A candidíase deve começar a ser tratada assim quer for descoberta. Ela é um infecção provocada por fungos do gênero Cândida, pode ocorrer em qualquer estação do ano, pois é considerada oportunista, isto é, ela se aproveita de um momento de maior fragilidade do organismo e da proliferação de microorganismos no ambiente.
A médica explica que, no verão, a candidíase é comum devido à alta frequência a praias e piscinas, além do uso contínuo de biquínis molhados, contatos com areia e cloro, enfim, situações que potencialmente mudam o pH ou alteram a flora vaginal, permitindo a instalação da infecção.
Vale saber que este fungo, em níveis e condições normais, vive em nosso organismo sem causar maiores danos, mas ao encontrar ambiente propício para sua reprodução e um sistema imunológico deficiente, se multiplica, causando os sintomas de candidíase.
Quando a candidíase vaginal não é tratada corretamente, ela pode se tornar um quadro persistente, repetindo em intervalos cada vez menores. Em casos mais sérios, em que existe depressão do sistema imunológico, a infecção é capaz de atingir órgãos vitais e, inclusive, gerar complicações nos rins, pulmões e levar a óbito.
A grande maioria das mulheres provavelmente lidará com, pelo menos, um episódio de candidíase durante toda a vida. E o incômodo é grande, por isso, necessário procurar ajuda médica.
O tratamento é feito com a aplicação de pomadas antifúngicas e medicamentos caseiros. Elas devem ser aplicadas no local afetado em um intervalo de 3 a 14 dias, dependendo da orientação do médico.
Receitas caseiras para tratar a candidíase:
1. Limão:
INGREDIENTES:
- Limão
- Água
MODO DE PREPARO:
- Esprema o suco de 1 Limão inteiro. Em um recipiente fracione 50% de suco de Limão para 50% de Água.
- Com a ajuda de uma seringa sem agulha introduza o suco de Limão no interior da vagina. Fazer o procedimento 2 vezes por dia.
2. Mel:
INGREDIENTES:
- Mel
MODO DE PREPARO:
- Aplique o mel como uma pomada, na área afetada.
- Deixe-o atuar cerca de 30 minutos, e em seguida, lave a vagina com Água morna.
- Repita a aplicação do mel pelo menos duas vezes por dia até que os sintomas melhorem.
- Além disso, inclua o mel na sua alimentação. Ingira 1 a 2 colheres de sopa de mel não pasteurizado com um copo de Água morna duas vezes por dia.
3. Folhas de poejo:
O chá de poejo é ótimo para tratar a candidíase oral porque possui propriedades que diminuem a proliferação dos fungos e, por isso, pode auxiliar no combate à doença.
INGREDIENTES:
- 1 colher (sopa) de flores ou Folhas de poejo
- 1 xícara de Água
MODO DE PREPARO:
- Picar as Folhas ou flores de poejo, colocá-las numa xícara e cobrir com a Água fervente. Abafe por 15 minutos e coe a seguir. Umedeça um pedacinho de algodão com o chá e passe na boca, de 3 a 4 vezes ao dia.
4. Flor de sabugueiro:
INGREDIENTES:
- Flor de sabugueiro
- Água
MODO DE PREPARO:
- Adicione uma colher de sopa de flor de sabugueiro para uma xícara de Água fervente.
- Tomar este chá duas vezes por dia.
- Este remédio é muito eficaz tanto para candidíase bucal, como para a vaginal.
5. Pau d’arco:
A infusão de Pau D’Arco para candidíase intestinal facilita o trânsito intestinal e possui propriedade antifúngica que elimina o excesso de fungos no intestino, facilitando o tratamento da candidíase.
INGREDIENTES:
- 2 colheres (de sopa) de cascas de Pau D’Arco
- 1 litro de Água fervente
MODO DE PREPARO:
- Juntar os ingredientes e deixar repousar durante cerca de 10 minutos. Depois coar e beber 2 a 3 xícaras por dia.
- Uma outra possibilidade é tomar Água de Alho porque possui propriedades antibacterianas e antifúngicas que impedem o desenvolvimento dos fungos, responsáveis pela candidíase intestinal. Basta colocar 5 dentes de Alho de molho num copo de Água durante 6 horas e tomar a seguir, somente a Água.
6. Camomila:
INGREDIENTES:
- 2 colheres de camomila seca.
- 1 litro de Água.
MODO DE PREPARO:
- Ferva a Água junto com a camomila durante 5 minutos.
- Desligue o fogo e deixe por mais 5 minutos em infusão.
- Espere esfriar e coe.
- Repita o procedimento até 2 vezes por dia.
7. Óleo de coco:
Por possuir ácidos graxos, especialmente os ácidos cáprico e caprílico, o óleo de coco é um dos melhores remédios caseiros para candidíase. Isso porque gorduras saturadas têm muitas propriedades que agem como antimicrobianas, eliminando e matando os fungos Candida que causam a candidíase.
Para realizar este tratamento, basta aplicar o óleo de coco diretamente sobre a área afetada com a candidíase. É possível também ingerir uma colher de sopa de óleo de coco por dia para um tratamento mais prolongado.
8. Óleo de Orégano:
Por conter uma substância chamada carvacrol, o óleo de orégano é também um dos remédios caseiros para candidíase. Esta substância é muito eficaz como antifúngica e antimicrobiana.
Há duas formas de fazer uso deste tratamento caseiro. A primeira forma é feita através da aplicação direta de 3 gotas de óleo de orégano com uma colher de sopa de azeite de oliva sobre a área afetada, deixando a aplicação por algumas horas. Deve-se fazer isso diariamente até que a Candidíase seja eliminada.
Além da aplicação direta, é possível também tomar um copo de Água (200ml) com 3 gotas de óleo de orégano duas vezes ao dia. Aconselha-se que este tratamento seja feito por no mínimo uma semana.