O requeijão ou iogurte é um produto lácteo que oferece muitos benefícios para à saúde, dieta, e também pode ser usada como um produto de beleza. Além disso, o requeijão é um queijo branco cremoso e macio que é considerado fresco, ou seja, não passando pelo processo de envelhecimento.
Nas prateleiras do supermercado você pode encontrar o requeijão muito gordo e sua versão de baixo teor de gordura. E aqueles que não toleram a lactose, podem obter a opção de requeijão sem lactose.
Outra opção é uma coalhada de baixo teor de sódio. Contudo, o requeijão tem grandes benefícios, pois ajuda a perder peso e desintoxicar.
O que é o requeijão?
Requeijão é basicamente o leite que é coalhado pela adição de uma enzima como coalho ou pela adição de ácidos comestíveis como o vinagre ou suco de limão. A ação dessas enzimas e ácidos faz o leite se aglomerar.
Depois que a enzima ou o ácido é adicionado ao leite e a coagulação ocorre, o soro líquido é drenado e a coalhada é deixada. Esses coalhos são compostos principalmente de proteínas lácteas de digestão lenta, chamadas caseína, que são ricas em proteínas e pobres em gordura.
O soro é uma proteína de digestão muito rápida, enquanto a caseína da coalhada pode levar até sete horas para ser digerida. Isso não é uma coisa ruim, já que há certos momentos em que você quer os dois tipos de proteína.
Valor Nutricional:
- 80 calorias;
- 1 g de gordura;
- 0,5 g de gordura saturada;
- 380 mg de sódio;
- 130 mg de potássio;
- 7 g de carboidratos;
- 3 g de açúcar;
- 12 g de proteína.
Benefícios do requeijão para sua saúde:
1. Previne o câncer de mama:
Cálcio e Vitamina D encontrados em produtos lácteos, especialmente em requeijão, reduzem o risco de desenvolver câncer de mama. Estudos feitos por 16 anos descobriram que a coalhada realmente ajudou a reduzir o risco de desenvolver câncer de mama.
2. Rico em proteína:
Uma das maiores vantagens do requeijão é seu alto teor de caseína. Acredita-se que o leite de vaca contém a maior quantidade de proteína caseína entre os vários tipos de leite. A quantidade de proteína contida na coalhada é ideal para os vegetarianos, fornecendo-lhes a quantidade necessária de proteína diária.
3. Útil na gravidez:
O Requeijão é recomendado para mulheres grávidas, devido aos seus vários nutrientes essenciais. Elas precisam de cálcio, e Requeijão é uma fonte muito boa desse nutriente. O Requeijão também contém fósforo, um elemento importante encontrado nos ossos, que também é recomendado durante a gravidez.
4. Rico em vitaminas do complexo B:
Vitaminas do complexo B, que estão contidas no requeijão, são úteis para várias ações metabólicas em nosso corpo. Estas incluem Vitamina B12, riboflavina, ácido pantotênico, tiamina, niacina e ácido fólico.
- A Vitamina B12 é necessária para o bom funcionamento do cérebro e auxilia na absorção do ferro.
- A riboflavina converte carboidratos em energia.
- O ácido pantotênico age como um sintetizador que ajuda na formação de proteínas, gorduras, carboidratos e aminoácidos em nosso corpo.
- A tiamina ajuda a converter açúcar em energia.
- A niacina tem um papel importante na digestão, na produção de energia e no menor nível de colesterol.
- O folato ajuda no desenvolvimento do feto, produz glóbulos vermelhos e mantém a saúde do coração.
5. Fortalece os ossos:
O cálcio é um dos principais elementos associados ao leite e produtos lácteos, como requeijão. Os benefícios dos alimentos ricos em cálcio são fortalecer os ossos e ajudar na perda de peso. A quantidade de cálcio no requeijão é de 8% da dose diária recomendada.
O cálcio ajuda na criação de ossos fortes na infância e na idade adulta. É útil usar alimentos ricos em cálcio durante a gravidez e nos anos seguintes, especialmente para a prevenção da osteoporose e do câncer de cólon.
6. Útil para o cérebro:
Além dos outros nutrientes citados, Requeijão contém potássio, que atua como um elemento que equilibra os fluidos no corpo e é um componente importante da atividade neural dos músculos e do cérebro. Também alivia cãibras musculares.
Tomar potássio regularmente evita o risco de derrame cerebral, porque reduz a pressão sanguínea e a contração vascular. Também é útil para reduzir o estresse e a ansiedade. O potássio, como o sódio, age como um eletrólito, mas sem os efeitos colaterais do sódio, como pressão alta e estresse cardiovascular.
7. Melhora a digestão:
O Requeijão contém fósforo, que desempenha um papel importante na formação de DNA e RNA. É um componente importante da formação óssea junto com o cálcio. Fosfatos também ajudam na digestão, excreção, bem como na produção e extração de energia nas células.
8. Propriedades antioxidantes:
O selênio é um mineral encontrado no requeijão. É necessário em quantidades muito pequenas, não mais que 50 mcg a 70 mcg em adultos. O selênio é útil como um antioxidante que protege as células e o DNA contra danos. Acredita-se também que o consumo ideal de alimentos ricos em selênio reduz o risco de câncer de próstata.
Recomendações:
O requeijão é um produto azedo. É com essa propriedade que a maioria das contraindicações está associada.
- Primeiro de tudo, o requeijão é prejudicial em caso de úlceras de estômago e gastrite. No caso da diarreia, pelo contrário, ele é prescrito, mas você não deve se deixar levar.
- A taxa de consumo de requeijão para as mulheres é de até 200 gramas por dia, para os homens, até 250 gramas. Se houver mais requeijão, o risco de constipação aumenta.
- Não é recomendado o uso de requeijão em caso de diabetes, febre alta, inflamação das amígdalas, tosse ou asma.
- Se você comer requeijão antes de dormir, então não se esqueça de escovar os dentes, pois o ácido lático e algumas bactérias podem causar cáries.