Início » Benefícios dos Óleos » Óleo de cânhamo faz bem para a pele, cabelo, ossos: veja os 7 benefícios

Óleo de cânhamo faz bem para a pele, cabelo, ossos: veja os 7 benefícios

oleo de canhamo

O óleo de cânhamo contém um número de substâncias que são benéficas para a pele, em particular, os ácidos graxos nutrem e hidratam a pele.

Por esta razão, muitos cremes faciais e corporais contêm óleo de cânhamo como ingrediente principal. Massagem com o seu uso torna a pele saudável, tonificada e fresca. Além disso, este produto tem propriedades anti-envelhecimento, suaviza rugas e hidrata a pele muito seca.

Além disso, é útil para eczema, psoríase e acne. Mas vale a pena notar que, para o tratamento da pele, o óleo é usado não apenas externamente. Além disso, estudos mostraram que comer o produto também elimina os sintomas de eczema e outros problemas de pele. Para saber desses e outros benefícios do óleo de cânhamo continue lendo o artigo até o final.

Óleo de cânhamo faz bem para a pele, cabelo, ossos: veja os 7 benefícios
óleo de cânhamo

O que é o óleo de cânhamo?

É obtido a partir das sementes de sementes de cânhamo (Cannabis sativa) por prensagem a frio. Além disso, o óleo tem uma cor verde e um leve sabor e cheiro de nozes. É um componente importante de uma dieta saudável e equilibrada.

Consiste em ácidos graxos insaturados essenciais para o corpo humano, dos quais – ácido linoleico (ômega-6) (54%), ácido alfa-linoleico (ômega-3) (17%), ácido gama-linolênico (GLA) (4%), ácido oleico (ômega-9)(13%) e também 10% de ácidos gordos saturados.

O óleo de cânhamo é o único óleo natural que tem uma proporção ideal de ácidos graxos essenciais. Além disso, que desempenham um papel fundamental no metabolismo lipídico do corpo humano.

Benefícios do óleo de cânhamo para saúde:

1. Problemas ginecológicos:

O óleo de cânhamo é amplamente utilizado no caso da menopausa e síndrome pré-menstrual principalmente para reduzir a dor causada por cólicas abdominais.

2. Doenças da pele: 

Sendo um óleo anti-inflamatório eficaz, também é muito adequado para o tratamento da psoríase, eczema, micose, dermatite. Além disso, irritação alergia e também pode melhorar a condição da pele afetada pela acne e também é eficaz para o tratamento de onicomicose (unha fungo).

3. Antioxidante:

Graças à presença de vitaminas, sais minerais e ácidos graxos (especialmente ômega 3 e ômega 6), o óleo de cânhamo será muito útil para reduzir as rugas graças à sua ação regeneradora e antioxidante nos tecidos. Além disso, especialmente se você usar puro, você pode se beneficiar de suas propriedades. Recomendamos seu uso puro na pele à noite antes de dormir.

4. Reestruturação dos cabelos:

É um excelente produto de reestruturação para cabelos secos e crespos. Seus nutrientes penetram profundamente na fibra capilar e proporcionam maciez e brilho.

Em particular, recomenda-se fazer envoltórios e outros óleos vegetais úteis para cabelo, como o óleo de coco e do óleo de linhaça. Além disso, alternativamente, você pode usar óleo de cânhamo apenas nas pontas para reduzir e prevenir o fenômeno de pontas duplas.

Hidratantes e nutritivas as substâncias funcionais ativas contidas trazem muitos benefícios para a pele e cabelos, em particular se eles mostram desidratação profunda. Além disso, a presença de vitaminas B, A, C e PP e minerais como magnésio e ferro é muito importante.

5. Anti-caspa:

As propriedades antibacterianas do óleo de cânhamo têm uma ação efetiva no caso de caspa na pele e nos cabelos. Neste caso, é aconselhável aplicar óleo diretamente sobre a pele e massagear por alguns minutos. Além disso, este tratamento deve ser repetido regularmente para prevenir e tratar a caspa.

6. Sistema cardiovascular: 

Ajuda a reduzir os níveis de colesterol e triglicérides no sangue, fornecendo ajuda na prevenção cardiovascular.

7. Fortalece os ossos:

O óleo de cânhamo contém uma boa proporção de cálcio, potássio e magnésio, todos minerais que ajudam a preservar a saúde dos ossos.

Pra que serve o óleo de cânhamo:

É composto de vitamina K, necessária para a síntese de proteínas e enzimas. Além disso, a vitamina K, participa do processo de coagulação do sangue. Além disso, onde ajuda a melhorar a coagulação do sangue e prevenir sangramento e hemorragia. Por fim, a vitamina K está envolvida na formação do tecido ósseo.

O canabidiol (composto químico encontrado na planta Cannabis sativa), que faz parte do óleo de cânhamo, tem um forte efeito anti-inflamatório e antibacteriano.

Beta-sitosterol (substância encontrada nas plantas, são encontrada em frutas, legumes, nozes e sementes, em especial no óleo de abacate) ,afeta o metabolismo lipídico e inibe a absorção de colesterol no intestino. Além disso, o cheiro específico é devido ao conteúdo de terpenos, que têm efeitos analgésicos, anti-inflamatórios e de aquecimento.

Também contém Vitamina E, que é representada na forma de gama-tocoferol, que permite uma melhor absorção da vitamina pelo corpo e acúmulo em certos tecidos. Além disso, gama tocoferóis são antioxidantes poderosos naturais, graças à sua ação, o óleo tem uma maior capacidade de se ligar aos radicais livres do que o azeite e é especialmente recomendado para a prevenção da idade e do câncer.

Contraindicações:

O óleo de cânhamo não tem contraindicação verificada, no entanto, não é recomendado em doses muito altas para evitar problemas inesperados.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.