As receitas para eliminar o tártaro em apenas 2 minutos pois estas receitas possui ingredientes naturais e não prejudicam a saúde. Muita gente diz que o sorriso é o “cartão de visita” de uma pessoa. E, para manter dentes bonitos, não há muito segredo: é preciso cuidar da saúde bucal de uma forma geral.
O que é tártaro?
O tártaro, as vezes também chamado de cálculo, é a placa bacteriana ou biofilme dental que endurece na superfície dos dentes. Além disso, ele também pode se formar sob a gengiva e irritar os tecidos gengivais.
No entanto, o tártaro dá à placa bacteriana um espaço maior e propício para o seu crescimento, o que pode levar a problemas mais sérios como as cáries e gengivite.
Como saber se tenho tártaro?
Ao contrário da placa bacteriana que é uma película incolor, ele é uma formação mineral facilmente visível, se estiver acima do nível da gengiva. O sinal mais comum é uma cor marrom ou amarela nos dentes na região da margem gengival. Só o dentista pode diagnosticar e remover o tártaro.
Receitas para eliminar o tártaro em apenas 2 minutos:
1. Bicarbonato de Sódio:
O bicarbonato de sódio é um dos remédios clássicos para eliminar o tártaro que se formam nos dentes. Este ingrediente é abrasivo, freia a ação dos ácidos prejudiciais e inibe a proliferação bacteriana que dá lugar a perigosas infecções.
Ingredientes:
– 1 colher de chá de bicarbonato de sódio (5 g)
– 1/4 de colher de chá de sal (1,2 g)
Modo de preparo:
- Em primeiro lugar, combine os dois ingredientes, umedeça-os com um pouco de água e esfregue-os sobre os dentes com sua escova.
- Deixe agir durante 5 minutos e enxágue com bastante água.
- Evite ingerir o produto.
2. Folhas de salsinha:
Esta planta tem propriedades antibacterianas e adstringentes que contribuem para melhorar a saúde bucal em geral. Além disso, a sua aplicação como enxaguante facilita a eliminação da placa e do tártaro e acaba com as bactérias que causam a halitose.
Ingredientes:
– 6 folhas de salsinha;
– 250 ml copo de água;
Modo de preparo:
- Em primeiro lugar, pique as folhas de salsinha, coloque-as em um copo de água fervendo e deixe que repousem durante 10 minutos.
- Passado este tempo, faça bochechos com a infusão e escove os dentes como de costume.
- Em seguida, repita seu uso três vezes ao dia, todos os dias.
- Se preferir, faça uma pasta com as folhas da planta e esfregue-a sobre os dentes durante três minutos.
3. Creme dental caseiro:
Ingredientes:
– 1/2 xícara de óleo de coco orgânico;
– 2 colheres de sopa de bicarbonato de sódio;
– 2 saquinhos de estévia em pó;
– 15 gotas de óleo essencial de hortelã;
Modo de preparo:
- Em primeiro lugar, combine todos os ingredientes em um recipiente de vidro hermético até conseguir uma pasta homogênea.
- Em seguida mergulhe a escova na mistura e aplique-a nos dentes como se estivesse usando um creme dental comum.
- Repita seu uso entre três e quatro vezes ao dia.
4. Suco de limão:
As propriedades alcalinas e clareadoras do suco de Limão fresco são úteis para clarear e desinfetar os dentes com tártaro. Seu uso deve ser realizado de forma moderada, já que alguns de seus componentes podem enfraquecer o esmalte dos dentes.
Ingredientes:
– Suco de 1/2 Limão;
– 1/4 de xícara de água quente;
Modo de preparo:
- Em primeiro lugar, dilua o suco de meio Limão em água quente e faça bochechos durante cinco minutos.
- Use uma vez ao dia, todos os dias.
Como evitar a formação do tártaro?
Depois de formado, só o dentista pode retirar o tártaro dos dentes. Além disso, o processo de retirada do tártaro, feito com instrumentos especiais, é conhecido como “raspagem”.