A cânfora está disponível na forma de blocos, comprimidos, óleo e pó natural é obtida pela destilação da casca, raízes, troncos e galhos da árvore de cânfora necessariamente com idade superior a 50 anos.
O que é:
A árvore da cânfora é nativa das ilhas do sul do Japão e Taiwan, onde formam florestas majestosas. Também é encontrada crescendo selvagem na China. Hoje, é cultivada em muitos países com clima tropical e subtropical, especialmente na Índia, Sri Lanka, Egito, Madagascar, África do Sul e EUA.
A árvore da cânfora é um membro da Lauraceae ou da família dos loureiros. É uma árvore perene que pode atingir até 40 metros de altura e viver mais de 1000 anos de idade. Tem uma cobertura ampla e um tronco curto e grosso com uma circunferência de até 5 metros.
A casca é áspera e marrom acinzentada e as folhas são alternadas e verde brilhante. Os ramos têm cachos de pequenas flores amarelas e brancas, seguidas por frutos pretos que contêm uma pequena semente de cânfora.
Para que serve:
A cânfora é uma substância cristalina translúcida, fitônia, esbranquiçada, com um odor aromático e um sabor amargo. Usada principalmente em medicina e na produção de celuloide. Esta panta é idealmente conhecida por suas qualidades terapêuticas e tem sido usada há séculos.
Tem uma fragrância persistente e distinta. O uso de cânfora por suas propriedades medicinais é datado desde 600 d.C. Desde então, tem sido usada para tratar muitas doenças da pele e problemas relacionados ao couro cabeludo.
Benefícios da cânfora para saúde:
1. Cura a acne:
A cânfora é dotada de propriedades anti-inflamatórias, anti-sépticas, anti-fúngicas e anti-bacterianas. Ela não só é capaz de matar as bactérias que causam acne, mas também ajuda a obter alívio da vermelhidão e irritação associada à acne. Também reduz a dor associada a grande acne vermelha. Além disso, os benefícios de seus anti-oxidantes ajudam a manter a pele livre de acne e outras infecções.
2. Combate o eczema:
Cânfora é conhecida por sua capacidade de tratar o eczema. Tem incríveis propriedades nutritivas da pele que desempenham um papel vital na luta contra o eczema, que é marcado por coceira incontrolável e sensação de queimação. A cânfora tem benefícios anti-inflamatórios e anti-oxidantes, o que também a torna adequada para tratar o eczema. Além disso, seu efeito de resfriamento na pele diminui a irritação e a coceira.
3. Diminui a queimadura solar:
Esta planta é muito útil no tratamento da queimadura solar. As propriedades de resfriamento da cânfora aliviam a sensação de queimação causada pela queimadura solar. Além disso, suas propriedades anti-inflamatórias reduzem a vermelhidão e a dor associadas à queimadura solar severa.
4. Boa para erupções cutâneas:
Ela tem a capacidade de aliviar as erupções cutâneas, especialmente as que ocorrem devido ao calor excessivo e sudorese. As propriedades anti-inflamatórias e as propriedades de resfriamento da cânfora, ajudam a aliviar a irritação e a coceira causadas por erupções cutâneas.
5. Boa para o cabelo:
Quando combinada com óleos vegetais, pode aumentar consideravelmente o crescimento do cabelo. Também é conhecida por suas propriedades calmantes que relaxam a mente e os nervos. O óleo de cânfora é muito eficaz no fortalecimento do cabelo a partir das raízes. A planta também possui propriedades de crescimento capilar que ajudam a combater a queda de cabelo.
6. Melhora a circulação sanguínea:
Um dos seus principais benefícios para a saúde, é a capacidade de promover a circulação sanguínea. A planta também pode ajudar na normalização do fluxo sanguíneo. Tem a capacidade de estimular o nosso sistema circulatório, o que leva a uma circulação sanguínea normal em todo o corpo. Desta forma, a cânfora pode nos dar alívio do inchaço, doenças reumáticas, gota e artrite.
7. Funciona como repelente:
A planta é bastante popular como um repelente natural de mosquitos. Mosquitos e outros insetos, não gostam do seu cheiro forte, e é por isso que ela é usada para afastar os mosquitos e outros insetos. Na verdade, é um ótimo substituto natural para os repelentes de mosquitos carregados de produtos químicos que normalmente usamos em nossa casa.
Malefícios:
Uma pequena dose excessiva causa intoxicação, vômitos e uma queda na temperatura corporal. A mantenha longe das crianças.
Como regra geral, os sintomas de intoxicação por overdose da planta ocorrem em poucos minutos. Além disso, uma overdose com uso pode causar diarreia, náusea, vômito, dor de cabeça, desmaios e até convulsões.