Início » Dicas de Saúde » Aipo ajuda a diminuir o colesterol, previne pressão alta: veja os 10 benefícios

Aipo ajuda a diminuir o colesterol, previne pressão alta: veja os 10 benefícios

quais os principais benefícios do aipo?

O aipo agora é um ingrediente comum em todas as cozinhas, fornece vários micronutrientes, tornando-o um complemento valioso para qualquer refeição. Além disso, o aipo, que tem o nome científico Apium graveolens, é um vegetal da família das plantas chamado Apiaceae.

Os Benefícios do aipo começam sendo uma excelente fonte de antioxidantes e enzimas benéficas, além de vitaminas e minerais como a vitamina K,  vitamina C, potássio, folato e vitamina B6.

Aipo ajuda a diminuir o colesterol, previne pressão alta: veja os 10 benefícios
quais os principais benefícios do aipo?

Administrado como um agente anti-hipertensivo na medicina popular há séculos, continua provando que existem muitos benefícios cardiovasculares. Em estudos farmacológicos recentes, demonstrou possuir atividades antioxidantes e anti-inflamatórias que ajudam na melhora da pressão arterial e os níveis de colesterol, além de prevenir doenças cardíacas.

O aipo também fornece fibra dietética – especialmente quando comido mais de uma xícara por vez – que aumenta a digestão e a perda de peso. Além disso, a alta porcentagem de água e eletrólitos do aipo pode prevenir a desidratação, e os compostos especiais ajudam o aipo na atuação como um diurético e redutor do inchaço.

Como um fornecedor de flavonoides antioxidantes e fitonutrientes polifenóis, outros benefícios significativos incluem sua capacidade de melhorar a saúde do fígado, da pele, dos olhos e cognitiva.

Aipo para saúde:

A maioria das pessoas prefere comer talos, mas as folhas e sementes também são comestíveis e benéficas. Por exemplo, as folhas são um ótimo complemento para frituras e sopas.

As sementes de aipo – que podem ser encontradas na forma de sementes inteiras, extrato ou no solo – têm benefícios impressionantes para saúde, pois ajudam na diminuição da inflamação e combate as infecções bacterianas.

Em algumas partes do mundo,  é cultivado principalmente por suas sementes benéficas, que na verdade são um tipo de fruta muita pequena. As sementes são comumente usadas como especiaria quando esmagadas e contêm um composto oleoso especial chamado apiol, que é usado como um agente aromatizante e para muitos usos medicinais.

Valor nutricional:

Uma xícara tem:

  • (percentagens baseadas na quantidade recomendada diariamente para mulheres adultas)
  • 16 calorias
  • 0 gordura
  • 1 grama de proteína
  • 5 gramas de fibra
  • 5 miligramas de vitamina K (37%)
  • 36 miligramas de folato (9%)
  • 22 miligramas de vitamina A (9%)
  • 263 miligramas de potássio (8%)
  • 1 miligrama de vitamina C (5%)
  • 40 miligramas de cálcio (4%)
  • 0,08 miligramas de vitamina B6 (4%)

Quais os principais benefícios do aipo?

1. Ajuda diminuir o colesterol elevado:

Os benefícios incluem sua capacidade redutora de colesterol, que o torna útil para melhorar ou manter a saúde do coração. O aipo contém um composto exclusivo chamado 3-n-butilftalida (BuPh) que já foi relatado ter ação hipolipemiante, mas os pesquisadores acreditam que tem muitos outros compostos benéficos que ainda estão surgindo na pesquisa.

Em um estudo ratos foram alimentados com uma dieta rica em gordura por oito semanas. Os ratos que receberam extrato mostraram níveis significativamente mais baixos de lipídios no sangue em comparação com o grupo controle, no caso, os ratos que não receberam extrato de aipo.

O grupo que foi suplementado com extrato de aipo experimentou uma redução benéfica nas concentrações séricas de colesterol total (CT), colesterol de lipoproteína de baixa densidade (LDL-C) e triglicérides (TG).

2. Reduz inflamação:

Aipo contém antioxidantes e polissacarídeos que são conhecidos por atuar como anti-inflamatórios, especialmente antioxidantes flavonoides e polifenóis. Estes apoiam a saúde do corpo, especialmente à medida que alguém envelhece, lutando contra os danos dos radicais livres (ou estresse oxidativo) que podem levar à inflamação. A inflamação é muitas vezes uma causa contribuinte de doenças crônicas como câncer, doenças cardíacas, artrite e muito mais.

Os pesquisadores identificaram mais de uma dúzia de diferentes tipos de antioxidantes que são responsáveis pelos benefícios – estes incluem os ácidos fenólicos, como o ácido cafeico e o ácido ferúlico, além de flavanóis como a quecetina.

Isso torna útil para o tratamento de uma grande quantidade de problemas agravadas pela inflamação: dor nas articulações (como artrite), gota, infecções nos rins e no fígado, doenças da pele, síndrome do intestino irritável e infecções do trato urinário, só para citar alguns.

3. Ajuda a prevenir ou tratar a pressão alta:

Extratos de semente de aipo têm propriedades anti-hipertensivas que ajudam a reduzir a pressão arterial elevada, um dos importantes fatores de risco para doença coronariana que é a maior causa de mortalidade nos países industrializados.

Benefícios incluem potencialmente ajudar a controlar os níveis crônicos de pressão arterial elevada. Os benefícios da redução da pressão arterial do aipo vêm de suas sementes, que contêm extratos hexânicos, metanólicos e aquoso-etanólicos que melhoram a circulação, diminuem a inflamação e ajudam a controlar a pressão arterial.

Quando os ratos receberam extrato de sementes de aipo durante um período de sete semanas, eles experimentaram melhorias significativas nos níveis de pressão arterial em comparação com os ratos que receberam a mesma dieta, mas não receberam extrato de aipo.

Acredita-se que ele ajuda na redução da pressão arterial, agindo como um relaxante muscular suave e melhorando o fluxo de cálcio e potássio para dentro e para fora das células. O extrato ajuda os vasos sanguíneos a se expandirem e se contraírem, melhora o fluxo sanguíneo e ajuda na saúde do coração.

4. Ajuda na prevenção úlceras:

Este é um dos benefícios que talvez você não saiba: ele pode prevenir ou reduzir a formação de úlceras dolorosas. Um estudo de 2010 descobriu que o aipo contém um tipo especial de extrato de etanol que é útil para proteger o revestimento do trato digestivo de úlceras.

O extrato de Aipo tem a capacidade de repor significativamente os níveis esgotados de muco gástrico que é necessário no revestimento do estômago para evitar a formação de pequenos orifícios e aberturas.

Pesquisadores acreditam que o aipo nutre o estômago, o cólon e os intestinos devido à presença de constituintes químicos, como flavonoides, taninos, óleos voláteis e alcaloides que controlam o nível de ácido gástrico liberado, além de melhorar o nível de muco protetor.

5. Protege a saúde do fígado:

Quando os pesquisadores do Egito alimentaram ratos com aipo (juntamente com chicória e cevada), esses ratos experimentaram uma redução na quantidade de gordura perigosa acumulada no fígado.
Precisamente, quando os pesquisadores suplementaram os ratos que tinha dietas ricas em colesterol com aipo, chicória e pó de cevada, observaram uma melhora na função das enzimas hepáticas e nos níveis de lipídios no sangue.

Quanto mais aipo, chicória e cevada os ratos foram dados, mais a saúde do fígado melhorou. Isto sugere que uma dieta rica em aipo, bem como chicória e cevada, pode ser benéfica para pessoas que sofrem de doença hepática.

6. Benéfico para perda de peso:

O aipo é extremamente baixo em calorias e pode ser um alimento valioso para ajudar a perder peso por causa de sua capacidade de fornecer nutrientes vitais e ajudar a regular o metabolismo lipídico (gordura).

Um dos principais benefícios é que ele é tão denso em nutrientes, o que significa que fornece antioxidantes, eletrólitos, vitaminas e minerais, como vitamina C, vitaminas do complexo B e potássio – todos com muito poucas calorias.

Aipo ajuda a diminuir o colesterol, previne pressão alta: veja os 10 benefícios
o aipo aumenta a digestão e reduz o inchaço

7. Aumenta a digestão e reduz o inchaço:

As sementes contêm um composto inodoro e oleoso conhecido como NBP, que tem um efeito diurético e ajuda o corpo na desintoxicação. Em estudos envolvendo ratos, o volume de urina foi significativamente maior quando ratos receberam extrato de aipo comparado a um grupo controle.

Os benefícios digestivos são atribuídos em parte ao seu efeito diurético. Este também poderia ser um dos possíveis mecanismos anti-hipertensivos das sementes de aipo que ajuda na redução da pressão arterial. Como melhora a circulação nos intestinos, também é útil para melhorar a digestão, ajudando no alivio do inchaço e o inchaço provocado pela retenção de água.

8. Contém propriedades antimicrobianas:

As sementes de aipo têm sido usadas há séculos como um medicamento à base de plantas com efeitos antibacterianos relatados. Um relatório de 2009 mostra que o aipo contém componentes antimicrobianos especiais encontrados nas sementes da planta de aipo.

Quando extraído de sementes de aipo e combinado com bactérias nocivas que causam infecção em humanos, o extrato de aipo foi capaz de purificar e reduzir significativamente o crescimento das bactérias, sugerindo que o aipo pode ser usado para aumentar a imunidade e combater infecções bacterianas.

9. Previne infecções do trato urinário:

Como o aipo ajuda na diminuição do ácido úrico e estimula a produção de urina, é benéfico para combater infecções bacterianas no trato digestivo e nos órgãos reprodutivos. Da mesma forma que os cranberries são conhecidos por combater infecções do trato urinário (UTIs), o aipo pode prevenir tais UTIs, bem como distúrbios da bexiga, problemas renais e possivelmente até mesmo cistos nos órgãos reprodutivos.

10. Pode proteger do câncer:

Pertencente à mesma família de plantas que os vegetais que protegem o câncer, como cenouras, aipo, erva-doce, salsa e nabo, que contêm compostos quimioprotetores chamados poliacetilenos. Estudos anteriores mostraram que os poliacetilenos ajudam na diminuição da toxicidade e combatem a formação de câncer, especificamente câncer de mama, câncer intestinal e leucemia.

Poliacetilenos têm muitos efeitos de reforço imunológico, incluindo capacidade de combate a tumores que impedem a proliferação de células mutadas. De acordo com o corpo docente do Departamento de Ciências Agrárias da Universidade Aarhus da Dinamarca, “os poliacetilenos mostraram muitas bioatividades interessantes, incluindo atividade anti-inflamatória, antiagregante plaquetária, citotóxica, antitumoral, bem como atividade contra bactérias e micoplasma”.

História do aipo:

O Aipo é um vegetal extremamente antigo, com registros que mostram que as folhas de Aipo faziam parte dos restos encontrados no túmulo do faraó “Rei Tutancâmon”, que morreu em 1323 aC. Na Grécia antiga, as folhas de aipo eram usadas como guirlandas para os mortos e para fazer coroas que eram dadas aos vencedores das batalhas. O Aipo é até mencionado em Ilíada de Homero e na Odisseia; Dizia-se que os cavalos cresciam com aipo silvestre que crescia em toda Tróia.

Receitas com aipo:

Em comparação com Aipo fervido, assado ou branqueado, vaporizando mantém mais antioxidantes intactos. Os compostos, como flavonoides e polifenóis, são nutrientes delicados que podem ser perdidos ao cozinha-lo por um grande tempo. Por isso, é melhor comer aipo cru ou cozinhá-lo levemente.

Aipo ajuda a diminuir o colesterol, previne pressão alta: veja os 10 benefícios
receitas com aipo

Tempo Total: 5 minutos

Porções: 2–4

1. Receita:

INGREDIENTES:

  • 1 ramo de Aipo picado
  • 4 colheres de sopa de manteiga de caju
  • 1 a 2 colheres de sopa de passas

INSTRUÇÕES:

  1. Corte Aipo em comprimentos de quatro polegadas.
  2. Espalhe a manteiga de caju no Aipo.
  3. Coloque passas na manteiga de caju e sirva.
  4. Receita de suco super hidratante
  5. Tempo Total: 5 minutos
  6. Porções: 2

2. Receita:

INGREDIENTES:

  • 113 ml de água de coco
  • 4 talos de Aipo
  • 1 pepino
  • 1 limão

INSTRUÇÕES:

  1. Usando um espremedor de legumes, faça suco de Aipo, pepino e limão.
  2. Despeje a água de coco e mexa delicadamente para misturar.
  3. Consuma imediatamente.
  4. Receita de sopa de legumes de frango
  5. Tempo total: 45 minutos
  6. Porções: 4

3. Receita:

INGREDIENTES:

  • 5 xícaras de caldo de galinha
  • 3-4 cenouras descascadas
  • 1 cebola picada
  • 3–4 talos de Aipo picados
  • 1 abobrinha, em fatias finas
  • 3 peitos de frango orgânicos
  • Sal marinho e pimenta do reino a gosto
  • 2 onças de queijo cru

INSTRUÇÕES:

  1. Coloque o frango, cenoura, aipo, abobrinha e cebola em uma panela grande e cubra com água fria.
  2. Aqueça e cozinhe destampada, até que o frango esteja totalmente cozido.
  3. Despeje a água e coe o frango.
  4. Pique as cenouras, aipo e cebola e adicione a panela com caldo de carne e frango.
  5. Tempere com sal e pimenta a gosto.
  6. Continue cozinhando até que os vegetais estejam macios.
  7. Cubra com queijo e sirva.

Contraindicações:

Embora uma alergia não seja muito comum, está entre um pequeno grupo de alimentos que está associado a causa de reações alérgicas graves, semelhante a uma alergia ao amendoim. Quando alguém que é alérgico é exposto a seus óleos, a exposição pode causar efeitos colaterais potencialmente fatais.

As sementes contêm os níveis mais altos de alérgenos e não são destruídas durante o cozimento, portanto, o Aipo deve ser completamente evitado por qualquer pessoa que tenha uma alergia alimentar conhecida.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.