À medida que o pelo cresce, deve deixar seu folículo e sair da pele, crescendo para cima e fora. Os pelos encravados, ficam virados e crescem na pele. Além disso, quando o cabelo é raspado, pode haver pelo encravados, como resultado. Conforme o cabelo cresce, ele pode se curvar em direção ao couro cabeludo e perfurar a pele.
Contudo, seu corpo trata o cabelo como um objeto estranho e a área fica vermelha e inflamada. A protuberância sobre o pelo encravado pode doer e coçar.
Como tratar pelos encravados no couro cabeludo?
1. Aumente seu cabelo:
Se você deseja mantê-lo curto, use tesouras ou vá ao cabeleireiro para apará-lo em vez de raspar com uma navalha. É recomendável manter seu cabelo curto, de modo que não encrave o pelos.
2. Evite objetos que pressionem a cabeça:
Evite usar chapéus ou qualquer outra coisa que possa pressionar na sua cabeça, pois suor e objetos se esfregando contra a colisão de pelos encravados vão irritá-lo e impedir que o pelo encravado se cure rapidamente.
3. Mantenha o couro cabeludo limpo:
Use shampoo de maneira equilibrada para remover células mortas da pele e manter seu couro cabeludo limpo. Enquanto estiver lavando o cabelo, esfregue o couro cabeludo com uma escova de dentes ou um pano áspero para tentar arrancar os pelos encravados da pele.
4. Use compressas quentes:
Coloque uma compressa quente no couro cabeludo por 15 minutos, três vezes por dia.
5. Aplique hidrocortisona:
O creme de hidrocortisona reduz a inflamação e ajuda a controlar a coceira, provocada pelos pelos encravados. Aplique o creme nas saliências duas a três vezes por dia, certifique-se de esfregá-lo bem para não secar no cabelo e deixar um filme branco.
6. Resista ao impulso de remover pelo encravado:
Hiperpigmentação e cicatrizes podem resultar da tentativa de cavar um cabelo encravado.
Coisas que Você Precisa:
- Barbeiros;
- Tesouras;
- Shampoo;
- Escova Dental;
- Toalhinha;
- Compressa Quente;
- Creme de Hidrocortisona.
Se os pelos encravados não responderem ao autorretratamento, entre em contato com um dermatologista para determinar se você precisa de medicamentos prescritos.
Alguns pelos encravados podem necessitar de tratamento com antibióticos, corticosteroides ou retinoides.