A urtiga contêm vitaminas do complexo B, proteínas e sais minerais, incluindo o ferro, cálcio, potássio, manganês, magnésio, silício e fósforo. Essa erva também é rica em clorofila, ácido fólico, acetilcolina, histamina, taninos, oligoelementos, caroteno, nitrogênio e ácido gálico.
O que é urtiga?
A urtiga é uma erva daninha que cresce perto de cada cerca, ela é conhecida como uma planta ardente e desagradável. Na verdade, a urtiga tem propriedades únicas.
A urtiga é uma planta selvagem que cresce rapidamente e prefere solo úmido, mas também é encontrada em nossos jardins e casas de veraneio. Além disso, as urtigas podem ser usadas em alimentos porém, ela é mais usada em medicamentos.
É assim chamada porque suas folhas são cobertas com pequenas agulhas afiadas que liberam uma combinação dolorosa de ácido fórmico, histamina, acetilcolina, serotonina 5-hidroxitriptamina (responsável por conduzir impulsos nervosos de um neurônio a outro) e outros compostos desconhecidos.
Ela é uma planta herbácea que cresce em todas as latitudes, tem rizomas ramificados e uma raiz forte, cresce de sessenta a duzentos centímetros. Além disso, algumas das substâncias dessa erva desaparecem quando a mesma é cozida ou seca.
Embora jardineiros e turistas historicamente tenham evitado urtigas, as folhas de urtiga desfrutam de uma onda de popularidade. Além disso, à medida que as pessoas mais uma vez encontram seus benefícios de saúde na culinária.
Para que serve urtiga:
Esta erva ardente é um achado na natureza, os benefícios dela são únicos. Além disso, é necessário usá-la com cautela, devido sua capacidade de engrossar o sangue.
A urtiga não pode ser usada por pessoas com pressão alta, apesar disso. Além disso, é um depósito de qualidades úteis tão necessárias à vida humana.
Desde a antiguidade, as urtigas têm sido utilizadas na fitoterapia (prevenção e o tratamento de doenças mediante o uso de plantas). Portanto, por possuírem propriedades extremamente benéficas para o corpo humano.
Benefícios da urtiga para saúde:
1. Efeito positivo na digestão:
Beba chá de urtiga para obter alívio da indigestão, náusea, gases, colite e doença celíaca. Além disso, a bebida também previne a diarreia, mata vermes e parasitas.
2. Reduz o colesterol no sangue:
Contém beta-sitosterol (substância que se encontra em frutas, legumes, nozes e sementes), que ajuda a reduzir a absorção do colesterol pelo corpo. Além disso, garante a saúde do coração e das artérias.
3. Fornece estrutura celular:
Ela é rica em flavonoides, como a quercetina, que possui propriedades antioxidantes. Além disso, o chá de urtiga ajuda a proteger o DNA e as membranas celulares dos danos causados pelos radicais livres.
4. Prevenir problemas da bexiga e pedras nos rins:
É um diurético natural que ajuda a manter o fluxo de água através dos rins e da bexiga. Além disso, impedindo assim o processo de cristalização (formação de cálculos) nos rins.
De acordo com o Journal of Herbal Pharmacotherapy, é possível remover toxinas do trato urinário com a ajuda do chá de urtiga, bem como aumentar o efeito de drogas usadas para tratar infecções do trato urinário.
5. Atua como um analgésico natural:
A planta tem sido usada desde tempos imemoriais para tratar a artrite. Pesquisas confirmam a conclusão de que o uso externo de extrato de suas folhas pode ajudar a aliviar a dor nas articulações. Além disso, juntamente com medicamentos anti-inflamatórios não esteroides (AINEs) ajuda as pessoas a reduzir a dose do último.
6. Pode curar eczema:
A urtiga ajuda a liberar as toxinas do corpo. Além disso, por sua vez, ajuda a limpar a pele e ajuda a tratar o eczema.
7. Remédio natural para alergia:
Previne e trata de alergias sazonais, como coceira, rinite alérgica e espirros. Ajuda reduzir a quantidade de histamina produzida no corpo em resposta a um alérgeno, então os médicos prescrevem que a urtiga liofilizada é para evitar o desenvolvimento da febre do feno.
8. Combater a anemia:
As mulheres grávidas são aconselhadas a beber chá para evitar o sangramento. Também funciona como um agente que estimula a produção de leite para as mães que amamentam.
As mulheres jovens também podem beber chá para evitar o inchaço e cãibras que acompanham o início do ciclo menstrual. O remédio também reduz miomas, regula o ciclo menstrual e previne os sintomas da menopausa em mulheres através da produção de estrogênio.
9. Problemas de pressão arterial:
A urtiga ajuda a reduzir os níveis de açúcar no sangue. Além disso, as propriedades diuréticas naturais também ajudam a manter a pressão sanguínea.
10. Reduz o sangramento interno:
É conhecida por reduzir a hemorragia uterina e intestinal. Além disso, não se esqueça de consultar um especialista se você tiver algum sangramento inexplicável, o chá também pode ser usado para tratar ferimentos leves.
11. Melhora a limpeza do corpo:
As propriedades curativas manifestam-se nas decocções feitas com essa erva, que tratam asma brônquica, disenteria, hidropisia, doenças hepáticas e renais, doenças de pele como furúnculos, herpes e acne. Além disso, caldos feitos ajudam a limpar eficazmente o corpo de toxinas e escória, devido ao teor e polissacarídeos.
12. Alivia dores menstruais:
A urtiga é usada para menstruação dolorosa que alivia a dor e melhora o bem-estar geral em dias críticos. Para aquelas mulheres que estão se preparando para a gravidez, será interessante por sua capacidade de expandir o lúmen das trompas de Falópio. Além disso, que por sua vez, reduz o risco de gravidez ectópica. E para as mães que se alimentam ajudará a aumentar a quantidade de leite materno.
Receitas com urtiga:
Sopa de urtiga
INGREDIENTES:
- Urtiga jovem;
- 2 cenouras;
- 3 batatas;
- 1 ovo;
- 1 cebola ou molho de cebolinha;
- Sal e especiarias.
MODO DE PREPARO:
- Acrescente em água fervente e pique finamente.
- Corte as cenouras e as batatas em pedaços pequenos e pique a cebola finamente.
- Coloque as batatas em água fervente, adicione as cebolas e as cenouras e deixe ferver por 10 minutos e acrescente e deixe-as ferver por 5 minutos.
- Bata o ovo com um garfo e despeje-o na sopa, mexendo sempre.
- Cozinhe a sopa por mais 5 minutos, adicione sal e tempero a gosto.
- Sirva com creme azedo.
Pilaf de urtiga
INGREDIENTES:
- 500 gramas de arroz;
- 500 g de cenoura;
- 200 g de cebola;
- 200 g de passas;
- 50 g de urtiga;
- 150 g de manteiga;
- Sal, temperos.
MODO DE PREPARO:
- Corte as cenouras em pequenos canudos ou rale em um ralador de beterraba.
- Além disso, corte a cebola em pequenos pedaços.
- Refogue as cenouras e as cebolas na manteiga até meio pronto.
- Além disso, lave o arroz em água fria e lave as passas.
- Escalde com água a ferver e pique finamente.
- Além disso, adicione arroz, passas , juntamente com a cebola e a cenoura, misture e despeje a água quente na proporção de 1: 2 de arroz.
- Salgue e deixe cozinhar abafado por alguns minutos até ficar cozido e adicione temperos.
- Além disso, desligue o fogo e deixe em infusão.
Malefícios:
Aborto Espontâneo:
Urtiga pode aumentar a atividade contrátil do útero e, assim, provocar um aumento no tônus e aumentar o risco de aborto espontâneo ou parto prematuro.
Também não é recomendado o uso em casos de cistos ou miomas uterinos. Seu uso também é perigoso na aterosclerose. Quanto os efeitos colaterais, se for consumido em excesso pode causar dor abdominal.
Reações Alérgicas:
Vale ressaltar que, podem ocorrer manifestações alérgicas como vermelhidão, ardor e prurido. Para evitar efeitos indesejáveis e descobrir contraindicações, procure um médico.
Doenças associadas ao risco de coágulos sanguíneos ou aumento da coagulação sanguínea:
O uso da erva não é indicado em casos de trombose, varizes, tromboflebite e outros, pois a planta pode agravar tais condições. Em caso de hipertensão, também não vale a pena arriscar.