Os cabelos com caspas incomoda bastante pois elas são pequenos flocos escamosos secos que são distribuídos por toda a superfície do couro cabeludo ou concentrados nas áreas frontal e parietal.
Além disso, a excreção sebácea é reduzida, a coceira da pele é perturbada e, com o tempo, o cabelo fica seco, quebradiço e começa a cair.
O que fazer com cabelos com caspas?
Causas de caspa podem ser: cuidados capilares inadequados, secagem excessiva do couro cabeludo, falta de vitamina A e Vitamina B, tensão nervosa, distúrbios do trato gastrointestinal, situações estressantes psicoemocionais, doenças do sistema endócrino, bem como doenças fúngicas.
A causa da caspa é um fungo que vive em pequenas quantidades no couro cabeludo de todos, mas com alguns distúrbios no corpo ele começa a se multiplicar a uma taxa incrível. O fungo acelera as glândulas sebáceas, o que leva à caspa.
A caspa, que surge devido ao mau funcionamento das glândulas sebáceas, pode ser dividida em seca e oleosa. No tipo seco, a pele é quase isenta de gordura, porém o couro cabeludo coça de forma irritante, descama constantemente e pequenas partículas (produtos da descamação) caem continuamente nos ombros. Ao mesmo tempo, o cabelo fica seco, fortemente dividido e se torna opaco.
No tipo gorduroso, as escamas são excessivamente encharcadas de gordura, colam e caem em flocos. Este tipo pode ser acompanhado por inflamação do couro cabeludo, perda de folículos pilosos e perda de cabelo.
Como evitar cabelos com caspas?
A caspa é caracterizada pelo aparecimento de um grande número de escamas soltas na parte pilosa do couro cabeludo, enquanto predominam na região occipital-parietal. Na maioria dos casos, é uma companheira da seborreia, mas um fator importante é que também pode ser uma predisposição genética.
Muitas vezes o desequilíbrio hormonal leva à caspa durante a reestruturação do corpo entre 14-25 anos. Também pode ser causada por sobrecargas nervosas, tabagismo, dietas pouco saudáveis, deficiências vitamínicas, excesso de trabalho. Pode surgir do uso frequente de um secador de cabelo e até mesmo da escolha errada do shampoo.
Como tratar:
- Use um bom shampoo anti-caspa diariamente. Existem inúmeros shampoos anti-caspa sem receita que você pode escolher. Procure um shampoo que inclua piritionato de zinco ou sulfeto de selênio. Estes ingredientes diminuem a produção de caspa, reduzindo o crescimento de células da pele em seu couro cabeludo.
- Aplique 2 colheres de sopa de óleo de Vitamina E ou gel de Aloe Vera e massageie o couro cabeludo e cabelo. Deixe em seu couro cabeludo durante a noite e lave com shampoo pela manhã. A aplicação de óleo de Vitamina E ou gel de Aloe Vera pode amolecer e soltar a caspa de modo que ela seja eliminada. Eles também podem manter seu couro cabeludo hidratado para evitar futuros surtos de caspa.
A caspa é um sintoma bastante alarmante de doenças e distúrbios capilares no próprio corpo, portanto, ao menor sinal disso recomenda-se consultar um especialista e começar imediatamente a combater esse flagelo.
Dicas para cabelos com caspas:
- Não coçar, não esfregue o couro cabeludo, a quantidade de caspa só vai aumentar.
- Troque o travesseiro, pois provavelmente ainda permanece os fungos que causam a caspa.
- Evite situações estressantes que reduzam a atividade do sistema imunológico.
- Aumente o consumo de alimentos ricos em Vitamina A e Vitamina B.
- É melhor seguir uma dieta saudável, limitando a quantidade de gordura animal, torrada, alimentos picantes e doces, café, cerveja e álcool.
- Escolha com cuidado os produtos para cabelos com caspas.