterraba todos os dias e esqueça o envelhecimento prematuro.
4. Ajuda na limpeza do corpo:
Beterraba é um vegetal de desintoxicação que faz um excelente trabalho de limpeza do corpo, ao remover as toxinas, e também remove o excesso de fluido do corpo, eliminando o inchaço.
5. Ajuda proteger o fígado:
Contém cálcio, betaína, vitaminas do complexo B, ferro e anti-oxidantes que são muito bons para o fígado. A beterraba também ajuda a diluir a bile, permitindo que ela se mova suavemente pelo fígado e não deixa que nenhuma pressão seja exercida sobre ela. A fibra garante que as toxinas sejam adequadamente removidas do fígado. A beterraba também contém zinco e cobre, que são fundamentais para proteger as células do fígado.
6. Reduz o risco de derrame cerebral:
Uma vez que a beterraba contém um elemento tão importante para o corpo quanto o potássio, o consumo regular dessa raiz reduzirá o risco de derrame cerebral.
7. Ajuda na respiração:
A beterraba é boa para a respiração, uma vez que é rica em vitamina C, nesse caso, comer dessa raiz pode prevenir a asma. O beta-caroteno, localizado na beterraba, é capaz de resistir ao aparecimento do câncer de pulmão.
8. Melhora atividade sexual:
A beterraba tem um efeito positivo no corpo feminino, especialmente durante a menstruação, além disso, tem um efeito positivo no sistema reprodutor masculino, aumentando a atividade sexual dos homens.
9. Diminui o estresse:
Quem teria pensado que beterraba cozida comum pode animar melhor do que chocolates. De fato, as beterrabas são úteis para o estresse frequente. Se o dia prometer ser difícil, coma uma salada de beterraba no almoço como vinagrete, por exemplo.
10. Ajuda a reduzir a pressão arterial:
A Beterraba tem um efeito benéfico sobre o sistema cardiovascular, ajuda a reduzir a pressão arterial devido ao magnésio. As substâncias contidas nesta cultura de raiz, contribuem para o fortalecimento das paredes dos capilares, têm um efeito vasodilatador, antiespasmódico e sedativo.
11. Melhora a saúde digestiva:
A beterraba é rica em fibras, fornecendo 3,8 gramas em cada xícara. A fibra se move através dos intestinos, não digerida, acrescentando volume às fezes para ajudar a manter a regularidade e promover uma melhor saúde digestiva.
12. Ajuda na perda de peso:
As beterrabas são carregadas com fibras, mas com poucas calorias, o que as torna um ótimo complemento para a dieta, caso você queira perder alguns quilos extras. Na verdade, cada xícara de beterraba contém apenas 59 calorias e 3,8 gramas de fibra – ou até 15% da fibra que você precisa para o dia todo.
13. Ajuda na função cerebral:
À medida que você envelhece, é natural experimentar um declínio nas funções mentais e cognitivas à medida que condições como a doença de Alzheimer e Parkinson se tornam mais prevalentes.
14. Ajuda a fortalecer o tecido capilar:
Vitamina A, C e flavonoides em beterrabas fortalecem o tecido capilar e ainda previnem a ocorrência de doenças oculares.
15. Combate câncer de pulmão:
Uma vez que é rico em vitamina C. O betacaroteno, é capaz de combater ao aparecimento do câncer de pulmão.
16. Reduz colesterol no sangue:
A betaína, que está na beterraba, reduzirá o nível de homocisteína e a fibra reduzirá a quantidade de triglicerídeos e colesterol no sangue.
17. Ajuda o equilíbrio hormonal do corpo:
Devido à combinação de vitaminas da beterraba, ela estimula a produção de hormônios no corpo.
18. Ajuda a prevenir a demência:
O fluxo sanguíneo para certas áreas do cérebro diminui com a idade e isso pode levar à perda de cognição e eventual demência. Pesquisas mostraram que beber suco de beterraba ajuda a melhorar o suprimento de oxigênio para o cérebro e retarda a progressão da demência.
19. Previne a anemia:
A beterraba contém grandes quantidades de ferro, o que tem um efeito benéfico no sangue e no sistema circulatório, ajudando a prevenir a anemia.
Receita com beterrabas:
INGREDIENTES:
- 8 beterraba cozida;
- 2 maçãs;
- 1 gengibre fresco;
- 1 limão descascado;
- 2 talos de aipo;
- 2 pequenos pepinos sem sementes.
MODO DE PREPARO:
- Coloque todos os ingredientes em um espremedor, coloque gelo e aproveite.
Malefícios:
A fibra dietética da beterraba, quando consumida crua, causa transtornos intestinais que é capaz de acumular nitratos, por isso é necessário cortar a parte superior e inferior da raiz, nas quais eles se acumulam.
Não é recomendado a ingestão desse vegetal para pessoas com pressão baixa, pois as substâncias contidas nele reduzirão ainda mais a pressão.
Porém não há como negar o fato de que tem um grande número de efeitos benéficos.
Além disso, é rica em oxalatos, nesse caso seu consumo excessivo pode levar a pessoa a desenvolver cálculos renais. Embora em alguns casos raros, pode causar alergias em certos indivíduos.