A berinjela é de baixa caloria, rico em fibras e nutrientes. Portanto, adicionar na nossa dieta pode nos beneficiar com várias melhorias na saúde. Além disso a Berinjela é considerada um vegetal, na verdade é uma fruta que é cozida como um vegetal e usada em muitos pratos saborosos.
Assim biologicamente, pode ser denominada como uma fruta e em termos de cozimento é usada como um vegetal.
Com um sabor ligeiramente amargo e ácido que pode não ser preferido por muitos, é essencial considerar os impressionantes benefícios à saúde que a berinjela oferece.
É embalada com vitaminas, como vitamina C, vitamina K e vitamina B6 e uma ampla quantidade de potássio, manganês e fibra.
O que é a berinjela?
A berinjela pode ter formas variadas, podendo variar em tamanho, de pequenas e oblongas a longas, e na coloração, variando em tons de roxo, branco e verde.
Berinjela é um alimento nutritivo e pode fornecer vitaminas e minerais essenciais à sua dieta. Baixa em calorias e gordura, a berinjela também fornece pequenas quantidades de proteína, cálcio e ferro. Inclua a berinjela em sua dieta de forma nutritiva para colher esses benefícios para a saúde.
É também uma boa fonte de micronutrientes como carboidratos e proteínas, contribuindo com 4% e 2% da sua dose diária recomendada, respectivamente.
Carboidratos e proteínas são usados pelo corpo como energia para permitir que os órgãos funcionem adequadamente. As berinjelas são excelentes fontes de potássio, com 230 mg por 100g de porção, além desse, este legume é encontrado como uma boa fonte de outros minerais como a manganês, por exemplo.
Origem:
A berinjela é um vegetal brilhante da família botânica Solanaceae, e sua variedade roxa é encontrada em todo o mundo. Contudo, é referida como sendo originária da Índia e tem sido cultivada na China por muitos anos.
É nativa de vários países que se estendem da Índia à Birmânia e se estendem à China. Além disso, enquanto a berinjela é considerada um vegetal por muitos, na verdade se trata de uma fruta.
O resto do mundo descobriu esta deliciosa fruta quando grandes rotas comerciais, como a Rota da Seda, abriram e comerciantes árabes as levaram para diferentes países.
Valor nutricional:
- Vitamina A 5,5 mg 1%;
- Vitamina A IU 126 UI;
- Vitamina B6 0,5 mg 36%;
- Vitamina B12 0 mg;
- Gordura saturada 0,2 g;
- Gordura monoinsaturada 0,1 g;
- Gordura poli-insaturada 0,4 g;
- Sódio 11 mg 1%;
- Potássio 1254,9 mg;
- Carboidratos 32,2 g;
- Carboidratos líquidos 15,8 g;
- Açúcar 19,3 g;
- Glucose 8,7 g;
- Frutose 8,4 g;
- acarose 1,4 g;
- Proteína 5,4 g.
Para que serve?
A berinjela é uma fonte vital de antioxidantes e antocianinas de suma importância para saúde, que impedem sinais de envelhecimento, ajudam também na perda de peso, previnem anemia e fortalecem o coração.
Melhora o brilho da nossa pele e combate os radicais livres causadores de danos, impedindo-os de atacar nossas células da pele, além disso, o alto teor de água presente na berinjela também é um fator importante que proporciona uma pele brilhante, pois ajuda na hidratação da mesma, o que a torna radiante e suave.
Quais os benefícios da berinjela?
1. Ajuda na perda de peso:
A saponina na berinjela evita o acúmulo e a absorção de gordura no corpo e, assim, auxilia o processo de perda de peso. Enquanto o seu teor de nutrientes é extremamente elevado, a berinjela é baixa em hidratos de carbono e calorias, podendo facilmente adaptar-se à sua dieta de perda de peso.
2. Rica em antioxidantes:
As antocianinas que transmitem a cor púrpura profunda às berinjelas ajudam a combater os radicais livres no corpo, impedindo o crescimento de células cancerígenas, bem como outras bactérias causadoras de doenças. As berinjelas são especialmente ricas em antocianinas, um tipo de pigmento com propriedades antioxidantes responsáveis pela sua cor vibrante.
3. Ajuda a prevenir a anemia:
Sendo uma rica fonte de ferro, as berinjelas aumentam a produção de glóbulos vermelhos no corpo e, assim, ajudam a combater a anemia ou a deficiência de ferro, que é comum nas mulheres.
4. Atua como um laxante natural:
Rica em fibras, as berinjelas melhoram as funções do sistema digestivo, agindo como um laxante natural. Ela fornece fibras, além de água e antioxidantes que podem prevenir o risco de inflamação no sistema digestivo e também ajudar a aliviar a constipação.
5. Ajuda fortalecer o coração:
Um pigmento presente em berinjela conhecido como antocianinas ajuda a fortalecer o funcionamento do coração. Também ajuda a reduzir o colesterol “ruim”, atua como um poderoso antioxidante e estimula a absorção do “bom” colesterol.
6. Fonte de potássio:
O potássio sempre foi necessário para manter uma pressão sanguínea saudável, mas agora foi demonstrado que ajuda a prevenir a doença da gengiva também. O potássio é um componente chave no combate à inflamação das gengivas e artérias.
7. Reduz o risco câncer de pele:
Além de ter uma variedade de vitaminas e minerais que são benéficos para a pele e para o corpo, a berinjela também tem um ingrediente muito importante chamado ácido clorogênico, que reduz o risco de câncer de pele.
8. Pode ser usada como shampoo natural:
A aplicação de suco de berinjela em seu cabelo pode fazer maravilhas para manter o teor de umidade em seu cabelo, suavizando as madeixas frágeis, isso pode ser feito simplesmente usando o suco de berinjela para enxaguar o cabelo regularmente, e logo você perceberá como ele irá dar brilho aos seus cabelos.
9. Melhora a circulação sanguínea:
As berinjelas contêm certos fito nutrientes essenciais que melhoram a circulação sanguínea e nutrem o cérebro. Mas lembre-se: esses nutrientes estão concentrados na pele da berinjela, por isso não a jogue fora.
10. Protege do câncer de cólon:
Elas fornecem fibra, que protege o trato digestivo. De fato, a ingestão regular de berinjela pode protegê-lo do câncer de cólon.
11. Controla a pressão arterial:
As berinjelas são ricas em bioflavonoides, que são conhecidos por controlar a Pressão Arterial elevada e aliviar o stress.
Receita de berinjela:
INGREDIENTES:
– 3 berinjelas;
– 2 Ovos ;
– Orégano;
– Sal;
– Flocos de pimenta;
– Farinha de arroz ;
– Migalhas de pão.
MODO DE PREPARO:
- Primeiro, corte a berinjela em tiras do tamanho de um dedo e mantenha-a na água.
- Pegue uma tigela, adicione o ovo, alguns flocos de orégano, sal e pimenta.
- Em seguida, adicione a farinha de arroz e sal.
- “Role” tiras de berinjela na farinha de arroz e mergulhe na mistura de ovos.
- Novamente “role” a berinjela na farinha de arroz e mergulhe na mistura de ovos.
- Enrole a mistura de miolo de pão e, em seguida, frite-os.
- Isso é tão simples e não leva tempo para se preparar.
- Sirva com molho de tomate para dar sabor.
Malefícios:
Berinjela às vezes pode ser amarga, além disso, a berinjela contém uma substância chamada oxalatos, que alguns têm ligado à formação de cálculos renais, o que pode levar à neuropatia aguda por oxalato ou mesmo à morte.
Quando oxalatos se tornam muito concentrados em fluidos corporais, eles podem cristalizar e resultar na formação de pedras no rins.