O Maracujá tem um efeito sedativo suave, reduz a pressão arterial elevada e regula os níveis de açúcar no sangue. A fruta também é rico em vitaminas A, vitaminas B, vitaminas C e minerais (cálcio, potássio, ferro, magnésio, fósforo e zinco). Para saber mais desses e outros benefícios continue lendo o artigo até o final.
A variedade roxa do maracujá é caracterizada por tamanhos menores de frutos, mas com um aroma mais rico e sabor doce do que os amarelos, portanto frutas amarelas são usadas principalmente para fazer sucos, e frutas vermelhas e roxas são valorizadas por sua saborosa polpa.
Origem:
O nome do maracujá vem da língua da tribo tupi-guarani, onde é enfatizado na última sílaba. Em russo, o nome da fruta com o acento na penúltima sílaba veio da Polônia. Maracujá é a flor nacional do Paraguai.
O nome “maracujá” foi dado ao maracujá por missionários católicos que encontraram na estrutura vegetal uma analogia com a Sagrada Escritura: 3 unhas da crucificação, coroa de espinhos, 5 feridas de Cristo e 10 apóstolos remanescentes fiéis. Além disso, o valor calórico do maracujá em 100 gramas é de 97 kcal.
Benefícios do maracujá:
- Eles reduzem o colesterol no sangue, servem como alimento para as bactérias benéficas do intestino e normalizam a digestão.
- Fortalece o sistema imunológico, protege o corpo contra o câncer e do envelhecimento prematuramente, além de aumentar a força dos vasos sanguíneos.
- Previne a pele seca, cabelo, rugas precoces, fortalece a visão e fortalece a imunidade.
- Retarda processos inflamatórios no corpo, dilata os vasos sanguíneos, remove toxinas e participa na produção de hormônios importantes (testosterona, tiroxina).
- Regula o equilíbrio de sal de água, normaliza a pressão sanguínea e a frequência cardíaca e melhora a função cerebral.
- Aumenta a força dos ossos, unhas e dentes, e ajuda a manter o equilíbrio ácido-base normal do sangue.
- Transporta oxigênio aos tecidos e órgãos internos, previne a anemia e protege a saúde do sistema reprodutor.
- O Maracujá evita a gastrite.
Para que serve:
A composição do maracujá inclui um grande número de nutrientes. Por exemplo, a fibra melhora significativamente o sistema digestivo, e também ajuda a prevenir a ocorrência ou curar a gripe. A fruta é usada como um agente antimicrobiano. Além disso, o maracujá apresenta efeitos antipiréticos(combate a febre) e laxativos(efeito laxante). Os componentes da fruta também podem reduzir os níveis de colesterol.
Maracujá tem um efeito diurético. Ele é usado para se livrar de edema, ajuda no tratamento de doenças do trato urinário, rins e fígado.
Devido ao fato de que alivia o corpo de ácido úrico e outros produtos de decomposição, o trabalho do sistema digestivo como um todo é melhorado. É importante notar também que as frutas têm um efeito calmante no corpo.
Receita com maracujá:
INGREDIENTES:
- 400 ml de creme;
- 100 ml de leite;
- 60 g de açúcar refinado;
- 1 colher de chá de pasta de baunilha;
- 125 g de lichias, além de frutas inteiras para decorar;
- 3 pacotes de gelatina;
- ½ colher de sopa de Maracujá;
- 2 Maracujás maduros.
MODO DE PREPARO:
- Faça a geleia de Maracujá primeiro.
- Aqueça o suco de Maracujá e o açúcar em uma panela, mexendo até o açúcar estar completamente dissolvido. Enquanto isso, coloque os 2 sacos de gelatina em água fria e deixe de molho por cerca de 5 minutos até ficar pastoso.
- Tire o suco do fogo.
- Adicione a gelatina e mexa até derreter, em seguida, misture as sementes de Maracujá.
- Despeje em 6 copos, ou em um recipiente semelhante.
- Deixe esfriar por 1 hora ou até que esteja firme.
- Bata o creme, leite, açúcar e a pasta de baunilha no liquidificador.
- Peneire e despeje em uma panela.
- Deixe esfriar até a temperatura ambiente.
- Mexa e despeje nos moldes.
- Refrigere por pelo menos 3 horas ou até um dia, para definir. Pode ser feito um dia à frente.
- Quando estiver pronto para servir, despeje água fervente em uma tigela.
- Mergulhe os lados de cada molde na água, segurando-o por um segundo.
Malefícios:
Tem alguns efeitos colaterais comuns, se você tomar uma grande quantidade, como náuseas, confusão e algum prejuízo de memória. Além disso, algumas pessoas podem ter outros distúrbios, como acidente vascular cerebral, demência, etc.
Além disso, arritmias e contração muscular são alguns dos graves efeitos colaterais do Maracujá. O ritmo cardíaco anormal aumenta o risco de ataque cardíaco, derrame e pressão alta. Se uma pessoa tiver palpitações no coração, tem que parar imediatamente de consumir o Maracujá.
O Maracujá pode prejudicar o sistema digestivo de uma criança pequena, por isso não é recomendado incluir o produto na dieta de crianças menores de 3 anos de idade.