O óleo de coco é um alimento saudável para o coração, que ajuda a manter seu corpo funcionando de maneira uniforme e eficiente de várias maneiras. Além disso, o óleo de coco pode ser chamado de um produto universal, porque é usado em muitas preparações culinárias e também na medicina natural.
Ele possui cálcio, fósforo, vitamina A, vitamina B, vitamina C e vitamina E, que são substâncias valiosas que preservam a beleza e a juventude.
O óleo de coco é extremamente versátil e deve estar em todos os lares, por ser um produto natural, feito sem o uso de aromas, fragrâncias, espessantes, corantes e outros produtos químicos.
Todas as propriedades benéficas deste são incorporadas nele pela própria natureza, por isso não precisa de aditivos artificiais, e muitas vezes prejudiciais.
O que é óleo de coco?
O coco é uma fruta que cresce em uma palmeira alta e esbelta com folhas longas e densas. O fruto do coqueiro tem forma arredondada, pode atingir um peso de 1,5 a 2,5 kg e um comprimento de até 30 cm, a superfície do coco é coberta por fibras duras e conchas fortes e seu interior contém uma polpa branca e doce.
O óleo derivado do coco é um óleo estável que não se decompõe a altas temperaturas, por isso é um dos alimentos mais saudáveis.
Composição:
O principal componente do óleo de coco são os ácidos graxos poli-insaturados, reconhecidos pelos cientistas como vitais para os seres humanos.
Uma vez que eles não são sintetizados pelo corpo, eles só podem ser obtidos de fora. Este óleo é uma das melhores fontes dessas substâncias. Ele contém ácidos graxos:
- Mirístico;
- Láurico;
- Oleico;
- Palmítico;
- Caprílico;
- Linolênico;
- Araquidônico;
- Esteárico;
- Capric.
Além disso, o produto possui cálcio, fósforo, bem como vitamina A, vitamina C e vitamina E, que são substâncias valiosas que preservam a beleza e a juventude.
Tipos:
Existem dois tipos de óleo de coco – não comestíveis e comestíveis. Este último pode ser encontrado nas lojas que vendem produtos para fins culinários.
Sua singularidade reside no fato de que, quando aquecido, não emite substâncias cancerígenas. Eles podem substituir o óleo de girassol habitual e, em seguida, os pratos adquirem um sabor refinado. É apropriado para confeitaria, pratos doces e vegetais, frutos do mar, molhos para salada e para adição á cereais e bebidas.
Os fabricantes usam esse produto como aditivo alimentar para a produção de margarina e recheios para bolos.
Para que serve:
Óleo de coco é de suma importância para saúde, pois é eficaz para ajudar a hidratar a pele, melhorar a função da tireoide, ajuda regular o metabolismo e diminui o colesterol.
Quais os benefícios do óleo de coco?
1. Ajuda a hidrata a pele:
Quem quiser prolongar a juventude da pele, preservar sua elasticidade, e prevenir o aparecimento de rugas, deve prestar atenção ao óleo de coco.
Para alcançar resultados máximos, será melhor usá-lo aplicando no rosto ou no corpo. Isso é especialmente necessário no inverno, quando a pele precisa de hidratação adicional.
2. Diminui o colesterol:
Estudos indicam que o óleo de coco é bom para reduzir o colesterol ruim no sangue. Isso, por sua vez, minimiza o risco de danos às artérias, ajuda a evitar a aterosclerose e outras doenças cardíacas.
3. Melhora a imunidade:
Muitos fatores afetam nossa imunidade, incluindo vários vírus e bactérias. Se o corpo não tem força suficiente para combatê-los, isso leva à doença. Para que as funções de proteção do corpo não enfraqueçam, certifique-se de incluir na dieta óleo de coco.
4. Ajuda no tratamento capilar:
Ele também é efetivamente usado para tratar cabelos, ele irá prevenir contra as pontas duplas dos cabelos, protegê-los, hidratar profundamente, e torná-los sedosos. Além disso, “desenrola” bem os cabelos longos e define os cachos.
5. Bronzeamento:
O óleo natural, além de outros benefícios, é usado com sucesso na forma pura antes e depois do banho de sol.
6. Ajuda na perda de peso:
Para pessoas que tentam perder peso, é recomendado o uso de óleo de coco, sua singularidade reside no fato de que ele não se transforma em gordura, mas é imediatamente convertido em energia. Além disso, alimentos cozidos com óleo aceleram o metabolismo e fornecem saciedade.
É também um produto ideal para pessoas que treinam duro, a gordura é imediatamente convertida em energia, que é tão necessária durante o treinamento.
7. Reduz o risco de doenças cardíacas:
Os cientistas confirmam o efeito milagroso do óleo de coco na nossa saúde. Muito melhor que outros óleos. Notou-se que o seu uso pode reduzir o nível de colesterol LDL “ruim” em favor do “bom”, portanto, reduz o risco de aterosclerose e doenças cardíacas.
8. Ajuda a controlar diabetes:
Em um estudo recente, cientistas descobriram que o óleo ajuda não apenas a lidar com o problema da obesidade, mas também reduz o risco de desenvolver diabetes.
Além disso, se o médico já fez tal diagnóstico, o óleo de coco se tornará uma ferramenta indispensável no controle dos níveis de açúcar no sangue. Isto é devido ao mesmo processo de metabolização rápida, que mencionamos anteriormente.
9. Ajuda a regular o metabolismo:
Ele é facilmente digerido e não sobrecarrega o fígado. Ao mesmo tempo, o corpo usa o óleo de coco como combustível para produzir energia e não o expõe na forma de gordura.
10. Melhora a função da tireoide:
É um remédio bem conhecido para melhorar a função da tireoide e controlar o açúcar no sangue. Se você tiver problemas com a sua tireoide, você pode querer incluir o óleo em sua dieta.
11. Para o cabelo:
- Melhora a aparência;
- Dá brilho e suavidade;
- Aumenta a elasticidade e suavidade;
- Fortalece os bulbos e previne a perda;
- Restaura;
- Reduz a quebra;
- Protege contra influências externas;
- “Solda as pontas”;
- Elimina a caspa.
12. Melhora a função da tireoide:
Óleo de coco é um remédio bem conhecido para melhorar a função da tireoide e controlar o açúcar no sangue. Se você tiver problemas com a sua tireoide, você pode querer incluir este óleo na sua dieta.
Receitas com óleo de coco:
1. Creme nutritivo:
Não só nutre, mas também hidrata. Para fazer basta derreter 60 ml do produto com uma colher de azeite, em seguida, adicione uma gota de benjoim à mistura e, em seguida, 10 gotas de óleo de palmarosa e pau-rosa. Não use mais do que duas semanas.
2. Máscara purificante:
Para fazer, use duas colheres de iogurte combinadas com uma colher de vinagre de maçã e três gotas de óleo.