As ameixa é rica em antioxidantes, que são úteis para reduzir a inflamação e proteger as células dos danos causados pelos radicais livres. São particularmente ricos em antioxidantes polifenóis, que têm efeitos positivos na saúde óssea e podem ajudar a reduzir o risco de doenças cardíacas e diabetes.
O que é ameixa?
A ameixa silvestre, da qual todas as variedades modernas se originaram, combina as qualidades de ambos os ancestrais: tais como sabor, riqueza em nutrientes, resistência ao frio, além da cor preta.
Além disso, ela é rica em minerais, vitaminas e outras substâncias importantes para a vida do corpo.
Uma média de 100 gramas de fruta contém 30 Kcal. Também é rica em proteínas, carboidratos, fibras alimentares, ácidos orgânicos livres, potássio, cálcio, sódio, fósforo, magnésio, cromo, zinco, iodo, manganês e vitaminas.
Para que serve a ameixa?
Essas frutas são muito boas para limpar os intestinos. Elas também ajudam a estimular as contrações musculares e seus produtos derivados são muito bons como um laxante suave.
Dadas estas propriedades, elas são recomendadas para comer em caso de constipação, bem como no caso de atonia intestinal.
Está provado por estudos o uso da ameixa na capacidade de remover o colesterol prejudicial do corpo. Devido ao seu teor de potássio, têm um efeito diurético e também ajudam a eliminar os sais necessários.
Benefícios da ameixa para saúde:
1. Boa para o intestino:
A ameixa é especialmente útil para pessoas que sofrem de constipação, devido as fibras que agem como um laxante. Além disso, tem um efeito diurético, que é útil contra doença renal.
2. Bom para o humor:
O uso regular de ameixa, contribui para o bom humor das pessoas, porque as vitaminas contidas nelas do grupo B têm um efeito positivo no sistema nervoso humano.
3. Baixa em caloria:
O valor energético desta fruta é de aproximadamente 49 Kcal / 100 g. Além disso, ela tem um baixo teor de gordura. A ameixa é saturada com ácidos orgânicos e fibras, o que tem um efeito positivo no metabolismo.
4. Bom para o coração:
Pesquisas mostram que uma ameixa de tamanho médio contém até 113 miligramas de potássio. O potássio é um mineral que é bom por sua capacidade de ajudar a controlar a pressão arterial e reduzir a incidência de um acidente vascular cerebral, entre outras doenças cardíacas.
5. Ajuda com a digestão:
As ameixas, especialmente as secas, pois elas são ricas em fibras, e cada contém um grama de fibra. Além disso, esta fruta seca é uma maneira comprovada de ajudar a pessoa a manter os intestinos regulados.
6. Saúde óssea:
Alguns estudos realizados mostram que ameixas secas podem ajudar a restaurar a massa óssea. Isto é importante na prevenção da osteoporose, que leva a ossos fracos. Comer cerca de 10 ameixas todos os dias pode ajudar o corpo a ter uma maior densidade mineral óssea.
7. Rica em vitamina C:
A Vitamina C é importante em: reduzir as chances de pegar um resfriado ou gripe, minimizando os efeitos das infecções recorrentes do ouvido e evita a oxidação do colesterol pelos radicais livres. Isso na prática reduz o desenvolvimento de condições como asma, câncer de cólon, artrite reumatoide e osteoartrite.
Malefícios da ameixa:
Para pessoas diabéticas e que sofrem de obesidade, o consumo desse fruto é contraindicado. Além disso, as ameixas podem ser prejudiciais à saúde das crianças, pois podem causar dores de estômago, distúrbios intestinais e diarreia, principalmente se forem consumidas na forma de sucos.
O consumo de ameixa para quem tem gota e reumatismo, também não é indicado, pois devido ao efeito diurético da fruta, uma quantidade excessiva de líquido será removida do corpo.