O óxido nítrico é produzido por quase todos os tipos de células do corpo humano e uma das moléculas mais importantes para a saúde dos vasos sanguíneos.
É um vasodilatador, o que significa que relaxa os músculos internos dos vasos sanguíneos, fazendo com que os vasos se alarguem.
Desta forma, o óxido nítrico aumenta o fluxo sanguíneo e reduz a pressão arterial. Além disso, os suplementos que aumentam o óxido nítrico no corpo compõem uma das categorias de suplementos mais populares hoje em dia.
Estes suplementos não contêm óxido nítrico em si. No entanto, eles contêm compostos que seu corpo pode usar para produzir e demonstraram fornecer muitos benefícios para a saúde e o desempenho.
Benefícios de óxido nítrico para saúde:
1. Ajuda a tratar a disfunção erétil:
A disfunção erétil (DE) é a incapacidade de conseguir ou manter uma firma de ereção suficiente para o sexo. A L-citrulina é um aminoácido que pode ajudar a tratar a disfunção erétil aumentando a produção de óxido nítrico.
O óxido nítrico é necessário para os músculos do pênis relaxarem. Esse relaxamento permite que as câmaras dentro do pênis se encham de sangue para que o pênis fique ereto.
Em um estudo, descobriu-se que a L-citrulina melhora a dureza da ereção em 12 homens com disfunção erétil leve.
Os pesquisadores concluíram que a L-citrulina foi menos eficaz do que os medicamentos usados para tratar a DE, como o Viagra. No entanto, a L-citrulina mostrou-se segura e bem tolerada.
Dois outros suplementos que estimulam o óxido nítrico demonstraram tratar a disfunção erétil – o aminoácido L-arginina e Pycnogenol, um extrato vegetal do pinheiro.
Em vários estudos, uma combinação de L-arginina e Pycnogenol melhorou significativamente a função sexual em homens com disfunção erétil. Quando tomados em conjunto, a L-arginina e o Pycnogenol também parecem seguros .
2. Diminui as Dores Musculares:
Uma forma de L-citrulina chamada malato de citrulina não apenas aumenta a produção de óxido nítrico, mas também diminui a dor muscular.
A dor muscular é uma experiência desconfortável que tende a ocorrer após exercícios extenuantes ou desacostumados. Essa dor é referida como dor muscular de início tardio e geralmente se sente mais forte 24-72 horas após o exercício.
Em um estudo, 41 pessoas foram randomizadas para receber 8 gramas de malato de citrulina ou um placebo uma hora antes de realizar tantas repetições quanto possível em um supino plano.
Aqueles que receberam malato de citrulina relataram 40% menos dor muscular em 24 e 48 horas após o exercício, em comparação com aqueles que tomaram o placebo. O malato de citrulina aumenta a produção de óxido nítrico, o que aumenta o fluxo sanguíneo para os músculos ativos.
Por sua vez, acredita-se que o malato de citrulina aumenta o fornecimento de nutrientes e elimina os resíduos relacionados à fadiga muscular, como o lactato e a amônia.
No entanto, um estudo posterior sobre os efeitos da citrulina após os exercícios de perna não encontrou o malato de citrulina útil para o tratamento da dor muscular.
Uma explicação para essa diferença nos achados é que as pessoas no estudo de exercício de perna receberam 6 gramas de malato de citrulina, 2 gramas a menos do que o estudo anterior.
Portanto, a capacidade do malato de citrulina em diminuir a dor muscular pode depender da dose e do exercício. No entanto, mais pesquisas sobre isso são necessárias.
3. Regula a pressão:
Acredita-se que pessoas com pressão alta tenham uma capacidade prejudicada de usar óxido nítrico em seus corpos.
A hipertensão arterial ocorre quando a força do seu sangue empurrando as paredes das artérias é consistentemente alta demais.
Com o tempo, a pressão alta pode levar a problemas de saúde, como doenças cardíacas e doenças renais.
Tem sido demonstrado que uma dieta rica em frutas e vegetais diminui a pressão arterial e, portanto, reduz o risco de doenças. Isso levou os pesquisadores a testar os efeitos benéficos de certos compostos encontrados em frutas e vegetais nos níveis de pressão arterial.
4. Aumenta o desempenho do exercício:
O óxido nítrico está envolvido em muitos processos celulares, incluindo o alargamento dos vasos sanguíneos ou vasodilatação.
Vasos sanguíneos mais largos ajudam a aumentar a entrega de nutrientes e oxigênio aos músculos em atividade durante o exercício, aumentando assim o desempenho no exercício.
Isso tornou os suplementos de óxido nítrico populares entre os atletas e frequentadores de academias recreativas. Esses suplementos geralmente contêm vários ingredientes que aumentam o óxido nítrico, como o nitrato ou os aminoácidos L-arginina e L-citrulina. Em muitas análises, o nitrato foi mostrado para melhorar o desempenho do exercício em ciclistas, corredores, nadadores e até mesmo caiaque.
5. Ajuda a Gerenciar Diabetes Tipo 2:
A produção de óxido nítrico é prejudicada em pessoas com diabetes tipo 2. Isso leva à má saúde dos vasos sanguíneos, o que pode levar a condições como pressão alta, doença renal e doença cardíaca ao longo do tempo.
Portanto, suplementos que aumentam o óxido nítrico podem ter implicações importantes para o tratamento do diabetes e prevenção de doenças.
Malefícios:
Suplementos de óxido nítrico são geralmente seguros quando tomados em quantidades apropriadas. No entanto, existem alguns efeitos colaterais para estar ciente. L-arginina em doses acima de 10 gramas pode causar desconforto estomacal e diarreia.
Suplementos de suco de beterraba também podem transformar sua urina e fezes uma cor vermelha escura. Este é um efeito colateral comum, mas inofensivo. Antes de tomar qualquer suplemento para aumentar o óxido nítrico, consulte o seu médico ou nutricionista.