O chuchu é pertencente à família das cabaças e pode ser facilmente reconhecido, contém flavonoides antioxidantes que ajudam a destruir os radicais livres nocivos. Além disso, tem fibra que ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue e é particularmente útil para os diabéticos e reduz o colesterol, o que promove um sistema cardiovascular mais saudável.
Apesar dos nomes diferentes em várias línguas, o chuchu cujo nome científico é Sechium edule, é conhecido por ser um dos alimentos mais ricos em nutrientes do mundo. A planta inteira, incluindo o fruto, caule e folhas, contém múltiplos nutrientes e possui propriedades anti-inflamatórias. Além disso, prefere climas quentes, solo úmido e longos dias de verão (pelo menos 6 horas de luz solar são necessárias para a flor da planta).
O chuchu auxilia no tratamento de pressão alta, pedras nos rins e indigestão, e pode ajudar a apoiar os esforços de perda de peso, pois é baixa em calorias e fibras. Além disso, esse vegetal diminui a irritabilidade e possui compostos que tratam a insônia e a gengivite, melhora a saúde dos dentes, gengivas, pulmão e coluna.
Além disso, é auxiliador na cicatrização de feridas e no sistema imunológico, evita a perda óssea, pois tem vitamina K, previne a doença de Alzheimer, danos às células, bem como resfriados e infecções frequentes, protege-o da depressão e fadiga, e o cobre e o manganês ajudam a manter a tireoide saudável.
A fibra contida no chuchu ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue particularmente útil para os diabéticos e reduz o colesterol, o que promove um sistema cardiovascular mais saudável.
É rico em fibras e ajuda a tratar a constipação e normalizar os movimentos intestinais. Contém 3,5 gramas de fibra, o que contribui com 14% do seu valor diário de 25 gramas.
O chuchu, ajuda a melhorar o trânsito intestinal, evitando a constipação e reduzindo o inchaço. Além disso, outro benefício importante é contribuir para a redução do colesterol no organismo, isso também por ser rico em fibra.
Além de ser um vegetal saudável também é fonte de energia para o organismo.
O chuchu é uma fonte abundante de folato e vitamina C. Além disso, o folato é uma vitamina solúvel em água que é essencial para a fertilidade feminina e prevenção do câncer.
Além disso, consumido antes e durante a gravidez, reduz o risco de defeitos congênitos no tubo neural.
Um chuchu contém 15,6 microgramas de vitamina C, o que equivale a 26% da sua RDA. A vitamina C é um importante antioxidante que ajuda a combater os radicais livres. Além disso, que pode aumentar o risco de doenças cardíacas e algumas formas de câncer.
Contém os minerais-traço zinco, magnésio, cálcio, fósforo e potássio, que ajudam a manter um metabolismo saudável, sistema imunológico e ossos fortes. Além disso, cálcio e magnésio mantêm os ossos fortes e o potássio suporta a função nervosa e muscular.
O Zinco contido no chuchu desempenha um papel na cicatrização de feridas.
É calmante para a saúde respiratória e pulmonar, o que o torna benéfico para aliviar a tosse, o resfriado, a fleuma ou outros problemas respiratórios. Além disso, a melhor maneira de usá-lo para esse fim é prepará-lo em sopa ou ensopado.
Ao preparar o chuchu, você verá que a pele dele pode liberar, uma substância semelhante ao látex que pode causar uma sensação incomum de formigamento em algumas pessoas, quando entra em contato com a pele. No entanto, isso não tem nenhum efeito duradouro e não há nada para se preocupar.