Início » Dicas de Saúde » Deficiência de ácido fólico: O que é, sintomas, causas e tratamentos

Deficiência de ácido fólico: O que é, sintomas, causas e tratamentos

deficiencia de acido folico

A deficiência de ácido fólico é a pouca quantidade da vitamina B9 no sangue, causando a anemia. Além disso, ele é necessário para o seu corpo produzir novas células vermelhas do sangue e o seu corpo precisa de glóbulos vermelhos para transportar oxigênio para seus órgãos.

Não ter glóbulos vermelhos suficientes causa um problema chamada anemia, que pode fazer com que se sinta fraco e cansado.

Seu bebê pode estar em maior risco de desenvolver defeitos congênitos graves, como a espinha bífida, caso tenha anemia por deficiência de ácido fólico durante a gravidez. A espinha bífida faz com que a coluna vertebral do bebê seja malformada.

Deficiência de ácido fólico: O que é, sintomas, causas e tratamentos
deficiência de ácido fólico

Caso seja deficiente em ácido fólico, tomar suplementos para aumentar o nível de ácido fólico pode reduzir o risco de desenvolver anemia. Além disso, especialistas de Harvard dizem que o consumo suficiente de ácido fólico pode reduzir o risco de desenvolver câncer de cólon e doenças cardíacas.

O que é ácido fólico?

O ácido fólico é a versão sintética da vitamina folato, também chamada vitamina B9. Sendo que seu corpo perde a vitamina B9 quando você soa ou urina, pois ele não pode armazená-la. Portanto, você precisa dessa vitamina diariamente.

Quais são os sintomas da deficiência de acido fólico?

Os sintomas da deficiência de ácido fólico incluem:

  • Fadiga;
  • Aftas;
  • Cabelo grisalho;
  • Língua inchada;
  • Deficiência de crescimento (também está entre os principais sintomas de desnutrição).

Uma vez que a anemia ocorre, você pode experimentar o seguinte:

Deficiência de ácido fólico: O que é, sintomas, causas e tratamentos
sintomas da anemia

Quem está em risco de anemia por deficiência de ácido fólico?

Fatores que aumentam sua probabilidade de desenvolver esse problema incluem:

  • Comer alimentos cozidos demais;
  • Consumir uma dieta pobre em vitaminas;
  • Consumo excessivo de álcool (o álcool interfere na absorção do folato);
  • Problemas médicos (como a doença falciforme);
  • Medicações;
  • Gravidez.

O que causa anemia por deficiência de ácido fólico?

Vale ressaltar que, a desnutrição é a causa mais comum de anemia por deficiência de ácido fólico. Comer uma dieta pobre nessa vitamina pode contribuir para a desnutrição. O sangramento em excesso também pode levar à anemia. Contudo, outro fator que pode levar a anemia é a má absorção dessa vitamina, pois algumas pessoas têm dificuldade em absorver os alimentos.

Além disso, os alimentos ricos em ácido fólico incluem frutas cítricas, vegetais de folhas verdes e cereais enriquecidos.

Outras causas de anemia por deficiência de ácido fólico incluem as seguintes: 

1. Gravidez:

A gravidez causa deficiência de ácido fólico por vários motivos, sendo que seu corpo fica mais lento de absorver o ácido fólico durante a gravidez, o feto consome do seu corpo à medida que cresce e, além disso, o vômito (comum nos primeiros três meses) pode causar a perda de ácido fólico.

2. Má absorção:

A má absorção ocorre quando o corpo não consegue absorver adequadamente uma vitamina ou um mineral, isso é comum no caso de doença celíaca e uso de medicamentos, além disso, casos de convulsões também podem atrapalhar a forma como seu corpo absorve o ácido fólico.

Como a anemia por deficiência de ácido fólico é diagnosticada?

Outros problemas do sangue podem causar sintomas semelhantes à anemia. Nesses casos, você precisará consultar seu médico para um diagnóstico, e seu médico fará um exame hematológico completo para determinar se você tem anemia. Este teste irá revelar se a sua contagem de glóbulos vermelhos é baixa.

Seu médico também pode solicitar um exame de sangue para verificar seus níveis. Isso é chamado de exame do nível de folato dos glóbulos vermelhos. Além disso, caso esteja em idade fértil, seu médico poderá solicitar um teste de gravidez para determinar se essa é a causa da sua deficiência. Eles também farão perguntas sobre seus hábitos alimentares para verificar se a desnutrição é a culpada.

Sobretudo, não esqueça de mencionar ao seu médico caso esteja tomando algum medicamento, já que isso pode contribuir para a deficiência.

Como é tratada a anemia por deficiência de ácido fólico?

Vale ressaltar que, o objetivo do tratamento é aumentar os níveis do seu corpo, por isso a maneira mais fácil é tomar comprimidos de ácido fólico diariamente, até que a deficiência seja corrigida.

No entanto, você pode precisar receber por via intravenosa caso os seus níveis estejam muito baixos, além de tomar suplementos, você deve consumir alimentos com alto teor de , como feijão, espinafre e laranja. Portanto, coma muitos alimentos frescos e evite alimentos processados ou fritos, pois são geralmente pobres em nutrientes e ricos em gordura.

As diretrizes da Harvard recomendam o consumo de 400 mcg (microgramas) por dia, porém em caso de Gravidez e certos problemas de saúde a exigência pode ser maior. O máximo que você pode tomar sem desenvolver sintomas de uma overdose é de 1.000 mcg de por dia.

 

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.