Além do uso culinário do manjericão, também serve para a saúde, é uma boa alternativa para promover a saúde pulmonar, hepática, ocular, rena e óssea. Além disso, o manjericão é uma erva comum na maioria das nossas cozinhas que, além de saborear bem nossos pratos, ele pode também ser útil para ter corpos mais saudáveis.
É uma das ervas mais amadas do mundo e é usado em pratos tradicionais em todo o mundo. É um excelente tratamento de saúde alternativo para muitas doenças menores. Todas as suas variedades possuem composições químicas únicas e individuais.
O que é manjericão?
Criado originalmente na Ásia e no Oriente Médio, o manjericão percorreu o mundo ao longo da trilha das especiarias. Ele foi cultivado e usado por 5000 anos e tem centenas de variedades e agora é cultivado em muitos países.
O manjericão é uma erva amplamente usada que é fácil de encontrar em quase todas as mercearias e mercados de fazendeiros. A planta aromática é um membro da família da menta, e é nativa de regiões tropicais em toda a Ásia e África, mas muitos cozinheiros de todo o mundo cultivam manjericão em casa.
As folhas podem ter uma variedade de sabores como pungente, forte ou mesmo doce. Tem um cheiro muito relaxante. Existem diferentes tipos de manjericões, como o tailandês, limão, e o azul Africano.
Para que serve:
Um de seus principais benefícios são as suas qualidades anti-bacterianas. Outro benefício é suas propriedades anti-inflamatórias, ele tem um ingrediente ativo chamado Eugenol, que tem propriedades anti-inflamatórias, por isso pode ajudar a reduzir o risco de câncer e diabetes.
Muitos médicos naturopatas prescrevem manjericão no tratamento de diabetes, distúrbios respiratórios, alergias, impotência e infertilidade. Isso pode ser porque ele contém ácido cinâmico, que foi encontrado para melhorar a circulação, estabilizar o açúcar no sangue e melhorar a respiração em pessoas com distúrbios respiratórios.
Sabe-se também que esta erva é muito rico em antioxidantes, especialmente quando é usado como extrato ou óleo. Esses antioxidantes podem proteger seu corpo contra os danos dos radicais livres associados ao envelhecimento, algumas doenças da pele e a maioria das formas de câncer.
Os antioxidantes tornaram-se uma parte importante de manter nossos corpos saudáveis, e o manjericão pode estar entre as fontes mais seguras e eficazes desses compostos vitalizadores.
Quais os benefícios do manjericão?
1. Propriedades antimicrobianas:
Esta erva tem se mostrado um forte antimicrobiano. Óleos voláteis de manjericão, que incluem estragole, linalol, cineol, eugenol, sabineno, mirceno e limoneno, foram mostrados para travar o crescimento de bactérias nocivas.
Descobriu-se até que os óleos de manjericão pararam o crescimento de micróbios resistentes a antibióticos, que estão se tornando um problema com o uso excessivo de antibióticos.
2. Propriedades anti-câncer:
A erva é cheia de antioxidantes, compostos que combatem os radicais livres e ajudam a prevenir o câncer. A maioria deles são compostos chamados flavonoides, que são poderosos e que desempenham um grande papel na proteção das células contra danos e também são poderosos anticancerígenos.
3. Prevenção de doenças crônicas:
No que diz respeito à doença cardíaca, a erva demonstrou diminuir os níveis de triglicerídeos e colesterol no sangue. O manjericão doce também foi encontrado para bloquear a formação de coágulos sanguíneos, o que poderia prevenir ataques cardíacos e derrames.
O manjericão também é uma boa fonte de beta-caroteno, um poderoso antioxidante que é convertido no corpo em Vitamina A e é conhecido por impedir que o colesterol se acumule nas artérias.
Em termos de prevenção do diabetes, extratos desta erva, foram mostrados para diminuir os níveis de glicose no sangue nos animais de laboratório e em indivíduos diabéticos.
4. Ajuda a combater o estresse:
Estudos mostram que o manjericão tem um forte potencial para atuar como um adaptógeno natural, um fitoterápico que ajuda o corpo a se adaptar ao estresse e normalizar os efeitos nocivos dos estressores nos processos corporais.
5. É um antidepressivo:
Os benefícios do manjericão também se aplicam a pacientes com transtornos mentais ou de humor, incluindo depressão e ansiedade. O manjericão é considerado um antidepressivo, porque pode afetar positivamente a função cerebral no córtex adrenal, ajudando a estimular os neurotransmissores que regulam os hormônios responsáveis por nos tornar felizes e energéticos.
6. Ajuda melhorar a digestão:
O manjericão equilibra os ácidos no corpo e restaura o nível correto de pH do corpo. Pode melhorar a digestão e imunidade, ajudando bactérias saudáveis a prosperar na microflora intestinal, bem como a reduzir as bactérias nocivas que podem causar doenças.
O manjericão, pode ajudar a melhorar a digestão, devido sua capacidade de ajustar o equilíbrio do fluido ideal, mantendo-o hidratado e agindo como um diurético quando há excesso de água.
Malefícios:
A planta contém uma pequena quantidade de mercúrio que impõe certas restrições ao seu uso. Para evitar efeitos colaterais, não use manjericão nos seguintes casos: trombose, hipertensão, diabetes, pacientes com epilepsia, angina, doença cardíaca coronária, mulheres grávidas e lactantes, com intolerância individual e alergias.