A amêndoa é rica em antioxidante, ela parece diminuir o risco de desenvolver cálculos biliares e pode ajudar as pessoas a manter um peso saudável. Além disso, a amêndoa é uma árvore nativa do sudoeste da Ásia e suas sementes são comestíveis. Um membro da família Rosaceae (ordem Rosales ), Prunus dulcis é uma árvore de colheita economicamente importante cultivada principalmente em climas mediterrânicos.
Amendoeiras são caducas com uma dormência resistente. Com um crescimento típico de 3 a 4,5 metros (10 a 15 pés) de altura, as árvores são incrivelmente bonitas quando florescem; elas produzem flores perfumadas, de cinco pétalas, rosa claro a branco, do final de janeiro ao início de abril ao norte do Equador.
As flores são auto-incompatíveis e, portanto, requerem polinizadores de insetos para facilitar a polinização. Para saber desses e de outros benefícios da amêndoa leia o artigo até o final.
O que é a amêndoa?
A amêndoa é tecnicamente a semente do fruto da amendoeira, uma árvore de tamanho médio que tem perfumadas flores rosa e brancas. Como seus primos, as árvores de pêssego, cereja e damasco, a amendoeira produz frutos com sementes resistentes em seu interior. A semente da fruta da amêndoa é o que nos referimos como a noz de amêndoa.
As amêndoas são de cor esbranquiçada, cobertas por uma fina pele acastanhada e envoltas por uma casca dura. As amêndoassão classificadas em duas categorias: doce ( Prunus amygdalu var. Dulcis ) e amargo (Prunus amygdalu var. Amara).
As Amêndoas doces são as nozes comestíveis, elas possuem uma forma oval, geralmente maleáveis em textura e maravilhosamente amanteigadas no paladar. Elas estão disponíveis no mercado, ainda na casca ou com a casca removida. As amêndoas sem casca estão disponíveis inteiras, fatiadas ou em fatias na sua forma natural, com a pele, ou branqueada, com a pele removida.
Amêndoas amargas são usadas para fazer óleo de amêndoa que é usado como um agente aromatizante para alimentos e licores, como Amaretto. Elas não são comestíveis, pois naturalmente contêm substâncias tóxicas, como o ácido cianídrico. Estes compostos são removidos na fabricação de óleo de amêndoa.
Para que serve?
As amêndoas são uma das nozes mais nutritivas e versáteis do mundo, conhecidas por seus muitos benefícios à saúde e usos culinários. Amêndoas amargas são processadas para remover substância tóxica antes que elas possam ser usadas.
Além disso, as amêndoas amargas são usadas principalmente na culinária, enquanto amêndoas doces têm vários usos, tais como em sobremesas, pudins e guarnições etc.
Quais os benefícios da amêndoa?
1. Diminui a pressão arterial alta:
As amêndoas ajudam a controlar a pressão alta. Regula a sua pressão sanguínea flutuante e tenta normalizá-la. É rica em potássio e ajuda na redução da pressão arterial elevada. A amêndoa também ajuda a reduzir seus níveis de estresse e ansiedade, o que aumenta sua pressão arterial.
2. Boa para a saúde da pele e do cabelo
As amêndoas são muito boas para a pele, pois ajudam a nutrir a pele. As amêndoas são ricas em vitamina E que ajuda a hidratar a pele e também previne a ocorrência de várias doenças de pele, como acne, espinhas, etc. O consumo de amêndoa diariamente ajuda a manter uma pele clara e brilhante. Estudos também mostram que amêndoas ajudam a clarear a pele.
Também são muito boas para a saúde do seu cabelo. As pessoas aplicam óleo de amêndoa nos cabelos para fortalecê-lo. Estudos comprovam que amêndoas ajudam a tornar o cabelo forte, saudável e escuro. Isso evita que o cabelo fique grisalho, crespo e danificado. Também ajuda pessoas com problemas de caspa.
3. Fortalece o sistema imunológico:
Amêndoa contém todos os nutrientes e minerais essenciais que ajudam a dar força ao seu sistema imunológico. Ajuda contra várias infecções e alergias. Eles também ajudam você a ficar longe de muitas doenças, aumentando sua saúde geral.
Além disso, essa noz ajuda a tornar o seu fígado forte, ajudando no seu processo de desintoxicação. A amêndoa possui propriedades anti-oxidantes que ajudam na prevenção de doenças.
4. Fortalece o metabolismo:
A amêndoa ajuda a aumentar seus níveis de energia, preenchendo-o com nutrientes essenciais e vitaminas que são exigidos pelo seu corpo. Dessa forma o consumo de amêndoas dá força aos órgãos, músculos e tecidos que o ajudam a realizar a rotina do dia-a-dia.
5. Reduz o colesterol LDL e o risco de doença cardíaca:
São ricas em gorduras monoinsaturadas, o mesmo tipo de gorduras que promovem a saúde encontradas no azeite de oliva, que têm sido associadas à redução do risco de doenças cardíacas.
Além de seus efeitos redutores de colesterol, a capacidade de reduzir o risco de doenças cardíacas também pode ser em parte devido à ação antioxidante da vitamina E encontrada nas amêndoas, bem como do efeito redutor de LDL das gorduras monoinsaturadas das amêndoas.
Quando as amêndoas são substituídas por gorduras mais tradicionais em testes de alimentação humana, o colesterol LDL pode ser reduzido de 8 a 12%.
O magnésio, presente em amêndoas, é o bloqueador dos canais de cálcio da própria Nature. Quando há quantidade suficiente de magnésio, veias e artérias dão um suspiro de alívio e relaxamento, o que diminui a resistência e melhora o fluxo de sangue, oxigênio e nutrientes por todo o corpo.
Estudos mostram que uma deficiência de magnésio não está associada apenas a ataques cardíacos, mas que, imediatamente após um ataque cardíaco, a falta de magnésio suficiente promove a lesão dos radicais livres no coração.
6. Fornece proteção contra diabetes e doenças cardiovasculares:
Reduz os níveis de açúcares no sangue que são aumentados após uma refeição, isso ajuda a proteger contra o diabetes e doenças cardiovasculares, provavelmente diminuindo o aumento dos radicais livres prejudiciais ao colesterol, que acompanham grandes elevações no nível de açúcar no sangue.
Essa é uma das razões pelas quais dietas de baixo índice glicêmico resultam em menor risco de diabetes e doenças cardíacas.
As amêndoas parecem não só diminuir os níveis excessivos de açúcar do sangue, mas também fornecem antioxidantes para absorver as menores quantidades de radicais livres que ainda resultam.
A ingestão de amêndoa reduz o índice glicêmico (IG), foi constatado que quanto mais Amêndoas forem consumidas, menor o IG da refeição e menor o aumento do açúcar sanguíneo após a refeição.
7. Fornece benefícios mais saudáveis para o coração:
Em um estudo pesquisadores descobriram que, como parte do mesmo plano de alimentação saudável para o coração, as amêndoas podem reduzir a proteína C reativa, um marcador de inflamação prejudicial à artéria.
8. Ajuda na produção de energia:
As flavoproteínas são encontradas em todo o corpo, particularmente em locais onde a produção de energia baseada em oxigênio é constantemente necessária, como o coração e outros músculos. Além disso, as amêndoas são ricas em riboflavina, que ajuda na produção de energia e fornece proteção ao corpo.
As moléculas contendo oxigênio que o corpo usa para produzir energia podem ser altamente reativas e causar danos inadvertidamente às mitocôndrias e até mesmo às próprias células. Na mitocôndria, tal dano é largamente prevenido por uma pequena molécula semelhante à proteína chamada glutationa.
Como muitas moléculas “antioxidantes”, a glutationa deve ser constantemente reciclada, e é a vitamina B2 (riboflavina) que permite que essa reciclagem ocorra. (Tecnicamente, a vitamina B2 é um cofator para a enzima glutationa redutase, que reduz a forma oxidada da glutationa de volta à sua versão reduzida).
9. São cheias de nutrientes:
Comer cerca de 23 amêndoas por dia é uma maneira fácil de incorporar muitos nutrientes cruciais em sua dieta. As amêndoas são ricas em vitamina E, cálcio, magnésio e potássio. Além disso, as amêndoas são uma fonte significativa de proteína e fibra, sendo naturalmente pobres em açúcar.
Uma porção de 23 amêndoas embala 13 gramas de gorduras insaturadas saudáveis, 1 grama de gordura saturada e nenhum colesterol ou sal. De todas as nozes, as amêndoas têm o maior teor de proteína, fibra, cálcio, vitamina E, riboflavina e niacina.
Existem 160 calorias em 23 amêndoas. Embora muitas destas calorias provenham da gordura, são principalmente as gorduras insaturadas saudáveis e não o tipo saturado insalubre.
10. Melhora a digestão:
Ajudam na limpeza do seu intestino, pois é rica em fibras. Também dá força ao intestino e evita doenças gastrointestinais. Ela ajuda na prevenção da gripe, que é um grande problema para pessoas idosas.
Malefícios:
Se você ingerir pequenas quantidades de amêndoas diariamente, isso não causará nenhum efeito colateral. No entanto, comer muitas amêndoas podem causar vários efeitos colaterais e alergias.
Comer muitas amêndoas significa que você está tendo uma overdose de excesso de minerais e vitaminas, o que leva a problemas gastrointestinais, como náusea, dor abdominal, diarreia e constipação.
Também pode levar ao ganho de peso, assim, como à obesidade. Pode interferir com os seus medicamentos e causar alergias graves. Além disso, é sempre aconselhável mergulhar amêndoas durante a noite para evitar a ocorrência de qualquer tipo de alergia. Comer 10 a 15 amêndoas por dia é suficiente para o seu corpo e não causará nenhum tipo de efeito colateral.