O alisamento permanente do cabelo é também chamado de alisamento químico, a composição dos produtos usados para o processo de alisamento permite que você altere a estrutura do cabelo com o menor dano. O cabelo torna-se liso e reto, tem uma aparência saudável e parece bem tratado, como depois do penteado.
O procedimento é usado para cabelos crespos naturais e depois de permanentes químicos. Nos fios de cabelo são aplicadas substâncias especiais de fixação que impedem o aparecimento de cachos.
O que é o alisamento permanente:
A ação que este processo tem é destinada a mudar a estrutura do cabelo, como resultado de que cabelos indisciplinados se transformam em belos cabelos lisos.
Este efeito é conseguido através da destruição de ligações dissulfureto. O procedimento é permitido ser feito não apenas em cabelos naturais, mas também após já ter feito alisamento permanente tempos atrás.
Resultado: o cabelo tem um brilho saudável, sedosidade e, o mais importante, torna-se perfeitamente liso, como depois do penteado.
O alisamento permanente do cabelo não afeta a estrutura genética dos cabelos. Durante o processo, a estrutura dos cabelos tratados é substituída.
Quando crescem as raízes, começam a voltar ao normal. Por esta razão, o procedimento de alisamento permanente tem que ser repetido novamente.
Como que faz o alisamento permanente:
No salão, um profissional primeiro estudará cuidadosamente as características do cabelo, para selecionar os medicamentos apropriados.
Depois disso, será proposto lavar o cabelo com um shampoo profissional especial, que removerá até mesmo os contaminantes mais profundos, incluindo resíduos de produtos de modelagem e excesso de secreções de sebo.
Além disso, os cachos ficarão um pouco secos. Se a concentração for grande, um agente protetor será aplicado primeiro às raízes. Então o agente químico será distribuído diretamente nos cabelos e será deixado para agir por um certo tempo. A duração do estágio depende mais do tipo de cabelo. Na maioria das vezes é 15-20 minutos.
Quando o tempo necessário passar, a composição será lavada. Nos cachos mais úmidos, será aplicado um agente protetor térmico. E todos os fios serão processados usando uma chapinha revestida de cerâmica.
Após este estágio meticuloso de alisamento permanente, os cachos serão cobertos com um retentor. E então novamente eles serão lavados. Por fim, será aplicado um creme de proteção e novamente os cabelos serão completamente secos.
Benefícios de fazer alisamento permanente:
- O cabelo após o alisamento, ganha uma aparência de saudável.
- Seu cabelo não vai mais sofrer danos com chapinha e secador.
- Demora 6 meses para você ter que fazer o procedimento de novo.
A duração do tratamento depende da rapidez com que o seu cabelo cresce e de quão bem você cuida do seu cabelo.
Enquanto alguns tratamentos duram um ou dois meses, outros podem levar até doze meses. É claro que certos tratamentos não são tão prejudiciais quanto os outros, e é por isso que é muito importante que você faça uma pesquisa completa.
Dicas de cuidados antes e após alisamento permanente:
O alisamento permanente deixa o cabelo mais vulnerável a danos e quebra, por isso é essencial ter tratamentos intensivos e consistentes de condicionamento para restaurar a umidade do cabelo. Tente condicionar seu cabelo duas vezes por semana durante duas semanas antes de alisar o cabelo e depois uma vez por semana.
Evite tratamentos de alisamento se a pele do couro cabeludo estiver inflamada ou ressecada. Se o couro cabeludo ficar inflamado ou irritado após o alisamento, aplique uma solução de leite frio e água em partes iguais, o que ajudará a acalmá-lo. Se a irritação persistir, você deve consultar um tricologista ou um dermatologista.
Alisar o cabelo previamente tratado ou alisado pode causar muito dano, especialmente nas extremidades. Uma boa maneira de evitar isso é proteger as extremidades com uma gordura pesada, como manteiga sem sal, antes de aplicar a solução de alisamento.