Os alimentos doces e os ricos em carboidratos disparam substâncias químicas saudáveis, como serotonina, dopamina e endorfinas relaxantes no cérebro. Além disso, o vício por doce é semelhante ao vício em drogas ou álcool. E não há necessidade de culpar a falta de vontade das pessoas que, sem sucesso, tentam parar de comer doces.
O prazer de comer é um dos mecanismos que forçam o corpo a obter alimento ativamente. Muitos afirmam que não podem viver sem doces, mas a maioria nem sequer tentou abandoná-los. O hábito é formado há muito tempo, por isso é impossível abandonar o doce e livrar-se da dependência por um dia.
Por que reduzir o consumo de doces?
A Organização Mundial de Saúde recomenda aos países para reduzir a ingestão de açúcar em 10% do valor energético total da dieta de adultos e crianças. A OMS afirma que isso reduzirá o risco de excesso de peso e cárie.
Os especialistas observam que a redução do consumo de açúcar para 5% das calorias diárias trará benefícios adicionais à saúde. Portanto, para um homem de 30 anos, pouco ativo, com 180 cm de altura e 70 kg de peso corporal, a recomendação é não ingerir mais de 60 gramas de açúcar por dia.
Por que sentimos vontades de comer doces?
1. Trabalho ativo do cérebro:
O trabalho que requer muito esforço cerebral, por isso consome energia muito rapidamente. Nesse caso, como regra geral, os estudantes enfrentam essa situação durante os estudos. Assim como pessoas que trabalham empregadas, onde é necessário entregar projetos, relatórios, etc., até uma determinada data.
2. Depressão:
Depressão por causas explícitas ou ocultas, por exemplo, devido ao tempo longo sem sol. Além disso, quando o humor não é muito bom de manhã, é difícil levantar-se, não há vontade de fazer nada, novamente, inconscientemente, você tem desejo de comer doce, porque ele contribui para a produção de serotonina, o hormônio da alegria. Mas além dos doces, existem outros alimentos menos nocivos que aumentam os níveis de serotonina, como as bananas.
3. Nutrição irregular:
Quando uma pessoa come irregularmente, fazendo longas pausas entre as refeições, ela precisa suportar a fome por mais tempo. E neste momento o desejo por chocolate, geleia e ouros doces aumentam.Isso ocorre porque o corpo faminto requer energia, e as fontes mais simples, de onde pode ser rapidamente obtida, são carboidratos simples ou doces.
É importante estabelecer refeições regulares adequadas. Recomenda-se comer muitas vezes e gradualmente 5-6 vezes por dia.
4. Consumo insuficiente de carboidratos simples:
Na maioria das vezes isso acontece quando as meninas querem perder peso, para isso elas começam a se envolver espontaneamente em dietas para perder peso. E muitas vezes essas dietas nem sempre são selecionadas corretamente. Uma dieta muito baixa em calorias pode ser selecionada, sendo incapaz de saciar o apetite, resultando, assim, no aumento da fome. Portanto, nesse caso, você irá querer comer doces.
5. Diabetes:
Neste caso, uma pessoa tem um estado de hipoglicemia, isto é, um nível reduzido de açúcar no sangue. Os pacientes queixam-se de tremores graves no corpo, tontura e fraqueza. Em tais momentos, há também uma aguda escassez de açúcar e você quer um doce compensatório.
Assim que tal pessoa come doces, açúcar, mel, o desconforto desaparece. Como regra geral, essas pessoas devem está cientes de sua doença e devem ter a supervisão de endocrinologistas.
Efeitos de consumir doces em excesso:
- O principal prejuízo para a perda de peso é que os doces provocam ganho de peso e até mesmo obesidade.
- Doces são alimentos altamente calóricos, por exemplo, 100 g de bolo ou chocolate contém 400-500 Kcal. Este é o valor energético de um jantar completo, mas que satisfaz sua fome por algumas horas.
- O açúcar causa um aumento no nível de glicose no sangue e faz com que o pâncreas produza vigorosamente insulina. Portanto, o consumo frequente de doces pode levar ao diabetes.
- Consumo de grandes quantidades de doces leva à reprodução de bactérias patogênicas no trato gastrointestinal e à microflora intestinal prejudicada.
- Doces causam sérios danos aos dentes. O açúcar nutre as bactérias, provoca a destruição do esmalte dentário, causa cáries e doenças das gengivas.
- Além do açúcar, doces químicos industriais contêm vários aditivos químicos: intensificadores de sabor, sabores e corantes que têm efeitos imprevisíveis no corpo humano, variando de reações alergênicas ao aparecimento de células cancerígenas.
Como reduzir a vontade por doces?
1. Coma frutas:
Mantenha sempre as frutas à mão, elas devem ser lavadas, limpas e facilmente acessíveis. Tente levá-las com você para o trabalho, escola ou até mesmo um passeio regular, isso ajudará a passar pela loja sem querer comprar uma barra de chocolate.
2. Regularidade alimentar:
Comendo regularmente no mesmo horário, permitirá que seu corpo ajuste os ritmos da ingestão de alimentos, o que reduzirá o número de “ataques de fome”. Em outras palavras, seu corpo saberá quanto e quando será alimentado.
3. Conheça sua dieta:
Monitore a quantidade e qualidade de carboidratos na dieta. Por exemplo, com uma forte restrição de carboidratos na dieta, o desejo de comer doces ocorrerá com muito mais frequência e nitidez. Portanto, se você reduzir a quantidade de carboidratos na dieta, deverá adicionar mais proteína e gordura para reduzir a sensação de fome.
4. Não se apresse:
Em seu desejo de perder peso rapidamente, muitas pessoas as vezes tentam eliminar completamente a farinha e os Doces da dieta. O que causa rapidamente tonturas, fadiga e estresse. Isso se deve ao fato de que seu corpo está acostumado a receber energia rápida de produtos doces e de farinha, e precisa de tempo para se reestruturar para uma nova maneira de obter energia a partir de carboidratos complexos, gorduras e proteínas.
5. Use adoçante:
Use adoçantes naturais em vez de açúcar. Porém é melhor escolher adoçantes naturais (stevia, frutose) e não abusar deles excessivamente.
6. Faça uma dieta equilibrada:
Muitas vezes, a dependência de doces está em uma dieta desequilibrada. Se durante o dia você consome poucas calorias ou carboidratos, então seu corpo precisará de combustível para obter energia rapidamente. E os doces são mais adequados para isso. Portanto, no processo de rejeição de Doces evite dietas de baixa caloria e low carb.
Dicas para reduzir os efeitos do excesso de doces:
- Não substitua seu café da manhã completo, almoço ou jantar por lanches doces. isso não lhe dará qualquer energia a longo prazo, nem a taxa ideal de nutrientes.
- É melhor comer Doce pela manhã até 11-12 horas. Os carboidratos simples consumidos pela manhã são mais seguros para o controle de peso, pois se você comer o seu doce favorito pela manhã, não sentirá mais um desejo tão forte por doces durante o dia.
- Se você se preocupa com seus dentes, mas não quer desistir de doces, não se esqueça de escovar os dentes ou enxaguar a boca completamente após o consumo.
- Se você está cozinhando a sobremesa em casa, tente adicionar menos açúcar do que na receita, cada vez reduzindo sua quantidade.