
A anafilaxia ocorre quando o corpo reage mal a uma substância, tornando-se grave. Considerando que ela leva a uma dilatação dos vasos sanguíneos e queda súbita da pressão arterial. Além disso, como as vias aéreas estreitam, a respiração torna-se difícil, os vasos sanguíneos podem vazar, resultando em edema ou inchaço no tecido circundante.
No entanto, a reação pode acontecer imediatamente, em poucas horas ou, muito ocasionalmente, alguns dias depois de entrar em contato com o alérgeno.

O que é anafilaxia?
A anafilaxia é uma reação alérgica grave a veneno, comida ou medicação, desenvolvendo uma série de sintomas, incluindo erupção cutânea.
Na maior parte dos casos é causada por picada de abelha ou consumo de alguns alimentos, que são conhecidos por causar alergias como amendoim ou nozes.
Uma vez que tenha sido diagnosticado, é recomendável que leve consigo uma medicação chamada epinefrina em todos os momentos, esse medicamento pode impedir que futuras reações se tornem fatais.
Quais são os sintomas da anafilaxia?
A anafilaxia causa uma série de sintomas, incluindo choque, conhecido como choque anafilático, e pode ser fatal se não for tratado imediatamente. Além disso, os sintomas geralmente ocorrem imediatamente depois de entrar em contato com o alérgeno.
Estes podem incluir:
- Dor abdominal;
- Ansiedade;
- Confusão;
- Tosse;
- Erupção cutânea;
- Fala arrastada;
- Edema facial;
- Problemas respiratórios;
- Pulsação baixa;
- Chiado;
- Dificuldade em engolir;
- Comichão na Pele;
- Inchaço na boca e garganta;
- Náusea.
O que causa a anafilaxia?
Quando seu corpo entra em contato constante com substâncias estranhas, ele produz anticorpos para se defender dessas substâncias. Além disso, embora na maioria dos casos, o corpo não reage aos anticorpos liberados, no caso, o sistema imunológico reage exageradamente, causando uma reação alérgica de corpo inteiro.
Causas comuns de anafilaxia incluem medicação, amendoim, nozes, picadas de insetos, peixes, mariscos e leite, podendo incluir exercícios e látex.
Como tratar?
Além disso, o tratamento é feito com aconselhamento médico, selecionando elementos que possam desencadear uma reação. O tratamento com medicamentos é feito com o injetor de epinefrina, geralmente armazenada em um dispositivo conhecido como auto-injetor.
Um auto-injetor é um pequeno dispositivo que transporta uma seringa cheia com uma dose única do medicamento. Quando os sintomas de anafilaxia, iniciam, o auto-injetor é pressionado contra a coxa, contudo, é importante sempre verificar a regularidade do auto-injetor.