Os benefícios da sementes de romã são muitos para geral do corpo, pois, essa deliciosa fruta embalam um grande impacto de benefícios para saúde. Além disso, não deve ser uma surpresa, já que as romãs estão entre as dez principais comidas bíblicas que curam o corpo e a mente!
Pesquisas mostram que as romãs podem prevenir ou tratar vários fatores de risco da doença, incluindo pressão alta, colesterol alto, estresse oxidativo, hiperglicemia e inflamação. As romãs também demonstraram efeitos anticarcinogênicos. É isso mesmo, sementes de romã podem prevenir e tratar certas formas de câncer!
E quanto aos nutrientes da romã? Eles são carregados com fibras, vitamina C, vitamina K e potássio. Além disso, você ainda precisa de outro motivo para experimentar sementes? O suco de romã (feito a partir de sementes) possui atividade antioxidante três vezes maior do que o vinho tinto e chá verde!
O que são sementes de romã?
As sementes de romã vêm da romã, que é uma fruta do tamanho de uma laranja grande, com uma pele lisa e espessa que varia de cor de amarelo acastanhado a vermelho escuro. Além disso, o interior de uma romã é um espetáculo de ser visto – separado por membranas de cor creme.
Elas são comidos crus ou processados em suco de romã. Quando eu menciono “suco de romã”, quero dizer 100% de suco de romã puro, porque você deve tomar cuidado com os sucos de romã que são feitos de romãs e outras frutas – ou pior, adição de açúcar!
As sementes de romã vêm de romãs (Punica granatum), que são o produto de um arbusto de folha frutífera ou pequena árvore. Além disso, o nome da romã é derivado do latim e significa literalmente “maçã semeada”. As romãs às vezes são chamadas de maçãs chinesas.
Enquanto a romã é considerada nativa do Irã e de seus países vizinhos, o cultivo da romã há muito tempo cercou o Mediterrâneo e se estendeu pela Península Arábica, Afeganistão e Índia. Além disso, hoje, é comumente cultivado nas partes mais quentes da América do Norte e do Sul.
O suco é a fonte do xarope de grenadine, que é famoso por seu uso na clássica bebida não-alcoólica conhecida como Shirley Temple. Grenadine também é usado em outros aromas e licores.
Valor nutricional:
Uma porção (87 gramas) – 1/2 xícara – de sementes de romã contém:
- 72 calorias;
- 16,3 gramas de carboidratos;
- 1,5 gramas de proteína;
- 1 grama de gordura;
- 3,5 gramas de fibra;
- 11,9 gramas de açúcar;
- 14,3 microgramas de vitamina K (17,9% do VD);
- 8,9 miligramas de vitamina C (14,8% do VD);
- 33 microgramas de folato (8,3% de DV);
- 205 miligramas de potássio (5,9% do VD);
- 0,07 miligramas de vitamina B6 (3,5% do VD);
- 31 miligramas de fósforo (3,1% do VD).
Benefícios da sementes de romã para saúde:
1. Afrodisíaco natural:
Em muitas culturas, as romãs têm sido associadas à fertilidade e à abundância há séculos por causa de suas muitas sementes, mas nos últimos anos, as manchetes estão focando o efeito viagra da romã.
Um estudo em Edimburgo, descobriu que o consumo de suco de romã pura aumenta significativamente os níveis de testosterona salivar (média de 24%), além dos efeitos positivos sobre a pressão arterial e humor. Além disso, a testosterona elevada pode levar a um aumento do humor e aumento do desejo sexual.
Preocupações sobre a disfunção erétil? O suco de romã tem demonstrado ser benéfico no aumento do fluxo sanguíneo e da resposta erétil em estudos com animais, de modo que os benefícios da romã como remédio natural para a impotência podem ser encontrados em breve também para os seres humanos.
2. Prevenir artrite e dor nas articulações:
A artrite é uma inflamação de uma ou mais articulações, causando dor e rigidez que podem piorar com a idade. Existem mais de 3 milhões de casos de artrite nos EUA a cada ano. As romãs fazem parte da lista dos tratamentos naturais para artrite, pois são uma fonte de antioxidantes chamados flavonóis, que agem como agentes anti-inflamatórios no corpo.
Testes em animais demonstram que o extrato de semente de romã pode reduzir o início e a incidência de artrite induzida por colágeno. Estudos conduzidos com animais também mostram que a gravidade da artrite e inflamação articular foram significativamente reduzidas com o consumo de extrato de romã.
Caso esteja sob medicação para artrite, consulte seu médico antes de adicionar produtos de romã em sua rotina diária.
3. Combater câncer:
Quando se trata de câncer, mais e mais pesquisas mostram que as sementes de romã são um potente alimento para combater o câncer. Demonstrou-se que a romã exerce efeitos antitumorais em vários tipos de células cancerígenas. Vários estudos mostram que os extratos de romã inibem a proliferação de células de câncer de mama e até estimulam a morte celular programada de células de câncer de mama.
O óleo de semente de romã contém ácido púnico, um ácido graxo poli-insaturado de cadeia longa ômega 5 que tem demonstrado inibir a proliferação do câncer de mama. Pesquisas adicionais sugerem que beber suco de romã também pode retardar o crescimento do câncer de próstata, o principal câncer para homens nos EUA.
Em um estudo com homens com câncer de próstata recorrente e níveis crescentes de antígeno prostático específico (PSA), pesquisadores descobriram que tomar extrato de suco de romã diminuiu significativamente a taxa em que o PSA estava subindo.
Outros estudos descobriram que certos compostos presentes no suco de romã apresentam efeitos antitumorígenos potentes e inibem o crescimento de células de câncer de próstata em laboratório.
4. Ajuda a baixar a pressão arterial:
O suco de sementes de romã contém diferentes tipos de antioxidantes e polifenóis bioativos que têm sido relatados para promover a saúde cardiovascular, incluindo níveis saudáveis de pressão arterial, através de vários mecanismos.
Um estudo de 2013 concluiu que o consumo de suco de romã deve ser considerado no contexto de intervenções dietéticas e farmacológicas para hipertensão (pressão alta).
Outro estudo publicado também descobriu que o suco de romã é um suplemento cardioprotetor benéfico para indivíduos hipertensos e reduziu a pressão sanguínea naturalmente após somente duas semanas de consumo diária.
5. Previne infecções bacterianas:
As romãs contêm centenas de diferentes compostos bioativos, incluindo ácido elágico, elagitaninos, ácido púbico, flavonoides, antocianidinas, antocianinas, flavonóis estrogênicos e flavonas, que parecem ser os componentes de romã com maior benefício terapêutico.
Extratos de romã têm sido usados desde a antiguidade para tratar várias problemas, incluindo infecções parasitárias e microbianas, diarreia, úlceras, aftas, hemorragias e complicações respiratórias.
Não surpreendentemente, as romãs têm sido sugeridas para estimular as bactérias probióticas, aumentando os seus efeitos benéficos no combate a infecções bacterianas, de acordo com pesquisa publicada numa publicação especializada.
6. Melhora saúde do coração:
A doença cardíaca, a principal causa de morte no Brasil, também está associada ao declínio cognitivo. O suco feito a partir de sementes de romã contém antioxidantes em níveis mais altos do que muitos outros sucos de frutas, e o suco de romã pode bloquear ou retardar o acúmulo de colesterol nas artérias de pessoas com maior risco de doença cardíaca.
Pesquisa estudou que o consumo de suco de romã por pacientes com estenose da artéria carótida, que é o estreitamento de uma das duas principais artérias localizadas na parte frontal do pescoço, através das quais o sangue do coração vai para o cérebro.
Os participantes que consumiram suco de romã baixaram sua pressão arterial em mais de 12% e tiveram uma redução de 30% na placa aterosclerótica. Os participantes que não tomaram o suco de romã viram sua placa aterosclerótica aumentar em 9%.
No geral, o estudo constatou que o consumo de suco de romã reduziu a placa bacteriana na artéria carótida, bem como reduziu a pressão arterial e a oxidação do LDL.
7. Rica em nutrientes:
As romãs são ricas em vitamina C, potássio e fibras. A maior parte dessa fibra é encontrada nas sementes brancas escondidas sob as bolsas de suco. Contém 48% da ingestão diária recomendada de vitamina C, importante para uma variedade de funções de saúde.
8. Baixa em caloria:
Com 234 calorias em uma romã inteira, é um alimento relativamente de baixa caloria. Isso os torna um lanche delicioso e ideal para qualquer pessoa assistindo seu peso.
9. Rico em antioxidantes:
As sementes de romã contêm um alto número de antioxidantes, que ajudam a proteger o corpo contra a inflamação e danos causados pelos radicais livres. Há também antioxidantes na casca, embora poucas pessoas comam cascas de romã. Estes antioxidantes, referidos como polifenóis, incluem taninos, flavonoides e antocianinas.
10. Melhora a memória:
Estudos relataram a memória e outros benefícios cognitivos dos polifenóis, encontrados abundantemente em sementes de romã e seu suco. Um estudo gerou dados intrigantes sugerindo que os polifenóis de romã podem fornecer proteção duradoura contra déficits de retenção de memória induzidos por cirurgia cardíaca.
Houve um padrão de melhora da memória pós-cirurgia no grupo de romã em todos os domínios de memória testados, com um efeito protetor especialmente forte e duradouro no domínio de retenção da memória.
Outro estudo examinou os indivíduos idosos com problemas de memória oferecendo 236 ml de suco de romã ou um placebo de sabor por quatro semanas. Os indivíduos que beberam suco de romã melhoraram significativamente os marcadores de memória verbal e visual.
Além disso, estudos em animais mostraram os benefícios neuroprotetores das romãs e que adicionar romãs em sua dieta pode retardar o início ou a progressão da doença de Alzheimer, mostrando a capacidade da romã como tratamento natural de Alzheimer.
Outro estudo em animais também mostrou que o extrato exibia potencial terapêutico para memória e coordenação muscular, o que provavelmente estava relacionado às ações antioxidante e de remoção de radicais livres do extrato.
Onde e como obter sementes de romã:
Quando se trata de como abrir uma romã, é preciso um pouco de trabalho para conseguir as saborosas sementes de romã. Alguns podem descrever o esforço como tedioso, mas quando você abre do jeito certo, a recompensa realmente vale a pena.
Além disso, muitas empresas começaram a oferecer sozinhas pronta para ser comido, então não há desculpas para não adicionar essas pequenas gemas em sua dieta regularmente!
Caso queira as sementes mais frescas possíveis, então definitivamente retire da própria fruta. Ao escolher uma romã, você deve ter certeza da escolha de uma que pareça pesada e tem uma pele de couro firme e esticada, sem pontos moles. As romãs podem ser encontradas em sua mercearia local entre setembro e janeiro.
As romãs inteiras podem ser armazenadas fechadas em temperatura ambiente por cerca de uma semana, ou podem ser armazenadas na geladeira embrulhadas em plástico por até dois meses. As sementes de romã frescas podem ser refrigeradas por até três dias.
Elas também podem ser congelados em uma única camada em uma bandeja e, em seguida, armazenados no freezer por até seis meses em um recipiente hermético. As sementes são muitas vezes murchas quando descongeladas, mas ainda têm um sabor excelente em tudo o que é adicionada!
Receitas de sementes de romã:
São simplesmente perfeitas e deliciosas por conta própria, mas caso queira adicioná-la em sua próxima refeição, há muitas opções. As sementes de romã são um complemento perfeito para o seu próximo smoothie, pudim, salsa, salada ou prato principal. Eu amo pois elas harmoniza bem com beterraba e queijo de cabra.
Malefícios:
Não há dose padrão recomendada para romã. Comer e beber suco de romã como parte de uma dieta saudável são considerados seguros. Além disso, caso apresente sinais de alergia alimentar ao comer sementes de romã, interrompa imediatamente o consumo das sementes e consulte um médico.
Caso tenha problemas de pressão arterial ou tome medicação para pressão sanguínea, consulte o seu médico sobre o consumo. Além disso, como a romã pode afetar a pressão arterial (diminuindo-a), consulte o seu médico antes de consumir produtos de romã antes ou depois da cirurgia.
O suco de romã pode causar efeitos colaterais perigosos quando interage com certos medicamentos prescritos, como a warfarina e os inibidores da enzima conversora da angiotensina, incluindo captopril, enalapril e lisinopril . Além disso, consulte o seu médico antes de consumir produtos de romã caso tome algum destes medicamentos.