O bilimbi é uma boa fonte de vitaminas e fósforo, antioxidantes e ferro. Embora não seja popular como outras frutas, contém alto valor nutricional. Além disso, o Bilimbi é uma árvore frutífera cultivada em muitas regiões do mundo, com inúmeras vantagens para a saúde.
A árvore produz frutos realmente azedos que são normalmente consumidos in natura, ou transformados em compotas e doces ou usados para cozinhar pratos asiáticos, contudo, nesse processo os frutos perdem um pouco do seu sabor azedo.
O que é o bilimbi?
Também conhecida como pepino de árvore ou azeda de árvore, a árvore bilimbi é nativa de muitos países asiáticos como a Malásia, Índia e Indonésia. É também semi-selvagem no Brasil, Filipinas, Sri Lanka, Bangladesh e Myanmar. A árvore é pequena e cresce entre 5-10 m de altura e tem cerca de 30 cm de diâmetro.
É uma pequena árvore de folhas de pinheiro cultivada nos trópicos. A fruta se assemelha a um pequeno pepino verde e cresce no tronco e nos galhos mais velhos.
O fruto tem cerca de dois a cinco centímetros de comprimento e é acídico na natureza com um sabor amargo. As flores são minúsculas de cinco pétalas e castanho-avermelhadas.
Para que serve:
As folhas, em vez da fruta, têm sido usadas como uma cura tradicional para tosses e resfriados, erupções cutâneas, coceira, reumatismo, sífilis de cólica biliar, diabetes, coqueluche e redução da pressão arterial. As folhas de bilimbi podem ser utilizadas e transformadas em decocções, infusões, chás, cataplasmas e pastas.
A fruta tem um teor de ácido oxálico extremamente alto que a coloca em pé de igualdade com o ruibarbo, porém a fruta tem sido procurada por seus usos culinários com outros alimentos.
Quais os benefícios do bilimbi?
1. Alivia a tosse:
Um dos usos mais populares das folhas de bilimbi é para o tratamento da tosse. Tomando-o oralmente sob a forma de uma infusão, é eficaz no alívio de alguns dos sintomas mais desfavoráveis associados a tal infecção do trato respiratório superior, como dificuldade em respirar devido a congestão no peito e dor.
2. Alívio das dores:
As folhas podem ser batidas e transformadas em uma pasta ou cataplasma, que pode então ser aplicada diretamente nos músculos doloridos.
Ao contrário dos analgésicos convencionais e dos anti-inflamatórios não esteroides, as folhas de bilimbi ajudam a aliviar a dor muscular sem causar efeitos colaterais desfavoráveis.
3. Bom para articulação inchada:
Pasta ou cataplasma de folhas de bilimbi também é altamente eficaz para lidar com articulações que estão inchadas, duras e doloridas. Isso é devido ao fato de que as referidas folhas possuem propriedades analgésicas e anti-inflamatórias. Além disso, o chá das folhas também pode ser tomado para alívio de articulações inchadas de dentro.
4. Trata a caxumba:
As folhas da árvore de bilimbi faz um remédio tópico eficaz para a caxumba. Seja na forma de pasta ou cataplasma, esse remédio tradicional pode ajudar a aliviar o inchaço e a dor associados às glândulas salivares da parótida infectada.
5. Alivia picadas de insetos:
Transformar folhas de bilimbi em pasta resulta em um remédio antigo para picadas de insetos. Basta colocar a pasta em cima das picadas para obter alívio imediato da dor latejante.
As folhas da árvore também são muito boas para evitar que as picadas de insetos inchem, bem como para prevenir as cicatrizes.
6. Previne diabetes:
Estudos têm comprovado que o consumo regular de suco de bilimbi pode melhorar a produção de insulina em nosso corpo, o que diminui a absorção de açúcar na corrente sanguínea, ajudando no tratamento do diabetes tipo 2.
Além disso, o bilimbi é muito baixo no índice glicêmico, o que significa que o consumo não afetará o nível de açúcar no sangue, sendo benéfico para aqueles que já estão sofrendo de diabetes.
7. Reduz a pressão arterial:
O consumo regular de bilimbi pode reduzir a pressão sanguínea em nosso corpo, devido à presença de potássio. O potássio atua como um vasodilatador, o que significa que reduz a tensão dos vasos sanguíneos e proporciona uma passagem suave para o sangue através das artérias, reduzindo assim o estresse do sistema cardiovascular, o que ajuda a reduzir a pressão arterial e prevenir vários tipos de doenças relacionadas à pressão arterial.
8. Melhora a imunidade:
Bilimbi é altamente rico em Vitamina C, que é muito benéfica para o nosso sistema imunológico e nos protege de vários tipos de infecções virais e bacterianas.
A Vitamina C ajuda a aumentar a produção de glóbulos brancos no nosso corpo, principal elemento do nosso sistema imunológico, que protege nosso corpo de invasores estrangeiros, como vírus e bactérias.
9. Rico em antioxidantes:
O bilimbi é um forte antioxidante, que luta contra os radicais livres e protege as células do corpo de danos oxidativos, evitando assim a degeneração macular e vários tipos de câncer.
Malefícios:
As mulheres grávidas podem consumir esta fruta durante a gravidez, mas não uma quantidade excessiva. Seu consumo excessivo pode levar a efeitos colaterais prejudiciais. Além disso, como com qualquer fruta rica em oxalato, o consumo dessa fruta é um risco para problemas renais, como a nefropatia.