O azeite de oliva possui uma longa lista de benefícios à saúde bem evidenciados como alimento individual e como principal meio de cozimento da dieta. Além disso, o uso do azeite de oliva na medicina se espalhou por toda parte, uma vez que, as pessoas usam azeite de oliva como ajuda digestiva, laxante, tônico de ressaca e até como afrodisíaco.
Porém, hoje em dia este elixir âmbar é mais conhecido como um componente-chave do padrão alimentar mediterrânico, altamente avaliado pelo seu impacto em várias áreas da saúde.
O azeite de oliva é o coração da cozinha mediterrânea, que recebeu reconhecimento e foi difundido em todo o mundo.
O antigo poeta Homero chamava azeite de ouro líquido, Hipócrates estudava suas propriedades benéficas e o poeta espanhol, Federico García Lorca, compôs versos em sua homenagem.
O que é azeite de oliva?
O azeite de oliva provêm de azeitonas. Seu uso remonta de 6.000 anos atrás, sendo originário do Irã, Síria e Palestina, antes de fazer o seu caminho para o Mediterrâneo, onde seus olivais são mais conhecidos.
Historicamente, o azeite de oliva tem sido usado em cerimônias religiosas e na medicinal tradicional, e se tornou uma importante fonte de alimento para muitas culturas.
O azeite é um produto importante para manter a saúde e a beleza.
É amplamente utilizado não só em culinária e na medicina, mas também no campo da cosmetologia, ajudando a restaurar a beleza do cabelo, bem como a pele jovem.
Para que serve:
O azeite de oliva é rico em ácido oléico, que promove ótimos processos metabólicos e ainda fortalece as paredes dos vasos sanguíneos.
Seus ácidos graxos ômega-9 ajudam a reduzir a pressão arterial, normalizam os níveis de colesterol no sangue e são úteis para a prevenção do diabetes e da obesidade.
O azeite, que é rico em ácido linoleico, que acelera a cicatrização de feridas e ajuda a melhorar a visão. Além disso, ainda contém vitaminas A, D e K que fortalecem as paredes intestinais e o tecido ósseo.
A vitamina E, presente no azeite, é um antioxidante altamente ativo, suaviza a pele, faz o cabelo brilhar e retarda o processo de envelhecimento.
Quais os benefícios do azeite de oliva?
1. Purifica o sangue:
Em primeiro lugar, o azeite de oliva não contém colesterol, ele é composto por ácidos graxos e vitaminas.
Como resultado, recomenda-se substituir quaisquer outros óleos e gorduras da dieta por azeite, especialmente os de origem animal.
E para aqueles que sofrem de aterosclerose e doenças dos vasos sanguíneos, essas propriedades benéficas são ainda mais relevantes.
Para as pessoas que sofrem desses problemas, mudar para o azeite significa reduzir o nível de colesterol no sangue e aliviar os sintomas da doença.
2. Melhora a digestão:
Tem um efeito muito suave no estômago e nos intestinos. Este produto também contribui para o fluxo abundante de bile no duodeno.
Os benefícios do azeite de oliva também estão no fato de que, junto com ele, muitos outros componentes do alimento, que entram no tubo digestivo ao mesmo tempo, são muito mais fáceis e mais rapidamente absorvidos.
3. Ajuda a perder peso:
Para aqueles que estão lutando com o excesso de peso, o teor calórico de azeite – mais de 900 kcal / 100 gramas – pode parecer monstruoso.
De fato, se você precisa perder peso ou mantê-lo dentro de certos limites, recomenda-se limitar o consumo de azeite a uma ou duas colheres de chá por dia.
Porém, ao contrário, em caso de trabalho físico intenso e esportes ativos, o uso do azeite de oliva será útil no momento certo, pois será uma excelente fonte de energia facilmente digerível.
4. Ajuda contra o câncer:
A composição do azeite, assim como a composição das azeitonas, contém uma grande quantidade de antioxidantes naturais, que são conhecidos como neuroprotetores.
Especialmente, estas propriedades curativas do azeite de oliva foram demonstradas em alguns estudos médicos sérios, cujos resultados mostraram que, com o uso regular, a probabilidade de desenvolver câncer de mama em mulheres é quase reduzida pela metade.
Mas, devido à ingestão de antioxidantes em todos os órgãos e tecidos do corpo, esse efeito se manifestará da mesma maneira em relação a outras partes do corpo.
5. Ajuda na formação de ossos:
Isso nos permite recomendar azeite de oliva, cujas suas propriedades benéficas ajudam a acelerar os processos de formação óssea e normalização de seu crescimento, para consumo não só para idosos e para aqueles que sofrem de várias doenças, mas também para crianças.
6. Melhora a função cerebral:
O azeite de oliva melhora função cerebral, pois limpa a mente, restaura a memória e ajuda a eliminar a depressão. Acontece que a composição do azeite inclui a substância óleo quântica, que ajuda a neutralizar e eliminar toxinas de tecidos e células cerebrais.
E quanto mais óleo consumimos, menos lixo permanece na cabeça. Como resultado, o cérebro começa a trabalhar de maneira mais rápida e eficiente.
A propósito, o uso do azeite de oliva como uma cura para as ressacas e dores de cabeça é baseado neste efeito. Uma ou duas colheres de chá podem aliviar quase completamente a dor.
O uso regular de azeite de oliva, e a substituição de outros tipos de óleos vegetais da dieta por esse óleo, reduzirá o risco de desenvolver a doença de Alzheimer.
Porém para extrair esse benefício do produto, é necessário começar a consumi-lo o mais rápido possível.
7. Ajuda normalizar a pressão:
O potássio, que faz parte do azeite, é um dos mais importantes reguladores do trabalho do músculo cardíaco.
A velocidade, amplitude e o ritmo como o coração irá contrair, depende desse mineral, pois ele controla quanto sangue e quanto volume será bombeado através dos vasos sanguíneos.
Portanto, o consumo de azeite fornece propriedades benéficas associadas ao potássio, evitando, por exemplo, o endurecimento das artérias e aumentando a elasticidade das paredes dos vasos sanguíneos.
8. Contém composição única:
O principal segredo do azeite de oliva, é que sua composição única é uma verdadeira despensa de componentes úteis que são absorvidos pelo corpo humano em quase 100%.
Azeite contém uma grande quantidade de antioxidantes e vitamina E, que ajuda a absorver as vitaminas A e K. O resultado desta “reação em cadeia” natural é o rejuvenescimento geral do corpo, melhorando a condição da pele, cabelo e unhas.
Receitas com azeite de oliva:
1. Óleo de pimenta
Em uma garrafa de azeite – é melhor usar extra-virgem – jogue um pouco de pimenta vermelha fresca (para menos nitidez, você pode tirar as sementes), feche a garrafa e deixe-a por alguns dias em repouso.
A quantidade de dias deve ser suficiente para que o óleo obtenha um sabor apimentado distinto.
Malefícios:
Nenhum efeito colateral encontrado!