O café é uma bebida preparada com grãos torrados que são retirados das bagas da planta Coffea. Existem duas espécies principais de grãos de Café, a Arábica e o Robusta, e dependendo de onde são cultivadas, tanto o país quanto a altitude determinam o sabor do Café.
Por exemplo, o café brasileiro geralmente tem mais sabor de chocolate e especiarias em comparação com o etíope, que tem um sabor de bagas mais forte e doce.
O que é:
Existem dois tipos de planta de café: a Coffea arabica é a fonte de café arábica e é responsável por 80% do café que as empresas produzem em todo o mundo. Os 20% restantes são provenientes do Coffea canephora, comumente chamado de café Robusta. As folhas de ambas as plantas contêm cafeína.
Em termos químicos, a cafeína é um sólido branco, amargo e cristalino chamado alcaloide. Os cafeeiros produzem o nitrogênio que eles tiram do solo. Ironicamente, o estimulante favorito do mundo é, na verdade, o mecanismo de defesa da planta do café. O gosto amargo da cafeína destina-se a deter herbívoros, pragas e doenças famintas.
Para que serve:
Esta bebida tem benefícios surpreendentes, muitos dos quais são devido à sua composição química e nutrientes. Um dos benefícios dos grãos de café é que eles contêm um antioxidante chamado ácido clorogênico (CGA), além de outros antioxidantes.
Os grãos crus contêm cerca de 9 % de CGA por peso, o que pode ajudar na perda de peso e é um neuroprotetor. Os seus grãos também ajudam a reduzir a inflamação, que está associada a vários problemas de saúde. Além disso, a cafeína em grãos de café proporciona benefícios como a redução de dores de cabeça.
Benefícios do café para saúde:
1. Reduz o risco de diabetes tipo 2:
Ao beber café com cafeína ou descafeinado em uma base regular, pode-se potencialmente reduzir o risco de desenvolver diabetes tipo 2. O risco reduzido está associado a beber vários copos, até seis por dia. Acredita-se que os antioxidantes, como o CGA, encontrados nos grãos de café, são pelo menos parcialmente responsáveis por essas taxas mais baixas.
2. Benéfico para o coração:
Um dos seus benefícios mais surpreendentes tem a ver com o coração. Embora ele cause temporariamente um aumento na pressão arterial, beber duas xícaras diariamente pode ajudar a prevenir certos problemas cardiovasculares, como a insuficiência cardíaca.
A cafeína também pode ajudar a prevenir distúrbios ou irregularidades no ritmo cardíaco. Além disso, há também um risco reduzido de acidente vascular cerebral.
3. Reduz o risco da doença de parkinson:
Os grãos contêm cafeína que pode ajudar a reduzir o risco de homens desenvolverem a doença de Parkinson. Em alguns, o risco é reduzido em até 25%. As mulheres também podem ter um risco menor quando não estão em terapia de reposição hormonal. A cafeína reduz os riscos do Parkinson, impedindo que as células nervosas que produzem a dopamina morram.
4. Bom para o fígado:
O café preto ajuda a prevenir câncer de fígado, hepatite, doença do fígado gorduroso e cirrose alcoólica. Pessoas que bebem 4 ou mais xícaras todos os dias têm 80 por cento menos chances de desenvolver qualquer doença do fígado. Café ajuda diminuindo o nível de enzimas hepáticas prejudiciais no sangue.
5. Ajuda na perda de peso:
Ajuda na rápida perda de peso, fazendo seu metabolismo trabalhar mais. Além disso, ele ajuda a aumentar o metabolismo em aproximadamente 50%. Ele estimula o sistema nervoso, que sinaliza ao corpo para quebrar as células adiposas e usá-las como fonte de energia, em oposição ao glicogênio. Ele também queima a gordura na barriga, uma vez que é uma bebida de queima de gordura.
6. Reduz o risco de câncer:
O câncer se tornou um dos maiores assassinos do mundo de hoje. O composto no café ajuda na prevenção de certos tipos de câncer, como câncer de fígado, mama, cólon e reto. Reduz a inflamação, que é uma das principais razões por trás do desenvolvimento do tumor.
7. É bom para o funcionamento cerebral:
Ter café preto pela manhã aumenta a função cerebral. Ele ajuda o cérebro a permanecer ativo e, assim, ajuda a aumentar o poder da memória. Também mantém os nervos ativos, o que, por sua vez, mantém a demência sob controle. Estudos dizem que o consumo regular de café preto reduz o risco de doença de Alzheimer em 65%.
8. Protege contra a gota:
A pesquisa mostra que as pessoas que beberam mais de 4 xícaras de café preto têm 57% de redução no risco de gota. Os poderosos antioxidantes presentes no café reduzem o risco de desenvolver gota, diminuindo o nível de insulina e ácido úrico no organismo. Mesmo se você tiver gota, ajuda a aliviar seus sintomas.
Malefícios:
Muita cafeína pode ser desgastante, pois queima as glândulas supra-renais e provoca alterações no seu apetite. E na ausência da cafeína, as pessoas tendem a enfrentar dores de cabeça, ansiedade, fadiga e dificuldade para se concentrar.
Beber café enquanto estiver com problemas tireoidianos, adrenais ou hormonais pode, na verdade, exacerbar o problema. Em mulheres grávida pode aumentar o risco de aborto espontâneo e baixo peso ao nascer na criança. Beber à noite ou tarde da noite pode mantê-lo acordado por horas.