Alimentos para concentração e foco fornecem impacto positivo na saúde, considerando que o que se põe no prato hoje afeta o cérebro agora e mais tarde, que tal consumir alimentos que proporcionam saúde geral incluindo a saúde da memória, foco e concentração.
Os alimentos certos podem ajudar a ter um bom desempenho na escola e no trabalho, assim como alimentos errados podem levar a uma névoa cerebral. Separamos dicas dos alimentos para concentração e foco, eles podem ter um papel preventivo potencial no desenvolvimento de demência e outros distúrbios cerebrais neurodegenerativos.
Alimentos para concentração e foco:
1. Abacates:
Os Abacates marcam três pontos para a saúde do cérebro, a gordura monoinsaturada e os antioxidantes nos abacates ajudam a otimizar a circulação, o que contribui para um melhor fluxo sanguíneo para o cérebro.
Seu potássio também ajuda a regular a pressão arterial, o que é protetor, já que a hipertensão é um fator de risco para o declínio cognitivo.
2. Ovos:
Como a gema é acessível e rica em nutrientes, comer ovos melhora a fluência verbal e o funcionamento do lobo frontal, que é uma área do cérebro que ajuda na solução de problemas, espontaneidade, memória, linguagem, iniciação, julgamento, controle de impulsos e comportamento social e sexual.
O Principal composto nutricional neste alimento para o cérebro é a colina, que é vital para o ótimo funcionamento do cérebro e para a produção do neurotransmissor acetilcolina, que está associado à memória.
Preocupado em marcar o seu melhor em um teste ou projeto de trabalho? Pesquisas descobriram que uma maior ingestão de colina tem sido associada a menos erros em um teste que mede a capacidade cognitiva.
3. Feijão:
Um nutriente de destaque no feijão é a vitamina B-6, não conseguir o suficiente dessa vitamina pode contribuir para a falta de concentração a curto prazo e para o declínio cognitivo a longo prazo.
Feijão é um alimento de baixo índice glicêmico com carboidratos de digestão lenta para níveis de açúcar no sangue, o que é bom para a concentração de curto prazo.
4. Vinho tinto:
Beba um copo de vinho por dia, e não mais que isso, pois é uma bebida rica em polifenóis ligada a uma melhor função cognitiva, baseada em estudos observacionais e clínicos.
Os benefícios podem estar relacionados aos compostos antioxidantes e anti-inflamatórios do vinho tinto, além de conter resveratrol que pode ter um impacto benéfico no desempenho da memória.
5. Azeite extra-virgem:
Conhecido como uma picareta saudável para o coração, o azeite extra-virgem é também um alimento para o cérebro. O azeite de oliva tem aproximadamente 230 antioxidantes e polifenóis, por isso é um ótimo neuro protetor.
6. Amêndoas:
As Amêndoas são a principal fonte de vitamina E, essa vitamina solúvel em gordura pode ajudar a retardar o declínio cognitivo e estimular a memória e o estado de alerta mental. Além disso, em um estudo, altas quantidades de vitamina E retardaram o declínio funcional de pessoas com doença de Alzheimer leve a moderada.