Os laxantes naturais à base de plantas são consideravelmente mais suaves e agem rapidamente contra constipação aguda promovendo a evacuação natural. Além disso, os laxantes naturais são muito eficazes, pois muitas vezes consumimos gordura, doces e farinha em excesso. Com isso, é muito provável que o nosso metabolismo fique um pouco lento e não encontre o seu peso ideal.
É muito comum que em algum momento do ano deixamos de lado nosso cuidado com alimentos e consumimos muitas coisa que não são saudáveis, mas devemos nos purificar com laxantes naturais para eliminar toxinas do nosso corpo e manter uma dieta saudável.
O que é constipação?
A constipação é o que geralmente causa um desequilíbrio intestinal, faz com que as fezes não sejam eliminadas e causem inchaço, dor abdominal e pode alterar nosso metabolismo causando ganho de peso.
Não ter uma boa digestão pode ocasionar graves problemas porque não podemos eliminar toxinas do nosso corpo e ganhamos peso sem perceber. Você deve saber que quando consumimos água, frutas e vegetais ricos em fibras estamos evitando a constipação.
Laxantes naturais para eliminar toxinas e perder peso:
1. Psyllium:
O psyllium é a casca da semente de plantago e é usado no controle de peso e na saúde intestinal. Contém uma fibra que reduz o apetite, melhora a digestão e limpa o sistema digestivo, tornando-se uma excelente escolha para uma dieta saudável. O psyllium enche seu corpo de fibras, o que reduz o apetite.
Pegue uma colher de chá de psyllium e misture com um copo de água, suco, iogurte ou leite de soja. A bebida não deve estar muito fria. Tome rapidamente, porque a fibra vai começar a expandir quando misturada com a bebida.
Após o primeiro copo, beba um segundo copo de líquido, de preferência água para hidratar o intestino. Desta forma, a fibra se movimentará mais facilmente. Como o teor de fibra é muito alto, absorve a maior parte da umidade do intestino, eliminando resíduos e toxinas do corpo.
Comece com uma colher de chá por copo de água, durante uma semana, e depois acrescente duas colheres de chá por xícara para limpar os intestinos e fornecer saciedade para o estômago.
2. Chá de senna:
Senna é uma planta à qual são atribuídos efeitos diuréticos e antioxidantes. O Chá de senna é uma bebida aromática, que pode ser tomada antes ou depois das refeições promovendo a digestão.
Da mesma forma, as folhas de senna têm um efeito depurativo, uma característica que converte essas folhas em um bom aliado para perder peso.
Este chá é atribuído a um efeito laxante, graças a sua quantidade de flavonoides ou mucilagens. É aconselhável tomar duas xícaras desta infusão ao dia.
3. Ameixas secas:
A ameixa seca é uma fruta desidratada que ajuda na perda de peso, devido ao seu baixo teor de calorias e alto teor de fibras. Ameixas são uma rica fonte de açúcares naturais, nutrientes, como Vitamina A e Vitamina K, proteínas e minerais como ferro e potássio.
Consumir ameixas reduz drasticamente calorias, ajudando na perda de peso de forma eficaz. As ameixas devem sempre ser consumidas em quantidades limitadas.
4. Aloe vera:
Aloe Vera é uma planta que atua como laxantes naturais para eliminar toxinas e resíduos através de um dos seus componentes, aloína, que tem uma ação eficaz em reduzir o tecido adiposo, acelerando o metabolismo dos ácidos gordos.
O gel de Aloe Vera liquidificado com limão é uma receita simples, além disso, você precisa somente de uma folha de Aloe Vera, o suco de um limão e uma colher de sopa de mel.
Para fazer esta bebida, você só terá que remover os espinhos da folha de Aloe Vera e cortá-la em pedaços pequenos. Liquidifique junto com o suco de limão e adicione o mel.
Esta bebida ajuda na limpeza do corpo e evita o acúmulo de gordura. Contudo, essa bebida deve sempre ser acompanhada de uma dieta saudável para a perda de peso.
5. Cebola branca:
A cebola branca contém uma grande quantidade de fibra que alivia a constipação naturalmente, é diurética e estimula o rim para eliminar toxinas e fluidos. É também purificante, combate a constipação e acelera a mobilidade intestinal.
Além disso, a cebola é antioxidante, devido sua quantidade de vitaminas e minerais como a Vitamina C, Vitamina A, Vitamina E e Vitaminas do Complexo B, enxofre, magnésio, fósforo e cobre, entre outros. A cebola presente em sua dieta regulariza o funcionamento do estômago.
Você pode consumi-la crua, cozida ou em sucos, sozinha ou combinada com outros vegetais como aipo, alho, berinjela, cenoura, entre outros.