O cuscuz é agora consumido em todo o mundo. Na verdade, ele pode ser encontrado nas prateleiras da maioria das mercearias. É um produto de grãos processados feito de bolinhas de trigo duro ou farinha de sêmola.
Benefícios do cuscuz para saúde:
1. Rico em selênio:
O selênio no cuscuz pode ajudar a diminuir o risco de doença cardíaca, reduzindo a inflamação e o estresse oxidativo em seu corpo. Sua função antioxidante também pode ajudar a reduzir o acúmulo de placa bacteriana e o colesterol LDL “ruim” nas veias e paredes das artérias.
2. Diminuir o risco de câncer:
Alguns estudos ligaram especificamente a deficiência de selênio a um risco aumentado de câncer de próstata. Além disso, o consumo de quantidades adequadas de selênio, em combinação com as vitaminas C e E, mostrou diminuir o risco de câncer de pulmão em fumantes.
3. Aumentar o sistema imunológico:
O selênio no cuscuz também pode dar um impulso ao sistema imunológico. Além disso, este antioxidante ajuda a reduzir a inflamação e aumenta a imunidade, diminuindo o estresse oxidativo em seu corpo.
Estudos mostraram que, embora o aumento dos níveis sanguíneos de selênio melhore a resposta imunológica, uma deficiência pode prejudicar as células imunes e sua função.
4. Boa fonte de proteína á base de plantas:
As proteínas à base de plantas contêm apenas alguns aminoácidos essenciais e, com exceção da soja e da quinoa, são consideradas incompletas.
proteínas à base de plantas é essencial em dietas vegetarianas e veganas, tornando o cuscuz uma ótima opção alimentar. No entanto, deve ser combinado com outras proteínas vegetais para garantir que você obtenha todos os aminoácidos essenciais.
Dietas ricas em proteínas vegetais têm sido associadas a um risco menor de derrame, câncer e morte por doença cardíaca.
5. Muito fácil de preparar:
O cuscuz é muitas vezes considerado uma alternativa saudável para massas desde que é feito de farinha de trigo integral. Outros tipos de massas são tipicamente mais refinados.
Propriamente cozido, é leve e fofo. Além do mais, ele tende a ter o sabor de outros ingredientes, tornando-o muito versátil.
Além disso, o cuscuz pode ser adicionado a saladas ou servido como acompanhamento de carnes e legumes. No entanto, ele também pode ser combinado com outro grão, como quinoa, arroz integral ou farro, além de legumes, para adicionar mais nutrientes e aminoácidos à sua dieta.