Os sintomas de anorexia nervosa são muito, pois, é um distúrbio alimentar que uma pessoa adota métodos extremos para perder peso. Existem dois tipos de transtorno: comer restritivo e compulsão alimentar / purgação.
Aqueles com anorexia restritiva gereciam seu peso restringindo a ingestão de alimentos, enquanto aqueles com compulsão alimentar / expurgo anorexia nervosa expelem o que eles comeram através de vômitos ou o uso de medicamentos como diuréticos e laxantes.
Uma variedade complexa de fatores influencia o desenvolvimento da anorexia nervosa. Contudo, geralmente se desenvolve naqueles com baixa auto-estima e grande necessidade de controlar o ambiente.
As pessoas com maior risco de desenvolver anorexia incluem mulheres em idade adulta, adolescente e jovem, embora mulheres e homens mais velhas também estejam em risco. A anorexia normalmente não é diagnosticada rapidamente, porque as pessoas, especialmente adolescentes, raramente se apresentam como tendo um problema.
Os indivíduos com anorexia tendem a ser muito reservados, tornando se difícil para os outros perceberem os sintomas. Além disso, nenhum teste isolado pode mostrar o distúrbio, pois muitos fatores precisam ser levados em conta para se fazer um diagnóstico formal. Veja aqui estes sintomas de anorexia nervosa.
Sintomas de anorexia nervosa que poucos conhecem:
1. Para controle de peso:
A purgação é uma característica comum da anorexia. Os comportamentos de purgação incluem vômitos auto-induzidos e o abuso de certos medicamentos como diuréticos ou laxantes. O tipo de anorexia nervosa de compulsão alimentar / purgativa é tida por episódios de ingestão excessiva, seguidos por vômitos autoinduzidos.
Usar grandes quantidades de laxantes é outra forma de purgação. Estes medicamentos reduzem a absorção de alimentos e aceleram o esvaziamento do estômago e do intestino. Da mesma forma, os diuréticos são freqüentemente utilizados para elevar a micção e diminuir a água corporal como um meio de reduzir o peso corporal.
Uma pesquisa explorando a prevalência de purgação em pessoas com transtorno alimentar constatou que até 86% utilizam vômitos autoinduzidos, até 56% de laxantes abusados e até 49% de diuréticos abusados. A purgação pode levar a muitas complicações graves para a saúde.
2. Obsessão por alimentos, calorias e dietas:
A preocupação constante com a comida e o monitoramento rigoroso da ingestão de calorias são características comuns da anorexia. Indivíduos com anorexia costumam relatar todos os itens alimentares que consomem, incluindo água. Às vezes, eles até memorizam o conteúdo calórico dos alimentos.
A obsessão constante com a comida leva as pessoas com anorexia nervosa a reduzir drasticamente o consumo e a pratica de dietas extremas. Alguns podem se recusar a se alimentar de determinados alimentos ou grupos alimentares inteiros, como gorduras ou carboidratos.
Essas ações podem levar a graves desnutrição e deficiências nutricionais, o que pode alterar o humor e elevar o comportamento obsessivo sobre os alimentos.
A diminuição da ingestão de alimentos também pode afetar os hormônios reguladores do apetite, como a leptina e a insulina. Isso pode levar a outros problemas de saúde, como perda de massa óssea, bem como problemas reprodutivos, mentais e de crescimento.
3. Mudanças no humor e no estado emocional:
A anorexia é frequentemente acompanhada por sintomas de depressão, ansiedade, hiperatividade, impulsividade e perfeccionismo. Esses sintomas podem fazer com que aqueles com anorexia não sintam prazer em atividades habitualmente agradáveis para os outros.
O autocontrole extremo também é comum na anorexia. Essa característica se mostra restringindo a ingestão de alimentos para alcançar o emagrecimento. Além disso, pessoas com anorexia nervosa tendem a ser altamente sensíveis a críticas, erros e falhas.
Desequilíbrios em alguns hormônios, como dopamina, serotonina, cortisol, ocitocina e leptina, podem explicar algumas dessas características em indivíduos com anorexia.
Como esses hormônios regulam o humor, o apetite, a motivação e o comportamento, níveis anormais podem levar a alterações de humor, apetite irregular, comportamento impulsivo, depressão e ansiedade.
Além disso, reduzir a ingestão de alimentos pode levar à deficiência de nutrientes envolvidos na regulação do humor.
4. Imagem corporal distorcida:
A forma corporal e a atratividade são preocupações críticas para indivíduos com anorexia nervosa. O conceito de imagem corporal envolve sua percepção do tamanho do seu corpo e como você se sente em relação a ele.
Além disso, em um estudo, os participantes mostraram equívocos sobre a forma e a aparência do corpo. Eles também exibiram um elevado impulso para a magreza. Uma característica clássica da anorexia envolve superestimação do tamanho do corpo, ou pensar que você é maior do que realmente é.
Outro estudo investigou esse conceito em 25 indivíduos com a doença, fazendo-os julgar se eram grandes demasiadamente para passar por uma abertura semelhante a uma porta. Aqueles com o problema superestimaram significativamente seu tamanho corporal, comparado ao grupo controle.
A observação repetida do corpo é outra característica da doença. Exemplos desse comportamento incluem olhar para si mesmo em um espelho, checar as medidas do corpo e beliscar a gordura em certas partes do corpo.
A verificação corporal pode elevar a ansiedade e a insatisfação corporal, além de promover a restrição alimentar em indivíduos com a doença. Além disso, existe evidências que mostram que esportes nos quais o peso e a estética são um foco podem elevar o risco de anorexia em indivíduos vulneráveis.
5. Exercício excessivo:
Aqueles com anorexia, especialmente aqueles com o tipo restritivo, muitas vezes se exercitam demasiadamente para emagrecer. De fato, um estudo que teve 165 participantes mostrou que 45% daqueles com transtornos alimentares eram praticantes de exercícios físicos compulsivos.
Entre esse grupo, verificou-se que o excesso de exercício foi mais prevalente naqueles com anorexia nervosa restritiva (80%) e com compulsão alimentar (43%.
6. Falta de apetite:
Baixos níveis de apetite e padrões alimentares irregulares são importantes sinais da doença. O tipo restritivo de anorexia é tido por uma constante negação da fome e falta de comer. Vários fatores podem levar para esse comportamento para pele.
Primeiro, desequilíbrios hormonais podem levar pessoas com anorexia nervosa a manter um medo constante de ganhar peso, resultando em uma falta de apetite consciênte. O ocitocina e estrogênio são dois hormônios envolvidos no controle do medo.
Baixos níveis desses hormônios tipicamente estão presentes em pessoas com a anorexia e podem dificultar a superação do constante medo da comida e da gordura.
7. Envolvendo-se em rituais alimentares:
A reação obsessiva sobre comida e peso muitas vezes desencadeiam hábitos alimentares orientados para o controle. O envolvimento em tais rituais pode aliviar a ansiedade, trazer conforto e gera um senso de controle. Alguns dos rituais alimentares mais comuns observados na doença incluem:
- Comer alimentos em uma determinada ordem;
- Organizando comida em um prato de uma certa maneira;
- Comendo devagar e excessivamente mastigando;
- Corte de comida em pedaços pequenos;
- Comer refeições às mesmas horas todos os dias;
- Pesagem, medição e verificação das porções de alimentos;
- Apenas comer refeições em lugares específicos;
- Contando calorias antes de comer a comida;
- Pessoas com anorexia nervosa podem ver o desvio desses rituais como uma falha e perda de autocontrole.
8. Consumo de álcool ou medicamentos:
A anorexia nervosa pode levar ao uso crônico de álcool e pílulas dietéticas. O álcool também pode ser utilizado para suprimir o apetite e lidar com o estresse e a ansiedade.
Aqueles envolvidos em compulsão alimentar são cerca de 18 vezes mais propensos a abusar de drogas e álcool do que algum tipo de restrição.
Em alguns casos, o abuso de álcool é seguido por reduções drásticas na ingestão de alimentos para compensar as calorias consumidas pelo consumo de álcool.
9. Perda de peso extrema:
Perder peso em excesso é um sintoma principal de anorexia nervosa. A gravidade da doença depende da medida em que uma pessoa suprime seu peso. A supressão de peso é a diferença entre o maior peso passado de um indivíduo e seu peso atual.
Um estudo relatou que a supressão de peso tinha ligações significativas com peso, preocupações com o corpo, restrição alimentar, uso de medicação para controle de peso e exercício excessivo.
A diretriz para o diagnóstico de anorexia nervosa considera a perda de peso relevante se o peso corpóreo atual estiver 15% abaixo do peso esperado de uma indivíduo com essa idade e altura ou se o índice de massa corporal (IMC) for 17,5 ou menor.
Porém, as mudanças de peso em um indivíduos podem ser difíceis de perceber e podem não ser suficientes para diagnosticar a doença. Por isso, todos os outros sinais e sintomas precisam ser considerados para fazer um diagnóstico preciso.
Sintomas físicos que podem se desenvolver com o tempo: Os sintomas listados acima podem ser as primeiras e mais predominantes indicações da doença.
Conforme a doença progride, os órgãos podem ser afetados e desencadear outros sintomas, incluindo:
- Pele seca e amarelada;
- Tontura;
- Fadiga, letargia e lentidão;
- Formação de cavidades de vômitos;
- Unhas e cabelos quebradiços;
- Perda muscular e fraqueza muscular;
- Emagrecimento dos ossos;
- Crescimento de pêlos finos e macios cobrindo o corpo;
- Sentindo frio o tempo todo devido a uma queda na temperatura interna;
- Pressão arterial baixa e pulso;
- Constipação severa;
- Como a probabilidade de recuperação total é maior com o tratamento precoce, é importante
- Procurar ajuda assim que os sintomas são notados.