A agave tem sido uma importante planta medicinal e cultural há milhares de anos, é o nome do gênero que abrange quase 30 espécies diferentes. Além disso, a maioria das quais são nativas do México, América do Sul e partes do sudoeste dos Estados Unidos, quase todas as partes da planta podem ser usadas de alguma forma.
O que é agave?
As partes principais da planta que são usadas incluem as folhas, caule, flores e seiva, também conhecida como néctar de agave. Além disso, como o xarope de milho rico em frutose, ele é altamente processado antes que você possa adicioná-lo ao seu chá, ou obtê-lo em uma bebida energética.
Agave tem cerca de 60 calorias por colher de sopa, em comparação com 40 calorias para a mesma quantidade de açúcar de mesa. Além disso, para economizar calorias, você precisaria usar menos, o que seria possível, já que ela é mais doce.
Contudo esse gênero de plantas é particularmente famoso por seu papel na produção de tequila, enquanto o néctar se tornou um adoçante alternativo popular ao açúcar comum .
Para que serve a agave:
Agave é tomado por via oral e serve para constipação, indigestão, flatulência, câncer e diarreia, e para promover a produção de urina. Além disso, algumas substâncias químicas presentes no agave podem reduzir o inchaço, contrair o útero ou impedir o crescimento de algumas células cancerígenas.
Benefícios da agave para saúde:
1. Auxilia com diabetes:
A planta tem diversos nutrientes capazes de trazer benefícios para o organismo. Por ser rico em saponinas e possuir diversas fibras. Portanto, ele ajuda a combater o colesterol alto e reduz a absorção de gorduras no corpo, além de promover melhoras no trato digestivo.
Além disso, possui sua concentração de frutose, o principal açúcar natural presente nas frutas, a substância é menos prejudicial para a saúde do que a sacarose. Além disso, que é o popular açúcar branco refinado, o que o torna um aliado na missão da perda de peso.
É melhor escolher itens naturalmente adoçados que tenham algum benefício nutricional, como frutas ou até um pouco de mel. Além disso, que é um composto mais rico em antioxidantes do que o açúcar.
2. Rico em nutriente:
Com exceção do néctar de agave, todas as formas são uma boa fonte de ferro, um mineral que move o oxigênio dos pulmões para outras partes do corpo. Além disso, uma porção de 100 gramas crua fornece 1,8 miligramas de ferro e a mesma quantidade de agave cozido contém 3,55 miligramas.
O seco tem 3,65 miligramas de ferro por porção de 100 gramas, o que representa 46% dos 8 miligramas de que os homens precisam por dia e 20% dos 18 miligramas que as mulheres precisam diariamente.
Uma porção crua ou cozida fornece cerca de 40% dos 1.000 miligramas de cálcio que os adultos precisam por dia, e seca fornece quase três quartos da necessidade diária. Além disso, particularmente a planta seca, também é uma boa fonte de zinco, um mineral necessário para curar feridas.
3. Previne doenças:
Contém saponinas, que se ligam, e podem ajudar a reduzir os níveis de colesterol. Saponinas também podem ajudar a inibir o crescimento de tumores cancerígenos. Além disso, também contém inulina, um tipo de fibra que também é um probiótico. Uma porção de agave, (ao contrário do néctar ), também fornece uma boa dose de fibra, e pode reduzir o risco de constipação.
4. Benéfico néctar:
Embora o seu néctar não tenha os benefícios nutricionais para a saúde, como acontece com a planta agave, é sugestivo que seja melhor trocar seu açúcar granulado usual pelo néctar.
O néctar ainda contém calorias, cerca de 21 por colher de chá, mas é um alimento de baixo índice glicêmico. Estudos feitos com ratos sugerem que o néctar pode ter uma influência positiva na perda de peso e no controle da glicose, e é uma opção vegana para pessoas que não querem usar mel.
5. Laxante natural:
A planta também apresenta uma função laxante, mostrando-se bastante eficiente em prisões de ventre e outros problemas intestinais e distúrbios digestivos, e pode ser utilizada até como antisséptico bucal.
6. Propriedades anti-Inflamatórias:
As suas propriedades antissépticas e anti-inflamatórias, também podem ajudar no tratamento de machucados e lesões, e seus fitoquímicos possibilitam o combate de certos tipos de bactérias nas feridas, impedindo que elas entrem no corpo e causem infecções.
Malefícios:
A planta é possivelmente insegura para a maioria dos adultos quando aplicada na pele. A exposição à planta fresca do agave pode causar inchaço e vermelhidão, feridas na pele e inchaço de pequenos vasos sanguíneos dentro de minutos a horas de exposição, a seiva parece ser a parte mais irritante da planta.
Evidências mostram que consumir durante a gravidez pode estimular contrações no útero. Além disso, o pulque, uma bebida, não é seguro para uso durante a gravidez porque contém álcool.
O consumo de pulque durante a gravidez tem sido associado ao menor crescimento infantil e à redução do desempenho mental durante os primeiros 6 meses de vida.
Agave é inseguro para usar durante a amamentação. O consumo de pulque durante a amamentação tem sido associado a ganho de peso mais lento e a redução do crescimento infantil aos 5 anos de idade.
A dose adequada de agave depende de vários fatores, como a idade do usuário, a saúde e várias outras condições.
Contudo, tenha em mente que os produtos naturais nem sempre são necessariamente seguros e que as dosagens podem ser importantes. Além disso, certifique-se de seguir as instruções relevantes nos rótulos dos produtos e consulte seu farmacêutico, médico ou outro profissional de saúde antes de usar.