As pessoas que sofrem deste distúrbio de anorexia podem ter um medo intenso de ganhar peso, mesmo quando estão abaixo do peso.
Sobretudo, essas pessoas são propensas a dietas restritas ou exercícios excessivos ou usam outros métodos para perder peso, não importa quais, a personalidade é geralmente do tipo obsessivo ou compulsivo, portanto, nunca atinge os níveis que se impõem. Além disso, a auto-estima diminui e sua tendência depressiva aumenta. Veja agora tudo sobre anorexia – causas e tratamentos que poucos conhecem.
Principais causas?
A causa da anorexia é relativamente desconhecida, no entanto, os princípios sociais parecem ter interferências importantes nessa condição. Por esta razão, há fatores gerais associados a um componente desencadeante ou a uma certa vulnerabilidade biológica, que precipita o seu desenvolvimento e o que pode causar, entre os quais estão:
- Obesidade do próprio paciente;
- Separação dos pais;
- Obesidade materna;
- Morte ou doença de um ente querido;
- Acidentes;
- Falhas na escola;
- Eventos traumáticos.
Anorexia – Causas e tratamentos Que poucos conhecem também desenvolve sintomas como:
- Experimentação de mudanças de personalidade;
- Preocupação com o peso, por obter dietas e pela figura;
- Medo de ganhar peso ou engordar;
- Verificação de vertigem, desmaio, perda de consciência e dificuldade de concentração;
- Uso de roupas muito largas para esconder a condição;
- Percepção distorcida de peso, tamanho ou formato do corpo, entre outros.
Qual é o tratamento para combater a anorexia?
Existem vários tratamentos para tratar a anorexia, entre as alternativas estão: psicoterapia, terapia comportamental, terapia medicamentosa, família, etc.
Uma vez que os parâmetros diagnósticos sejam previamente descritos e outras patologias psiquiátricas e orgânicas sejam destacadas, o próximo passo é estabelecer quais os procedimentos e o acompanhamento que o paciente com este disturbo irá seguir. Além disso, existem pontos importantes de tratamento para anorexia, tais como:
1. Restrição de exercício físico:
Para o tratamento da anorexia o exercício físico é completamente eliminado, sendo introduzidos posteriormente de forma muito progressiva, além disso, os controles analíticos também são realizados para evitar complicações orgânicas da pessoa com anorexia.
2. Terapia farmacológica:
Vale ressaltar que, este procedimento se concentra principalmente no componente depressivo e ansioso da anorexia, sendo, portanto, um tratamento individualizado e restrito às exigências e à situação psicológica do paciente.
3. Terapia psicológica:
Em primeiro lugar, este método é usado isoladamente ou combinado podendo ser comportamental, psicanalítico, interpessoal e grupal, porém o acompanhamento do tratamento de anorexia, pode ser realizado de forma combinada entre o especialista chefe e a unidade de saúde mental.
Sendo assim, caso o acompanhamento ambulatorial falhe, e desde que o paciente tenha um bom suporte familiar, boa disposição para o procedimento e tolere a terapia em grupo, além disso, a terapia deste disturbo pode ser tentada em hospitais-dia, sendo esta uma opção totalmente contraindicada se a pessoa mostra tendência de suicídio, abuso de substâncias ou complicações médicas graves.