As dicas para acabar com a celulite em casa funcionam, pois, a celulite é o nome popular da lipodistrofia, que é o depósito de gordura sob a pele. Além disso, ela se caracteriza pelo aspecto ondulado da epiderme, tipo “casca de laranja”, em algumas áreas do corpo. Afeta cerca de 95% das mulheres após a puberdade, de todas as etnias, embora seja mais comum entre as de pele branca.
Raramente é observada em homens, mas pode ocorrer quando houver algum desequilíbrio hormonal. Além disso, não é considerada uma doença, contudo é uma preocupação estética importante para um grande número de mulheres.
A celulite tende a ocorrer nas áreas onde a gordura está sob a influência do estrógeno (hormônio feminino), como nos quadris, coxas e nádegas; também pode ser observada nas mamas, parte inferior do abdome, braços e nuca curiosamente áreas em que é observado o padrão feminino de deposição de gordura. Além disso, a obesidade não é condição necessária para a sua existência; há mulheres magras com celulite.
Dicas para acabar com a celulite em casa:
Apesar da celulite estar relaciona a diversos fatores, existem diversos tratamentos eficazes que podem atenuar ou até mesmo acabar com a celulite completamente.
1. Emagrecer:
Como celulite é gordura, o excesso de peso pode contribuir fortemente para o problema. Basta perder alguns quilinhos para que se elimine boa parte da celulite. Além disso, o ideal é fazer exercícios 1 hora por dia, de 4 a 5 vezes por semana e diminuir a ingestão de calorias.
2. Diminuir a ingestão de sal:
Isto é recomendado porque ele aumenta a retenção de líquidos que estão intimamente ligados à acabar com a celulite. Além disso, uma boa estratégia é só adicionar sal no final do preparo das refeições e aumentar a quantidade de ervas aromáticas como tomilho, orégano e manjericão, por exemplo. Outra boa solução é não colocar sal nas saladas, um bom tempero para saladas é a mistura de limão com azeite.
3. Tratamentos estéticos:
Fazer tratamentos como massagem anti-celulite, velashape, lipocavitação ou radiofrequência, por exemplo. Além disso, é uma ótima ajuda extra para combater a gordura localizada. Estes tratamentos podem ser realizados de 1 a 2 vezes pelo tempo determinado pelo fisioterapeuta que irá acompanhar os resultados.
4. Combater a prisão de ventre:
Porque quem sofre de prisão de ventre tem maior probabilidade de desenvolver celulite, pois o intestino não funciona corretamente, acumulando toxinas que favorecem a celulite. Além disso, a ingestão de fibras deve ser aumentada, os alimentos devem ser bem mastigados e lanches durante a noite devem ser evitados.
5. Melhorar a circulação sanguínea:
Essa é uma dica fundamental de como eliminar. Para melhorar a circulação sanguínea é recomendada a prática diária ou regular de exercícios físicos que fazem suar a camisa. Para abrir os vasos sanguíneos da pele e manter o sistema de remoção de impurezas do organismo, é preciso beber bastante água, afastar-se do sal, diminuir o consumo de café e cigarro e esfoliar a pele para melhorar a circulação.
6. Ter uma dieta balanceada:
Uma alimentação saudável ajuda o corpo a recuperar o seu equilíbrio bioquímico, criando um ambiente menos favorável ao desenvolvimento. A dieta para acabar com a celulite deve conter alimentos saudáveis como frutas, legumes e verduras, diminuindo o consumo de alimentos ricos em gordura. Uma boa dica é sempre ler os rótulos dos alimentos antes de comprar.