Os alimentos que ajudam a tratar o refluxo são uma forma natural e indolor de tratar esse problema de vez. Além disso, a hiperacidez, também conhecida como refluxo ácido ou azia, é a irritação que ocorre no esôfago quando os ácidos estomacais são liberados nele.
Isso ocorre por conta de uma disfunção na válvula muscular conhecida como esfíncter esofágico inferior. A alimentação voltada para prevenção ou melhora do refluxo gastroesofágico deve priorizar o consumo de fibras, frutas, verduras e legumes; reduzindo ou até mesmo excluindo o consumo de produtos industrializados, condimentados e ricos em gordura como frituras, refrigerantes e molhos prontos.
Além disso, a grande maioria das pesquisas sobre o problema aponta para a dieta como um importante fator contribuinte para a melhora ou piora dos sintomas portanto modificar a alimentação se torna fundamental para o sucesso do tramando e controle dos sintomas relacionados ao refluxo.
O que é refluxo?
O Refluxo gastroesofágico, conhecido também pela sigla DRGE, é uma condição na qual os ácidos presentes dentro do estômago não seguem o fluxo normal e acabam voltando pelo esôfago (tubo que liga a boca ao estômago).
Esse movimento irrita os tecidos que revestem o esôfago, causando os sintomas típicos do problema como azia e queimação, por exemplo.
O que causa o refluxo?
O refluxo é causado pelo “afrouxamento” do esfínter esofagiano um anel muito forte situado logo na entrada do estômago que serve justamente para evitar o retorno do alimento.
Outro ponto fundamental são os alimentos que ajudam a tratar o refluxo. Quando a dieta possui alimentos ácidos, embutidos, enlatados, bebidas gaseificadas, álcool, leite ou alimentos industrializados o quadro se agrava.
Como posso tratar o refluxo?
Se você sofre com esse problema, o primeiro passo é alimentar-se pouco, em períodos curtos. É importante evitar café e cigarros, além dos alimentos acima mencionados. Troque estes alimentos por verduras, frutas, ou seja, alimentos mais naturais.
Cuidar do peso é importante também, pois quando ganhamos peso o abdômen se dilata e tende a piorar o quadro. Durante a gravidez o quadro também é comum e demanda atenção.
Alimentos que ajudam a tratar o refluxo:
1. Aveia:
As pessoas que precisam seguir uma dieta para quem tem refluxo não erram ao consumirem uma porção de aveia no café da manhã ou no lanche durante o dia. Além de não causar o problema, o alimento sustenta, ao ajudar a proporcionar uma sensação de saciedade ao organismo, por conta do seu alto teor de fibras.
2. Gengibre:
Outro integrante da lista dos alimentos que ajudam a tratar o refluxo é o gengibre. Isso porque ele é tradicionalmente conhecido como um ingrediente com propriedades anti-inflamatórias e há tempos é utilizado como auxílio aos tratamentos de problemas gastrointestinais.
3. Babosa:
Antes que você reclame que a babosa não é necessariamente um alimento, vale ressaltar aqui que a planta pode ser utilizada em receitas como sucos ou shakes.
4. Salada:
Com exceção do tomate, da cebola, do queijo e dos temperos ricos em gordura, quem sofre com refluxo não corre o risco de errar ao optar por adicionar uma salada ao seu cardápio.
Esse prato não estimulará o refluxo e fará bem ao organismo de maneira geral, já que uma alimentação rica em vegetais variados é a chave.
5. Banana:
Outro ingrediente que pode ser incluso no grupo dos alimentos bons para quem tem refluxo é a banana, já que a fruta não é muito ácida: o valor de seu pH é de 5,6. O pH é um índice que mede quão ácida, alcalina ou neutra uma substância é.
6. Melão:
Assim como acontece com a banana, o nível de acidez do melão também não é alto, ficando em 6,1. No entanto, a taxa de pessoas com refluxo que apresentam problemas ao consumir a fruta é bem pequena: varia entre 1 e 2%.
7. Funcho(erva-doce):
O funcho é a planta que dá origem à erva-doce e pode ser utilizada no preparo de diversas receitas durante as refeições como chá, sopa e até frangos, prato em que é usado como tempero.
Com um pH praticamente neutro o número fica em 6.9, ele não faz mal para quem sofre com o refluxo e ainda existem evidências de que o vegetal ajuda a melhorar o funcionamento do estômago.
8. Frango e peru:
Quem sofre da condição não precisa necessariamente ficar longe de alimentos como frango e peru, basta saber preparar esses pratos. Além disso, a recomendação é fazer a retirada da pele, que contém muita gordura, e não fritar as carnes.
9. Peixe e frutos do mar:
Contanto que não sejam preparados fritos, peixes e frutos do mar como camarão, lagosta e molusco são alimentos que ajudam a tratar o refluxo. Eles devem ser feitos assados, refogados ou grelhados.
10. Vegetais verdes:
Os vegetais de coloração verde como brócolis, aspargos e feijão verde são alimentos que ajudam a tratar o refluxo e devem fazer parte da alimentação, tendo em vista que também são nutritivos e pouco calóricos.