O açafrão tem um sabor distinto e picante. Originou-se no oriente médio, mas agora também está associado às culinárias grega, indiana e espanhola. Felizmente, um pouco de açafrão ajuda muito, apenas um fio ou dois podem dar sabor e cor a um pote inteiro de arroz.
A maior parte das misturas de “arroz com açafrão”, disponíveis comercialmente, usam um substituto que tinge o arroz de amarelo característico, mas que não confere o sabor do verdadeiro açafrão.
O que é açafrão:
É usado para dar sabor e cor aos alimentos. É na verdade, o estigma seco (filamentos finos) que é colhido da planta de floração do Crocus Sativus Linneaus, um membro da família da íris. Possui fios vermelho-dourado que também eram altamente valorizados pelos faraós e reis como um afrodisíaco, os fios são moídos e o pó produz uma cor amarela muito vibrante.
Valor nutricional:
A fragrância e o sabor do açafrão resultam das substâncias químicas chamadas safranol e picrocrocina. Além disso, é constituído por um pigmento carotenoide que possui uma cor dourada muito rica.
As suas folhas são conhecidas como catafilos e são folhas não fotossintéticas, que protegem o açafrão à medida que a planta começa a se desenvolver, as flores desta planta têm uma fragrância muito doce, semelhante à do mel.
Valor nutricional por 100 gramas:
- 310 Calorias;
- 6 g de gordura total;
- 148 mg de sódio;
- 1,724 mg de potássio;
- 65 g de carboidratos totais;
- 11 g de proteína;
- 10% de vitamina A;
- 0,11 Cálcio;
- 134% de vitamina C;
- 61% de ferro;
- 50% de vitamina B-6;
- 66% de magnésio.
Para que serve açafrão:
Ele tem sido cultivado há milhares de anos para ser usado em perfumes, além disso, seus corantes adiciona um aroma maravilhoso em alimentos e bebidas.
Usado medicinalmente para reduzir febres, cãibras e fígados dilatados, e para acalmar os nervos, também pode ser usado externamente para contusões, reumatismo e neuralgia.
Benefícios do açafrão:
1. Combate o câncer:
É conhecido por ter qualidades de prevenção do câncer. Um composto em açafrão, conhecido como crocina, é benéfico para cessar o crescimento de células cancerígenas colorretais. Ele também mostrou os mesmos efeitos nos casos de câncer de próstata e câncer hepático.
O Câncer de pele, caso de leucemia e câncer de mama, também podem ser tratados em alguns casos com a ajuda de açafrão. Isso ocorre devido à inibição de uma enzima ativa nas células cancerígenas.
Ácido crocetínico, presente em açafrão, também tem o poder de prevenir o câncer pancreático e impede o crescimento de células-tronco cancerígenas e as destrói.
2. Auxilia no tratamento de artrite:
A Crocetina, presente no açafrão, pode aumentar a oxigenação cerebral, além de ajudar no tratamento da artrite. Segundo estudos, pode ser muito eficaz na cura da gota também.
Contudo o açafrão não deve ser consumido por pacientes idosos que tenham distúrbios da medula óssea, dos rins e do fígado. Também deve ser consumido em pequenas quantidades por mulheres grávidas.
3. Melhora a visão:
Os Compostos naturais presentes no açafrão ajudam a evitar degeneração da retina e a perda da visão. Suplementos de açafrão são benéficos para melhorar a espessura macular e previne danos nos fotorreceptores.
Afeta principalmente os genes que regulam o conteúdo de ácidos graxos na membrana celular, o que, por sua vez, melhora a visão em grande medida. A retinite pigmentosa também pode ser curada, prevenindo a cegueira permanente em adultos jovens.
4. Trata a insônia:
A insônia pode ser extremamente irritante e pode nos tornar muito improdutivos ao longo do dia. Consumir o açafrão diariamente pode tratar a insônia e induzir o sono nas pessoas.
Também regula o padrão de sono, é benéfico no tratamento dos efeitos colaterais da insônia e depressão.
5. Auxilia no funcionamento do cérebro:
É eficaz na cura da deficiência de memória e da aprendizagem. Consumir açafrão em um dia pode mostrar melhora em pacientes com Alzheimer.
Extratos etenólicos e crocina encontrados também podem ser usados como substitutos dos antidepressivos. Além disso, melhora seu humor e combate a ansiedade. Extratos de açafrão também são seguros para pacientes esquizofrênicos.
6. Combate a asma:
A raiz tem sido usada para curar problemas respiratórios como asma desde os tempos antigos. Também é usado em alguns medicamentos tradicionais para curar doenças respiratórias.
Devido às suas propriedades antioxidantes, revela-se o melhor remédio para distúrbios respiratórios.
7. Promove a digestão:
O açafrão também desempenha um papel importante no tratamento de distúrbios digestivos. Isto é devido às suas propriedades anti-inflamatórias e efeitos antioxidantes.
8. Auxilia na cura de feridas:
Pode auxiliar em casos de feridas causadas por queimaduras. Para isso, uma pasta pode ser feita junto com água e açafrão, que pode ser aplicada diretamente na área da ferida para aumentar a cicatrização.
Malefícios:
Grandes quantidades da raiz, produzem efeitos narcóticos mortais. Consumir altas doses pode causar diarreia sanguinolenta, tontura , vômitos, mucosas, amarelamento da pele e dos olhos.
Em alguns casos, a ingestão de 12 a 20 gramas também pode resultar em morte. O Açafrão também pode desencadear um comportamento impulsivo e excitado, portanto, não deve ser consumido por pessoas que sofrem de transtorno bipolar.
Além disso, deve ser evitado por pacientes com pressão arterial baixa e pacientes que sofrem de problemas cardíacos. As mulheres grávidas também não devem consumi-lo em excesso.
Não use medicinalmente sem consultar o seu médico.