A batata roxa além de dar um sabor doce ao seu paladar, ajuda na saúde cardiovascular, possui antioxidantes, vitaminas, minerais e fibras alimentares. Além disso, a batata roxa é rica em vitaminas e minerais essenciais a saúde.
Caso tenha parado de comer batatas devido a sua reputação de causar ganho de peso, você pode estar com sorte. Estudos mostram que o que faz diferença é a forma como a batata é preparada.
E quanto a batatas fritas? Bem, essas batatas fritas são seis vezes mais propensas a causar ganho de peso se forem consumidas com muita frequência e, além disso, as altas temperaturas em que são cozidas causam a perda de possíveis nutrientes.
Além disso, como se não bastasse o processo de frituras, há pessoas que ainda adicionam aqueles deliciosos recheios gordurosos, contribuindo ainda mais para o ganho de peso. Portanto pense novamente na hora de se deliciar com essa bomba calórica. Em vez disso, opte por batatas roxas.
Qual a origem da batata roxa?
A história da batata roxa remonta ao que é conhecido como peruano roxo, que é uma batata de alevinos. Batatas, além de tomate, pimentão e berinjela, fazem parte da família das laranjas Solanaceae. A batata roxa ou violeta azul se encaixa no que foi chamado vitelotte, embora não seja necessariamente de cor violeta. Esta batata violeta ou roxa pode ter sido notada já em 1817.
A batata roxa vem com nomes especiais, como majestade púrpura, viking roxo e peruano roxo, e geralmente está disponível durante todo o ano. Estas batatas do tamanho de bolas de golfe são populares na América do Sul, originárias do Peru e da Bolívia, e podem atingir um tamanho um pouco maior se atingirem a maturidade plena.
Elas têm um sabor de noz, terra e são perfeitas para ser consumidas sozinhas ou adicionadas a outras preparações.
Embora todas as batatas, incluindo a batata roxa, a batata azul, a batata branca, a batata amarela e a batata doce, sejam ricas em carboidratos, elas contêm fibras, vitaminas e minerais úteis. Mas as versões mais densas em nutrientes são aquelas com a carne colorida.
Para serve a batata roxa?
As batatas roxas são alimentos altamente antioxidantes que são atraentes, uma vez que a pele e a carne são ambas roxas, tornando-se um belo adorno em qualquer prato. Mas não é somente a cor que é atraente.
Batatas roxas oferecem uma série de benefícios impressionantes como um agente de coloração de alimentos saudável para ajudar na regulagem da pressão arterial e também auxiliar no desempenho atlético.
Valor nutricional:
Meia xícara de batata roxa crua em cubos contém aproximadamente:
- 52 calorias;
- 12 gramas de carboidratos;
- 1,4 gramas de proteína;
- 0,1 grama de gordura;
- 1,3 gramas de fibra;
- 6,5 miligramas de vitamina C (11% do VD);
- 341 miligramas de potássio (10% do VD);
- 0,1 miligramas de vitamina B6 (6% do VD);
- 45,7 miligramas de fósforo (5% do VD);
- 0,1 miligramas de cobre (5% do VD);
- 0,1 miligramas de manganês (5% do VD);
- 0,1 miligrama de tiamina (4% do VD);
- 0,9 miligramas de niacina (4% do VD);
- 16,5 miligramas de magnésio (4% do VD).
Quais os benefícios da batata roxa?
A batata roxa possui benefícios essenciais à saúde devido seu alto valor nutricional, então confira os principais benefício desse tubérculo para saúde.
1. Alimento saudável:
Batatas, cenouras e outros vegetais de raiz são usados para colorir alimentos e cultivados especificamente para a indústria de cores naturais. Esta é uma ótima notícia, já que eles são completamente naturais se comparados aos numerosos corantes químicos ligados ao câncer que são usados há anos.
Uma pesquisa que foi feita com relação a esse uso de alimentos, observou que a batata-doce roxa está repleta de antocianinas, que fornecem benefícios à saúde que não são encontrados em cores artificiais de alimentos. Antocianinas de batata-doce roxa são ótimas para colorir alimentos e bebidas e são usadas em produtos alimentícios, como bebidas de frutas, vitaminas, sorvete e iogurte.
O que os torna únicos vai além de sua cor. São opções mais estáveis porque não se quebram com facilidade, tornando-se consistentes no fornecimento de cores, ao mesmo tempo em que dão pouco ou nenhum sabor.
Embora seja difícil extrair, ainda é uma escolha melhor, dadas as versões sintéticas tradicionais de corantes e o processo de extração de insetos de cochonilha.
Na verdade, insetos cochonilha alimentam-se de um certo tipo de cacto nativo da América do Sul e México, e são necessários cerca de 2.500 insetos para produzir apenas 28 gramas de extrato de cochonilha, que é frequentemente usado em sorvetes, iogurtes, doces, bebidas e afins.
2. Reduzir e regular a pressão arterial:
Um pequeno estudo descobriu que comer batatas roxas pode reduzir a pressão arterial. Isto pode ser devido ao seu efeito sobre os capilares e vasos sanguíneos, juntamente com a alta concentração de um fitoquímico chamado ácido clorogênico, que tem sido associado à diminuição da pressão arterial encontrada em alguns estudos.
Esta pesquisa mostra que batatas roxas simples, assadas ou cozidas no micro-ondas, baixaram a pressão sanguínea de indivíduos que foram revisados em 3% a 4%, sem ganho de peso, e provavelmente devido ao comportamento de antioxidante e à densidade de fitonutrientes que estas batatas contém.
Os seus benefícios para a saúde são semelhantes aos alimentos populares ricos em nutrientes, como brócolis, espinafre e couve de Bruxelas. E não vamos esquecer o potássio (presente nessa batata) que oferece a regulação da pressão sanguínea. Isso faz com que as batatas roxas, e outros alimentos similares, sejam excelentes adições a qualquer plano de tratamento de pressão alta.
3. Prevenir coágulos de sangue:
A trombose, um nome formal para a coagulação do sangue, é uma das principais causas de morte em todo o mundo, mas pode ser evitada, possivelmente pela adição de uma pequena batata roxa à sua dieta.
Como observado anteriormente, a batata roxa contém ácido clorogênico. Este ácido demonstrou quebrar os coágulos sanguíneos e inibir a atividade enzimática das proteínas e péptidos pró-coagulantes.
Pesquisa constatou que o ácido clorogênico atrasou o desenvolvimento de coágulos sanguíneos em camundongos, demonstrando o efeito anti-trombótico e tornando-se um agente potencial para o tratamento de coágulos sanguíneos, incluindo a prevenção.
4. Rica em antioxidantes e fitonutrientes:
A batata roxa é carregada de antioxidantes e fitonutrientes que combatem doenças e também trabalham juntos para oferecer benefícios surpreendentes à saúde, como a redução da inflamação.
Um dos elementos deste coquetel poderoso é a antocianina, que é o que proporciona à batata sua cor púrpura brilhante. Mas é a capacidade antioxidante dos pigmentos de antocianina que proporciona os benefícios desejados para a saúde.
Pigmentos de antocianinas como remédios têm sido parte da medicina popular há séculos e usados como remédios para disfunção hepática e hipertensão, e assim como o mirtilo, as antocianinas têm sido associadas na redução dos riscos de doenças oculares e infecções.
5. Fornecer fibra:
A maioria das pessoas não come fibra suficiente, de acordo com inúmeros relatos. Talvez uma pequena batata roxa possa ajudar com esse problema, já que é um alimento mais rico em fibras.
Por que a fibra é tão importante?
Uma de suas funções mais importantes é seu auxilio nos movimentos do bolo alimentar através do sistema digestivo, o que pode eliminar a constipação, a irregularidade e o desconforto.
A fibra é classificada como solúvel, o que significa que se dissolve na água ou insolúvel, que não se dissolve na água. As batatas contêm a forma insolúvel, bem como farinha de trigo integral, farelo de trigo, nozes, feijão e legumes, como couve-flor e feijão verde.
A fibra solúvel e insolúvel promove a melhor saúde, e batatas roxas oferecem uma boa dose do tipo insolúvel para atingir a quantidade adequada das necessidades de fibra.
6. Atletas:
Outra razão pela qual a fibra insolúvel é tão útil é que pode fornecer uma espécie de efeito de liberação lenta de energia, isso ajuda os atletas de resistência a sustentarem os altos níveis de energia por longos períodos de tempo.
Na verdade, não é incomum encontrar batatas em um posto de auxílio durante uma corrida de longa distância.
A batata pode ser um excelente alimento para os atletas não somente na noite anterior, mas também no dia de um evento, fornecendo mais carboidratos complexos energéticos. Não são apenas super fáceis de serem preparadas, mas são fáceis de digerir – uma preocupação comum para a maioria dos atletas.
Além disso, o potássio é útil para atletas de todos os tipos, em particular, devido ao seu efeito no equilíbrio eletrolítico no organismo. A batata roxa contém 341 miligramas de potássio por meia xícara, o que representa 10% do valor diário recomendado. Isso pode tornar a batata o carboidrato perfeito para os atletas – e ajudar na prevenção do baixo nível de potássio.
Como Usar batata roxa:
Batatas roxas são versáteis, mas podem tornar-se um pouco mole se cozida demais. Mesmo que tenham uma cor violeta rica e vibrante, seu sabor é mais sutil do que algumas outras variedades de batata.
Por causa disso, ao contrário da batata doce que é deliciosa por si só, a batata roxa é geralmente preparada adicionando temperos.
Tenha em mente que ferver ou assar é o melhor método para preparar essa batata, pois a fritura mata todos os nutrientes úteis. Use um pouco de coco ou azeite com um pouco de sal e pimenta para uma deliciosa adição a qualquer refeição.
Receita com batata roxa:
Há muitas maneiras de utilizar as batatas roxas em receitas. Tente este para começar:
batatas roxas assadas com alho, alecrim e açafrão.
INGREDIENTES:
– 2 raminhos de alecrim fresco (exceto um para guarnecer);
– 10 pequenas batatas roxas;
– 1 colher de chá de sal marinho;
– 1 colher de chá de pimenta;
– 1/4 xícara de alho-poró, cortado;
– 2 dentes de alho picados;
– 2,5 colheres de sopa de óleo de coco.
MODO DE PREPARO:
- Pré-aqueça o forno em 375 graus.
- Fatie o alho-poró e o alho e reserve.
- Lave as batatas e corte em pedaços pequenos com cerca de meio centímetro de espessura.
- Em uma tigela, misture o alho-poró, alho, açafrão e batatas com óleo de coco. Pode ajudar a derreter o óleo de coco primeiro.
- Adicione o sal marinho, pimenta e alecrim picado e misture bem.
- Agora coloque as batatas em uma assadeira forrada com papel alumínio.
- Asse por 35 a 45 minutos ou até que as batatas fiquem macias e comecem a dourar.
- Coloque uma meia xícara servindo como acompanhamento em um prato e guarneça com um pequeno raminho de alecrim.
Malefícios e contraindicações da batata roxa:
Não há riscos conhecidos de comer batatas roxas, mas, como sempre, caso tenha uma reação negativa, pare de comer imediatamente.
Considerações finais:
A Batata Roxa, se preparada corretamente, pode ser uma excelente adição para sua saúde. É uma escolha melhor para corantes alimentares, eliminando o consumo de produtos químicos no corpo, contém fitonutrientes úteis e os antioxidantes que são tão poderosos que podem ajudar na inflamação.
Além disso, batatas roxas podem eliminar os possíveis coágulos sanguíneos e fornecer fibras úteis para ajudar na constipação e digestão.
Sendo um carboidrato complexo carregado de potássio, esta poderosa batata pode ajudar os atletas com desempenho e sustentabilidade durante as atividades baseadas em resistência.