O kiwi ou groselha é uma fruta que tem inúmeros benefícios para a saúde ela é chinesa é nativo da China. No entanto, as frutas se tornaram populares na Nova Zelândia, e as pessoas neste país começaram a cultivar frutas em grandes quantidades.
Na China, as pessoas usam kiwi para produzir vários tipos de alimentos e remédios. não é apenas saboroso, mas também uma fruta incrivelmente necessária para saúde. Além disso, o fruto recebeu seu nome em homenagem a uma ave chamada Kiwi.
O que é o kiwi?
Os kiwis são nativos do centro-norte e leste da China. A primeira descrição registrada dos remonta à China do século XII durante a dinastia Song.
Como geralmente era coletado da natureza e consumido para fins medicinais, a planta raramente era cultivada em casa.
A fruta tornou-se popular entre os militares britânicos e americanos, estacionados na Nova Zelândia, durante a Segunda Guerra Mundial, em seguida foi exportada para a Grã-Bretanha e logo depois para a Califórnia.
Para que serve o kiwi?
O kiwi é um alimento com baixo teor de gordura que pode ser apreciado como parte de uma dieta saudável para o coração. Um Kiwi tem menos de 1 grama de gordura, proveniente de ácidos graxos poli-insaturados.
Está provado que os flavonoides e carotenoides contidos nesta fruta têm um efeito anti-carcinogênico, protegem o DNA da oxidação e previnem a formação de células cancerígenas.
Ela é bastante apreciado por aqueles que monitoram sua saúde e estética corporal, pois tem poucas calorias e nenhuma gordura e é rico em fibras, essencial para o funcionamento normal do sistema digestivo.
Ela é necessário para mulheres grávidas, pois contém muito ácido fólico, necessário para a produção de células sanguíneas no útero.
Benefícios do kiwi para saúde:
1. Alta fonte de vitamina C:
A vitamina C age como poderoso antioxidante, eliminando os radicais livres que podem causar inflamação ou câncer. Também ajuda a aumentar a imunidade do corpo contra patógenos nocivos.
2. Melhora o sistema respiratório:
Graças à vitamina C e outros antioxidantes, o consumo de kiwi tem efeitos positivos contra resfriados e gripes, que são dois dos problemas mais frequentes do sistema respiratório.
Desta forma, a eficácia no tratamento da congestão nasal em idosos saudáveis na Espanha, Nova Zelândia e China, bem como em pacientes com intestino irritável, foi demonstrada.
3. Melhora o humor:
O kiwi causa um efeito positivo no humor das pessoas que não incluem uma grande quantidade de frutas e vegetais na sua dieta diária. Seu consumo favorece a redução da fadiga, e aumenta a energia, melhorando o humor de forma geral.
4. Melhora o sistema digestivo:
O fruto promove o trânsito intestinal saudável contribuindo, assim, para ter uma flora microbiana saudável. Isso ocorre, devido o fato do Kiwi tem o dobro da fibra solúvel e insolúvel, pois as fibras melhoram o trânsito intestinal, previnem a constipação e aumentam a saciedade.
5. Poderoso antioxidante:
A vitamina C contida no kiwi é um aliado perfeito para prevenir o envelhecimento, pois mantém as células jovens e preserva a saúde do nosso corpo.
Seu uso é recomendado especialmente em pessoas que sofrem de diabetes, alergias, mulheres grávidas, idosos, mulheres na menopausa, pessoas com problemas de visão e doenças e infecções, como o vírus HIV ou herpes.
6. Benéfico na gravidez:
O ácido fólico é uma vitamina essencial antes, durante e após a gravidez . É básico para o desenvolvimento celular do embrião, e sua falta é responsável por certas malformações no feto.
Embora seja necessário tomar o suplemento indicado pelo médico, também é possível aumentar a quantidade de ácido fólico naturalmente com a ingestão de kiwis.
7. Ajuda a perder peso:
O kiwi contêm muita água e poucas calorias. Portanto, é um alimento que permite perder peso. Também é muito diurético, por isso ajuda a eliminar o excesso de fluidos.
8. Reduz doenças cardíacas:
Problemas relacionados ao coração são uma grande ameaça hoje em dia. Você pode reduzir o risco de doença cardíaca, impedindo a coagulação do sangue. Embora a aspirina seja conhecida por reduzir a coagulação do sangue, ele faz a mesma coisa, mas não tem efeitos colaterais.
9. Fortalece os ossos:
O cobre, magnésio e potássio que um kiwi contém fortalece os dentes e ossos, assim, mantém o funcionamento dos nervos, músculos e órgãos. Por esta razão, é um alimento adequado para aquelas pessoas que sofreram com ossos quebrados, lesões musculares ou que sofrem de osteoporose.
Malefícios do kiwi:
O kiwi contém actinidina, que pode ser um alérgeno para alguns adultos e crianças. Os sintomas mais comuns são coceira e dor na boca. Os sintomas graves mais comuns é o chiado e a anafilaxia, que embora rara, pode ocorrer.