Início » Frutas » Lichia ajuda no emagrecimento, faz bem para digestão: veja os 7 benefícios

Lichia ajuda no emagrecimento, faz bem para digestão: veja os 7 benefícios

lichia

A lichia é uma fruta avermelhada de uma planta perene da família Sapindo. Essa fruta ama um clima tropical e é difundida no território do sudeste da Ásia: China e Japão.

Ela também cresce na África, na Índia, na América do Sul e nos estados do sul dos Estados Unidos. Em alguns deles, o fruto é chamado de “olho de dragão” e “ameixa chinesa”.

Lichia ajuda no emagrecimento, faz bem para digestão: veja os 7 benefícios
lichia

O que é a lichia?

Esta fruta foi encontrada na China, de onde se espalhou para outros territórios. Hoje, esta fruta é cultivada na China, Japão, Ásia, África e América.

Além disso, as frutas são ovais ou ovoides e são cobertas com uma pele vermelha, essa pode ser facilmente removida revelando uma polpa gelatinosa, de cor branca ou creme.

A polpa pode ser doce e azeda e tem um aroma refrescante. O peso do fruto, em média, atinge cerca de 20 g e um diâmetro de cerca de 3 cm.

Para que serve a lichia?

Essa fruta normaliza o trato digestivo, o metabolismo e sacia a sede, por isso pode fazer parte da dieta de pessoas que estão lutando contra a obesidade.

Além disso, a fruta contém uma grande quantidade de fibra, que afeta favoravelmente o trabalho dos intestinos e resiste à formação de constipação.

Como profilaxia, a lichia é usada para melhorar a função dos rins, fígado e pulmões. O consumo regular da fruta reduz o risco de aterosclerose, bem como doenças do coração e vasos sanguíneos. Além disso, essa fruta tem a capacidade de excretar o colesterol “ruim”.

Benefícios da lichia para saúde: 

1. Ajuda na digestão:

As lichias contêm fibras solúveis, liberam o estômago e os intestinos de substâncias tóxicas e nocivas, normalizam a digestão e eliminam a constipação. A sua polpa tem propriedades antiácidas, elimina náuseas, ajuda com diarreia leve, acidez do estômago e dispepsia.

2. Ajuda no emagrecimento:

A partir da polpa da fruta, foi desenvolvido o oligonol, que reduz eficazmente a massa gorda e melhora a circulação sanguínea. Além disso, o extrato de lichia está incluído em várias preparações dietéticas.

Saber comer lichia adequadamente (ou seja, comer até 250 g por dia) ajudará aqueles que querem perder peso. A fruta é composta 82% de água, baixa em caloria, sem colesterol e ainda contém fibras e pectina saudáveis.

Lichia ajuda no emagrecimento, faz bem para digestão: veja os 7 benefícios
benefícios da lichia

3. Boa para o coração:

A abundância de polifenóis (15% mais que seu conteúdo em uvas), um alto teor de ácido nicotínico, potássio, cobre e manganês em proporção perfeita faz com que o consumo de lichia seja extremamente útil para pessoas com problemas cardíacos e vasculares.

4. Previne o Câncer:

Antioxidantes que estão na composição das bagas, podem ligar e neutralizar os radicais livres, melhorando simultaneamente os processos metabólicos no corpo.

Na medicina chinesa, a lichia é usada junta com capim-limão e outras plantas medicinais para prevenir a ocorrência de câncer e também para tratar esta doença.

5. Melhora o funcionamento cerebral:

Há mais Niacina ou vitamina PP na lichia do que em peras e maçãs. Esta substância é necessária para o funcionamento normal do cérebro. Segundo as estatísticas, 9% das pessoas entre 18 e 40 anos começam a perder essa vitamina.

6. Trata doenças respiratórias:

O consumo de lichia é útil para pessoas que sofrem de asma, tuberculose ou um resfriado, pois sua pele gelatinosa tem um efeito expectorante.

7. Melhora a saúde da pele:

A aparência da pele do rosto e do corpo pode ser beneficiada pelo consumo da lichia. Pois a fruta é rica em muitos componentes que são benéficos para a pele, nutre e hidrata, tem propriedades antioxidantes, ajuda a restaurar o colágeno, melhora a aparência e suaviza as rugas.

Lichia ajuda no emagrecimento, faz bem para digestão: veja os 7 benefícios
lichia efeitos colaterais

Malefícios da lichia:

A lichia pode ser nociva em pessoas com intolerância individual ao produto. Além disso, é necessário controlar a quantidade de frutas consumidas, pois em grandes quantidades elas podem provocar o aparecimento de reações alérgicas.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.