O aspargo é um vegetal verde que é longo e estreito em tamanho e tem forma de uma talo, são cultivados como plantas ornamentais e medicinais. Esse vegetal, assim como tudo que a natureza fornece, é rico em muitos nutrientes essenciais a saúde, tais como vitaminas, minerais e fibras.
Aspargo é uma planta resistente ao frio e despretensiosa. As plantas de espargos atingem uma altura de 1,5 a 2 metros. aspargos são uma cultura perene, sendo que, de uma planta, você pode colher o vegetal por pelo menos 10 anos, isso irá depender de quanto fertilizante você irá fornecer para a planta. Além disso, aspargos praticamente não têm doenças e pragas.
O que é aspargo:
É uma planta de cultura perene herbácea da família Asparagus, produzindo brotos suculentos e pequenas folhas de vários tons, branco, rosa pálido, verde ou ligeiramente violeta.
Os aspargos brancos contém vitamina A, vitamina B1, vitamina B2, vitamina E e vitamina C, bem como oligoelementos cálcio, potássio e fósforo. Este produto amadurece de março a junho e é considerado uma iguaria.
Origem:
Aspargo era conhecido na Roma antiga e no Egito, e era considerado sagrado. Além disso, os antigos médicos gregos consideravam os aspargos medicinais.
Ele era considerado um produto necessário na dieta diária dos governantes, pois mantinha longe a impotência e ajudava na prevenção da prostatite.
Na aparência, os aspargos são longos e têm suculentos caules, nas extremidades dos caules estão localizados as folhas afiadas.
Como uma iguaria popular, o aspargo é conhecido não apenas na culinária. O benefício mais importante dos aspargos para o corpo não é apenas que é um excelente anti-séptico na medicina tradicional, mas também devido suas propriedades antifúngicas e diuréticas. Naturalmente, esses fatos sugerem que os benefícios dos espargos para o corpo são óbvios.
O aspargo mais famoso é o verde, mas existe espargos brancos, roxos e vermelho-púrpura que são comuns. Estas diferenças de cor não estão relacionadas com a diferença nas propriedades nutricionais, mas cada uma tem o seu gosto particular.
Valor nutricional:
- Calorias 21 Kcal;
- Proteína – 1.9 g;
- Gorduras – 0.1 g;
- Carboidratos – 3.1 g.
Para que serve aspargo:
São de suma importância para saúde, pois contêm propriedades exclusivas que ajuda na perda de peso, e a reduzir o colesterol. Destaca-se também a sua grande contribuição de minerais como magnésio, fósforo, cálcio e potássio, que são importantes para inúmeros processos benéficos como, regular o açúcar no sangue, promover o efeito diurético e ajudar como anti-inflamatório. Veja agora alguns benefícios dos aspargos.
Benéficos do aspargo para saúde:
1. Ajuda aliviar ressaca:
Nos espargos, existem aminoácidos especiais e minerais que neutralizam as toxinas do corpo, formadas após a ingestão de álcool, por isso ele pode ajudar em casos de ressaca.
2. Previne infecções do trato urinário:
As propriedades diuréticas naturais dos aspargos são devido ao conteúdo do aminoácido asparagina. O uso regular deste aminoácido ajuda a remover o excesso de fluidos corporais e sais do corpo, prevenindo infecções do trato urinário.
3. Ajuda na perda de peso:
Alto valor nutricional com baixo valor energético – esta é a regra para escolher alimentos para perder peso. Se você deseja perder peso, o aspargo irá ajudá-lo, essa vantagem de perder peso é consequência do poder saciante desse vegetal, devido seu alto teor de fibras e baixo valor calórico.
4. Ajuda a reduzir o colesterol e triglicerídeos:
Devido ao seu teor de fibras e também por causa de suas propriedades depurativas, o vegetal ajuda os aspargos de forma muito positiva na redução dos níveis elevados de colesterol e triglicerídeos. Além disso, também é ideal para pressão alta, melhorando a circulação sanguínea.
5. Ideal na gravidez:
Como você provavelmente sabe, o ácido fólico ou vitamina B9 é um nutriente importante na gravidez. Nesse caso, como os aspargos verdes fornecem boas quantidades de B9, eles são uma excelente opção para adicionar à dieta da mulher grávida.
6. Regula o açúcar no sangue:
Aspargos são excelentes fontes de vitaminas do complexo B que incluem vitamina B1, vitamina B2, vitamina B3 e vitamina B6. Algumas vitaminas do complexo B ajudam a metabolizar a glicose que regula os níveis de açúcar no sangue e isso também ajuda a evitar o desejo que leva à diluição.
7. Ajuda a destruir substâncias cancerígenas:
Um aspecto surpreendente de comer aspargos é que é rico em glutationa, um composto desintoxicante que pode ajudar a destruir substâncias cancerígenas.
8. Protege a pele:
Aspargos protege a pele, a glutationa presente na fruta é um protetor natural contra a contaminação da pele.
9. Fortalece o sistema muscular:
Eles são benéficos para o sistema nervoso e para o coração. O potássio , que é encontrado nos aspargos em grandes quantidades, fortalece o sistema muscular.
10. Ajuda como anti-Inflamatório:
Aspargo é um agente anti-inflamatório natural para o corpo, devido à presença de substâncias como a rutina e quercetina que ajudam como anti-inflamatórios.
11. Fortalecimento dos capilares:
Os aspargos são ricos em rutina, uma substância que melhora a microcirculação. Além disso, a rutina é capaz de estimular a elasticidade dos capilares.
12. Tem um efeito diurético:
Aspargos têm um efeito diurético e de limpeza. Devido à abundância de água e potássio e à presença de asparagina, esta fruta estimula a diurese e a função hepática e renal, ajuda a eliminar toxinas e retenção de líquidos e, como resultado, ajuda a reduzir a celulite.
13. Controla os níveis de glicose no sangue:
Aspargos são assistentes em caso de diabetes tipo 2. Consumir aspargos normalmente pode ajudar a controlar os níveis de glicose no sangue, melhorando a secreção de insulina e o funcionamento das células beta no pâncreas que a produz.
14. Mantém seus olhos saudáveis:
A vitamina A encontrada nos aspargos pode ajudá-lo a manter uma visão saudável, pois ajuda a retina a absorver a luz. Ele também contém propriedades de prevenção do câncer e pode ajudar a impedir a degeneração macular com o passar da idade.
15. Ajuda na digestão:
Aspargos contém fibras, o que é essencial para um bom sistema digestivo saudável. Isto é particularmente importante se você sofre de constipação.
16. Mantém seus ossos saudáveis:
Uma porção de Aspargos contém impressionantes 69,6% da sua dose diária recomendada de vitamina K. Esta é uma notícia fantástica para os seus ossos, porque a vitamina K é essencial para os manter fortes e saudáveis.
Malefícios:
Aspargos são bons para pessoas com úlcera péptica? Não, o produto semi-acabado de soja deve ser excluído da dieta de pacientes com uma úlcera gástrica e duodenal.
Além disso, como contraindicações, aspargos podem ser contraindicados para pessoas que sofrem de intolerância individual a este produto.
O uso de grandes quantidades de aspargos de soja, assim como outros produtos de soja, está associado ao risco de doenças pancreáticas.