O agrião é um primo de couve e tem uma longa história como uma erva deliciosamente nutritiva e como um remédio natural para muitas doenças. Além disso, você provavelmente está mais familiarizado com seu uso em saladas, em sanduíches e como um prato levemente cozido no vapor.
Então, por que, especificamente, muitas instituições consideram um alimento tão saudável? Além disso, para começar, esse vegetal crucífero está fortemente relacionado à redução do risco e ao surgimento de doenças crônicas, e isso não é tudo.
História do agrião:
Normalmente cultivado em água de nascente pura, foi rotulado como um superalimento durante séculos. Hipócrates era conhecido por localizar seu primeiro hospital perto de um córrego, onde os agriões cresciam melhor.
Além disso, para que os pacientes pudessem ser tratados com ele. Os soldados gregos também recebiam o agrião como um tônico de purificação de sangue antes de irem para batalha. Com sua potente e apimentada fonte de nutrientes, também conhecido como berro em espanhol, é uma ótima opção para muitos pratos, como sopas, guisados e saladas.
Em 1800, os sanduíches eram um alimento básico da classe trabalhadora como a folha de salada mais histórica do Reino Unido. Além disso, na maioria das vezes era comido no café da manhã como sanduíche de agrião, principalmente porque era facilmente acessível e podia ser plantada livre de rios e riachos, onde cresciam de maneira selvagem.
Tradicionalmente cultivado (Nasturtium officianale) é verde e tem um sabor distinto apimentado como a mostarda. Além disso, tornou-se conhecida como uma plantação comercial na Inglaterra por volta de 1808 e é uma planta indígena conhecida por seu valor nutricional desde os tempos romanos.
Em 1865, a cidade georgiana de Arlesford tornou-se o centro da indústria de agriões e tão popular que uma linha ferroviária, chamada linha agrião, foi estabelecida como uma rota para Londres.
É uma planta perene que cresce naturalmente ao longo dos cursos d’água, prosperando tanto no sol quanto na água. Além disso, este vegetal frondoso tem uma faixa de pH de 6,5 a 7,5 e funciona especialmente bem em condições variáveis de solo, desde que os solos permaneçam saturados com água.
Valor nutricional do agrião:
Uma xícara de agrião picado e cru contém:
- 4 calorias;
- 0,4 grama de carboidratos;
- Proteína de 0,8 gramas;
- 0,2 grama de fibra;
- 85 microgramas de vitamina K (106% do VD);
- 14,6 miligramas de vitamina C (24% do VD);
- 1,085 UI de vitamina A (22% do VD);
- 40,8 miligramas de cálcio (4% do VD);
- 0,1 miligramas de manganês (4% do VD).
Esta porção de 34 gramas de agrião também contém 7,8 miligramas de ácidos graxos ômega 3 e 4,1 miligramas de ácidos graxos ômega 6.
Benefícios do agrião para saúde:
1. Ajudar a reduzir câncer de cólon:
Como vegetais folhosos e vegetais crucíferos, o agrião está na lista de alimentos que combatem o câncer. Isto porque é rico em vitaminas, minerais, antioxidantes e enzimas, mas muito baixo em calorias, gorduras, sódio e outras toxinas.
Um estudo sugeriu que os isotiocianatos (ITC), que são compostos encontrados principalmente em vegetais crucíferos, demonstraram em estudos de laboratório que possuem atividade anticarcinogênica devido às enzimas encontradas dentro deles. No estudo, os voluntários foram examinados após o consumo de agrião cozido e não cozido, que contém glucosinolatos.
Pesquisadores descobriram que cozido ajudou na conversão dos glucosinolatos em ITCs, proporcionando benefícios anticarcinogênicos e ajudando na redução do risco de câncer de cólon. Outros estudos observaram que esses compostos, quando quebrados, podem proteger as células dos danos do DNA inativando os carcinógenos. Essas descobertas sugerem que esse vegetal, junto com outros crucíferos, pode prevenir e combater outras formas de câncer também.
2. Contém ômega 3:
Sabemos que os alimentos ricos em ômega-3 são peixes como o salmão, mas você sabia que, ao comer algumas folhas verdes, você também pode conseguir inúmeros benefícios dos ômegas-3s para saúde? É verdade.
Embora o agrião contenha vitaminas, minerais e fitonutrientes úteis, como a vitamina C, ácido fólico e antioxidantes , também contém uma proporção relativamente alta de ácidos graxos poli-insaturados ômega-3 (PUFAs), principalmente na forma de ácido alfa-linolênico.
3. Fornece efeitos anti-inflamatórios:
Vegetais crucíferos são alimentos anti-inflamatórios que contêm efeitos antivirais e antibacterianos que podem reduzir a inflamação. Uma pesquisa mostrou que, quando administrados com extrato de agrião, os indivíduos apresentavam uma diminuição do inchaço e do dano tecidual.
Como o agrião é uma planta que é muito nutritiva graças a nutrientes como betacaroteno, vitamina A, ácido ascórbico, vitamina C, cálcio , ácido fólico, iodo, fósforo e aminoácidos, entre outros – pode reduzir as vias respiratórias inchadas no pulmões e tratar tosse, bronquite, gripe e gripe suína. Foi até sugerido como um remédio para o escorbuto de uma só vez.
4. Reduz a pressão arterial:
Acredita-se que os minerais de cálcio , magnésio e potássio reduzem a pressão arterial liberando o sódio do corpo e ajudando na dilatação das artérias. Embora você possa consumir esses minerais na forma de suplementos, eles simplesmente não oferecem os mesmos benefícios de quando são consumidos com os alimentos.
Como o agrião é um alimento rico em cálcio que contém esses minerais úteis, pode baixar a pressão arterial. De acordo com um estudo recente, o agrião e alimentos similares demonstraram ter benefícios vasculares, como reduzir a pressão sanguínea, inibir a agregação plaquetária e preservar ou melhorar a disfunção endotelial. Isso sugere que uma dieta rica em frutas e vegetais com o agrião cheios de nutrientes é uma escolha sábia para manter a pressão sanguínea saudável.
5. Suporta pele, cabelo e unhas saudáveis:
Nossos corpos prosperam com os fito nutrientes encontrados em alimentos verdes. Contendo vitaminas A, C, E, K e B, não é surpresa que, ao comer agrião , você provavelmente consiga cabelos incríveis, unhas e uma aparência mais clara. Os superalimentos verdes contêm muito cálcio , magnésio e potássio minerais que são cruciais para a saúde do seu cabelo, unhas e pele. Por ser rico em água, aumenta a hidratação do seu corpo e proporciona um ambiente alcalino saudável, o que pode ajudar na limpeza das toxinas também.
6. Fortalece ossos e dentes:
Fomos criados pensando que o cálcio só vem de produtos lácteos, mas as folhas verdes fornecem uma quantidade substancial de cálcio! Como o agrião contém cálcio , manganês, magnésio, bem como vitaminas A, C e vitamina K, pode ajudar no mantimento de ossos fortes e saudáveis.
Sabemos que o cálcio ajuda na prevenção da osteoporose, que é uma doença causada por uma deficiência de cálcio e pode causar perda gradual da densidade óssea, também conhecida como osteopenia, aumentando o risco de fraturas. O cálcio e a vitamina K ativos no agrião podem eliminar essa preocupação, fornecendo suporte para ossos fortes e saudáveis, bem como para os dentes.
Precauções de agrião:
Agrião é seguro para a maioria das pessoas quando usado a curto prazo. Quando usado em grandes quantidades ou a longo prazo, pode causar problemas estomacais ou renais. O agrião é considerado inseguro para uso como remédio em crianças, especialmente naqueles com menos de 4 anos de idade. Consulte seu médico antes de usar caso esteja grávida ou amamentando. Também não é recomendado que use caso tenha estômago ou úlceras intestinais.
Considerações finais:
O agrião é considerado o vegetal número 1 devido às suas propriedades de combate a doenças. Os benefícios do agrião incluem reduzir o risco de câncer de cólon e combater outros tipos de câncer também; fornecer gorduras ômega-3; possuir efeitos anti-inflamatórios benéficos; reduzir a pressão sanguínea; melhorar a saúde da pele, cabelos e unhas; e fortalecimento de ossos e dentes. Então, caso esteja está procurando uma melhor comida, opte pelo incrível agrião.