
Os benefícios da jicama para saúde e beleza são muitos, pois, é um vegetal de raiz em forma de globo com pele marrom e um interior branco rico em amido. Além disso, é a raiz de uma planta que produz grãos semelhantes aos feijões-de-lima. No entanto, os feijões da planta jicama são tóxicos.

Originalmente cultivada no México, a acabou se espalhando para as Filipinas e a Ásia. Além disso, requer uma estação de crescimento longa sem geada, por isso, ela prospera em locais que são quentes o ano todo.
Sua carne é suculenta e crocante, com um sabor levemente adocicado e doce. Alguns acham que tem gosto de um cruzamento entre uma batata e uma pera. Além disso, outros comparam a uma castanha de água. Outros nomes para jicama incluem feijão inhame, batata mexicana, castanha de água mexicana e nabo chinês.
Benefícios da jicama para saúde e beleza:
1. Embalado com nutrientes:
Jicama tem um perfil de nutrientes impressionante. A maioria de suas calorias vem de carboidratos. Além disso, o resto é de quantidades muito pequenas de proteína e gordura. Ela contém muitas vitaminas e minerais importantes, bem como uma quantidade significativa de fibras.
De fato, um copo (130 gramas) contém os seguintes nutrientes:
- Calorias: 49
- Carboidratos: 12 gramas
- Proteína: 1 grama
- Gordura: 0,1 grama
- Fibra: 6,4 gramas
- Vitamina C: 44% do IDR
- Folato: 4% do IDR
- Ferro: 4% do IDR
- Magnésio: 4% do IDR
- Potássio: 6% do IDR
- Manganês: 4% do IDR
Jicama também contém pequenas quantidades de vitamina E, tiamina, riboflavina, vitamina B6, ácido pantotênico, cálcio, fósforo, zinco e cobre.
Esta raiz vegetal é baixa em calorias e rica em fibras e água, tornando-se um alimento de perda de peso amigável. Além disso, apenas um copo (130 gramas) contém 17% do RDI para fibras para homens e 23% do RDI para mulheres.
A raiz também é uma excelente fonte de Vitamina C, uma vitamina essencial solúvel em água que atua como um antioxidante em seu corpo e é necessária para muitas reações enzimáticas.
2. Alta em antioxidantes:
Jicama contém vários antioxidantes, que são compostos de plantas benéficas que ajudam a prevenir danos às células. Um copo (130 gramas) de jicama contém quase metade do RDI para a vitamina antioxidante C. Além disso, ele também contém os antioxidantes vitamina E, selênio e beta-caroteno.
Antioxidantes ajudam a proteger contra danos celulares, combatendo os radicais livres, as moléculas nocivas que causam o estresse oxidativo. Além disso, o estresse oxidativo tem sido associado a doenças crônicas, incluindo câncer, diabetes, doenças cardiovasculares e declínio cognitivo.
Felizmente, dietas ricas em alimentos ricos em antioxidantes como o jicama podem ajudar a combater o estresse oxidativo e podem diminuir o risco de desenvolver doenças crônicas. De fato, estudos associaram antioxidantes em frutas e vegetais a um menor risco de doenças cardíacas, diabetes, obesidade e Alzheimer.
3. Para a saúde do coração:
Jicama tem vários nutrientes que fazem dela uma excelente escolha para melhorar a saúde do coração. Além disso, contém uma quantidade significativa de fibra dietética solúvel, o que pode ajudar a baixar os níveis de colesterol impedindo que a bile seja reabsorvida nos intestinos, além de impedir que o fígado produza mais colesterol.
Uma revisão de 23 estudos mostrou que o aumento da ingestão de fibras diminuiu significativamente o colesterol total e o colesterol LDL “ruim”. Ela também contém potássio, o que ajuda a baixar a pressão arterial, relaxando os vasos sanguíneos.
Por exemplo, um estudo mostrou que o potássio diminuía a pressão arterial e protegia contra doenças cardíacas e derrames. Além disso, o jicama pode melhorar a circulação porque contém ferro e cobre, ambos necessários para os glóbulos vermelhos saudáveis. Uma xícara contém 0,78 mg de ferro e 0,62 mg de cobre.
A raiz também é uma fonte natural de nitrato. Estudos relacionaram o consumo de nitrato dos vegetais ao aumento da circulação e melhor desempenho no exercício.
Além disso, um estudo em adultos saudáveis mostrou que consumir 500 ml de suco de jicama reduziu o risco de desenvolver coágulos sanguíneos.
4. Para a digestão:
Fibra dietética ajuda a aumentar o volume de fezes. Isso ajuda a mover-se mais suavemente através do trato digestivo. Uma xícara (130 gramas) de jicama contém 6,4 gramas de fibra, o que pode ajudá-lo a atingir suas metas diárias.
Além disso, contém um tipo de fibra chamada inulina. Estudos mostram que a inulina pode aumentar a frequência de evacuações em até 31% naqueles com constipação.
Também é rica em água, o que pode ajudar a aliviar a constipação. Alimentos com alto teor de água, como jicama, podem ajudá-lo a atender às suas necessidades diárias de líquidos.
5. Boas bactérias intestinais:
É rico em inulina, que é uma fibra prébiótica. Um pré-biótico é uma substância que pode ser usada pelas bactérias em seu corpo, resultando em benefícios para a saúde.
Enquanto o seu sistema digestivo é incapaz de digerir ou absorver prebióticos, como a inulina, as bactérias no seu intestino podem fermentá-las.
Uma dieta rica em prebióticos aumenta a população de bactérias “boas” em seu intestino e diminui o número de bactérias não saudáveis.
Estudos mostraram que os tipos de bactérias no intestino podem afetar seu peso, sistema imunológico e até mesmo o humor.
Comer alimentos prébióticos promove o crescimento dos tipos de bactérias que podem diminuir o risco de doenças crônicas, como doenças cardíacas, diabetes, obesidade e doenças renais.
6. Para combater o câncer:
Jicama contém as vitaminas antioxidantes C e E, selênio e beta-caroteno. Antioxidantes neutralizam os radicais livres que podem levar a danos celulares e câncer.
Além disso, é uma boa fonte de fibra dietética. Um copo (130 gramas) contém mais de 6 gramas de fibra. A fibra dietética é bem conhecida por seus efeitos protetores contra o câncer de cólon.
Um estudo mostrou que as pessoas que comiam mais de 27 gramas de fibra dietética por dia tinham um risco 50% menor de desenvolver câncer de cólon, em comparação àquelas que comiam menos de 11 gramas.
Além disso, o jicama contém uma fibra prebiótica chamada inulina. Os prebióticos podem reduzir o risco de câncer, aumentando o número de bactérias saudáveis no intestino, aumentando a produção de ácidos graxos de cadeia curta protetores e estimulando a resposta imune.
De fato, estudos em ratos mostraram que o consumo de fibra de inulina pode proteger contra o câncer de cólon. Além de ser um tipo benéfico de fibra, a inulina tem demonstrado agir como um antioxidante que protege o revestimento intestinal.
7. Para perder peso:
Jicama é um alimento denso em nutrientes. Contém um elevado número de nutrientes, mas um número relativamente baixo de calorias. Jicama é rica em água e fibras, o que ajuda a encher você.
Além disso, a fibra em jicama pode ajudar a manter o açúcar no sangue estável. A fibra retarda a digestão, o que ajuda a evitar que os níveis de açúcar no sangue subam muito rapidamente depois de comer.
A resistência à insulina é um dos principais contribuintes para a obesidade. Acontece quando as células se tornam menos sensíveis à insulina, dificultando a entrada da glicose nas células, onde pode ser usada como energia.
Em vez disso, a glicose permanece na corrente sanguínea, elevando os níveis de açúcar no sangue. Estudos em ratos sugerem que a ingestão de jicama pode aumentar a sensibilidade à insulina e diminuir os níveis de açúcar no sangue.
Jicama também contém a inulina prebiótica, que tem sido associada à perda de peso e tem impacto sobre os hormônios que afetam a fome e a plenitude.
Portanto, comer jicama pode não apenas aumentar o tipo de bactéria intestinal que ajuda na perda de peso, mas também pode ajudá-lo a se sentir mais satisfeito depois de uma refeição.
8. Extremamente versátil:
Jicama pode ser comido cru ou cozido e usado em uma grande variedade de pratos. Depois de remover a casca dura e acastanhada, a polpa branca pode ser cortada em fatias ou cubos. Aqui estão algumas maneiras de adicioná-la à sua dieta:
- Adicione a uma salada de legumes para uma crise extra.
- Combine com manga, abacaxi ou mamão para uma salada de frutas tropicais.
- Corte em fatias grossas e sirva com um molho como guacamole ou homus.
- Adicione a uma travessa de legumes.
- Frite-o com óleo de gergelim e vinagre de arroz.
- Polvilhe com suco de limão e pimenta em pó para um lanche picante.
Mais informações:
Jicama é um alimento saudável para incluir na sua dieta. É rico em vários nutrientes, fibras e antioxidantes, que podem proporcionar benefícios à saúde, incluindo melhor digestão, perda de peso e redução do risco de doenças.
Além disso, o jicama é saboroso e crocante e pode ser comido sozinho ou emparelhado com muitos outros alimentos.
Tendo em conta todos os benefícios que jicama tem para oferecer, você deve considerar incorporá-lo em sua dieta.