Alimentos saudáveis para diabéticos que são essenciais para mante-la controlada. pois muitas vezes referido por especialistas como diabetes mellitus, descreve um grupo de doenças metabólicas em que o indivíduo tem os níveis de glicose alta (açúcar no sangue).
Seja porque a produção de insulina é inadequada, ou porque as células do organismo não respondem adequadamente à insulina, ou os dois casos.
Os sintomas mais comuns da diabete incluem micção freqüente, fome e sede intensa, perda de peso incomum, ganho de peso, fadiga, contusões e cortes que não cicatrizam, disfunção sexual masculina, formigamento nas mãos e pés e dormência.
Alimentos saudáveis para diabéticos:
1. Aveia:
A aveia contém uma elevada percentagem de fibras, vitaminas do complexo B (especialmente B1), vitamina E e antioxidantes. A grande quantidade de fibra resulta em uma mais lenta absorção da glicose, e a combinação de antioxidantes faz da aveia um alimento recomendado para estabilizar o açúcar no sangue.
2. Linhaça e chia:
A chia e a linhaça possuem fibras solúveis que estão relacionadas com a prevenção e também são boas para quem tem diabetes. Isto porque como todos os alimentos ricos em fibras, elas vão evitar que ocorram os picos de glicose e da produção de insulina. “Além disso, elas possuem ômega 3, ácido graxo que é benéfico para quem tem diabete.
3. Tomate:
Os carotenoides e flavonoides encontrados no tomate, fazem com que ele seja um dos Melhores Alimentos Para Diabéticos além disso eles trabalham como grandes agentes anti-inflamatórias e antioxidantes no corpo, reduzindo o risco de doenças crônicas, doenças cardíacas, colesterol e outros sinais reveladores que muitas vezes podem levar à diabetes. Eles também são vegetais sem amido, então vão manter os seus níveis de açúcar no sangue sob controle.
4. Cenoura:
Assim como a batata doce, a cenoura possui baixo índice glicêmico, ajudando a controlar os níveis de açúcar no corpo. Além disso, ela é rica em betacaroteno, uma substância diretamente ligada a um menor risco de diabetes. Este antioxidante ainda ajuda a melhorar a visão, facilita a digestões e ajuda a manter o bronzeado em dia.
5. Maçã:
A maçã é rica fonte de vitaminas, tem em sua casca uma fibra chamada pectina, altamente eficaz para controlar a glicemia e reduzir o mau colesterol. Segundo Pesquisa da Universidade de Harvard, quem consome cinco ou mais maçãs por semana apresenta menos risco de desenvolver diabetes tipo 2. Além disso, tem baixo índice glicêmico e as fibras ajudam a dar a sensação de saciedade, auxiliando numa dieta de emagrecimento.
6. Alho:
Embora seu impacto direto sobre a diabetes é pouco claro, o alho é conhecido por reduzir o colesterol no sangue, diminuir as chances de formação de coágulos sanguíneos, reduzir o risco de acidente vascular cerebral e pressão arterial mais baixa, todos os quais estão associados a complicações ou são indicadores de risco da diabetes.
7. Abacate:
O abacate é um ótimo alimento para os portadores de diabetes. Isto porque ele é rico em gorduras monoinsaturadas e também possui poli-insaturadas, ambas gorduras boas para a saúde.
8. Feijão:
O alto conteúdo de fibra do feijão é importante para a gestão da absorção de glicose, mas as pesquisas recentes mostrou também que as leguminosas são capazes de diminuir o risco de acidente vascular cerebral (AVC) e regular a liberação de insulina no corpo, tornando-se um dos principais reforços contra a diabetes.