Os alimentos para baixar os níveis de glicose rapidamente são muito importantes para o se livrar desse problema. pois, diabete é uma doença que está estritamente relacionada com os hábitos alimentares das pessoas.
Além disso, é importante ter uma dieta equilibrada, rica em fibras e ficar sempre atento à quantidade de carboidratos dos alimentos para que não ultrapasse a recomendação diária.
É claro que sozinho nenhum alimento faz milagre, mas em uma dieta balanceada alguns podem promover muitos benefícios para os portadores de diabetes. Conversamos com especialistas e listamos dez alimentos que são aliados dos diabéticos.
Alimentos para baixar os níveis de glicose:
1. Abacate:
A fruta é uma ótima fonte de gordura boa e, consequentemente, tem muitas calorias (160 em 100 gramas). No entanto, é uma grande aliada do emagrecimento! Formada basicamente de ácido oleico (a mesma substância anti-inflamatória do azeite de oliva), a gordura do abacate reduz o risco de síndrome metabólica – desordem capaz de desencadear diabetes e obesidade.
2. Cacau:
O cacau é a base para o chocolate sendo chamado como manteiga de cacau e chocolate. Antes de confeiteiros adicionar açúcar, ele é amargo, como o chocolate escuro. Além disso, as sementes de cacau são ricas em antioxidantes.
Além disso, eles também contêm um flavanol chamado epicatechin, que regula a produção de glicose através da ativação de proteínas-chave.
Ele pode ajudar a estabilizar o açúcar no sangue, mesmo nas pessoas que já têm diabetes. Evite o chocolate de leite, e troque para o chocolate escuro que contem 70 por cento ou mais de cacau. Você também pode usar barras de cacau como coberturas para o seu iogurte, batidas ou sobremesas.
3. Ovo:
O alimento é uma excelente fonte de proteína, gorduras saudáveis e vitaminas (B12 e D). Não por acaso, o ovo é um dos favoritos na lista de supermercado de quem quer emagrecer – basta consumir com moderação.
No entanto, Por ser facilmente digerido pelo organismo, ele regula a sacarose e segura os níveis de açúcar, além de dar saciedade.
4. Legumes:
Consuma legumes frondosos e verdes como espinafre, coube e acelga. Folhas verdes são ricas em fibras e nutrientes como magnésio e vitamina A. Estes nutrientes podem ajudar a baixar o açúcar no sangue. Legumes para adicionar à sua dieta incluem:
5. Lentilha:
Rica em proteína, ferro, potássio e fibras, a leguminosa é uma excelente aposta se você deseja deixar o sangue menos doce. Além disso, a lentilha é rica em antioxidantes que protegem a pele e evitam doenças do envelhecimento.
6. Grãos inteiros:
Quando for fazer compras, compre grãos integrais como milho ou quinoa em vez de grãos brancos. Os grãos brancos são ricos em carboidratos e podem causar picos. No entanto os grãos inteiros têm maiores quantidades de fibras, fitoquímicos e nutrientes, e podem ajudar a regular o açúcar no sangue.
Um estudo publicado no American Journal of Clinical Nutrition descobriu que o consumo de grãos integrais beneficiava a sensibilidade à insulina. Além disso, as taxas de insulina em jejum foram 10% mais baixas após o consumo.
7. Alho:
O alho tem potencial para ajudar a controlar o açúcar no sangue. Os relatórios mostram que a ingestão de alho pode diminuir a glicemia em jejum, que é o nível de açúcar no sangue após sua refeição.
Estudos similares também sugerem que as cebolas têm efeitos positivos sobre os níveis de açúcar no sangue. Além disso, o alho não tem uma classificação GI, uma vez que não tem carboidratos e não vai aumentar os níveis de açúcar no sangue.
8. Brócolis:
Existem vários motivos para você apostar no vegetal. Ele é uma boa fonte de fibras, que são a chave para a manutenção dos níveis saudáveis de açúcar no sangue. Portanto, sem contar que melhoram o funcionamento do intestino e seguram a fome por mais tempo.
9. Amêndoas:
Além de ser uma opção fácil de lanchinho, estudos indicam que a amêndoa auxilia na perda de peso, pois é rica em gorduras monoinsaturadas, responsáveis por manter estável o açúcar no sangue e ativar a queima de gorduras.
10. Bagas:
Amoras e mirtilos não vão aumentar os níveis de açúcar no seu sangue tanto quanto outras frutas. Estas bagas são ricas em fibras e têm as maiores concentrações de antocianinas. Além disso, a antocianinas inibem certas enzimas digestivas que retardam a digestão.
Eles também impedem picos de açúcar no sangue depois de consumir refeições ricas em amido. No entanto, um estudo relatou a adição de bagas em batidas melhora a sensibilidade à insulina e a resistência à insulina.