A micose na virilha, é também chamado coceira de atleta, é uma infecção comum da pele causada por um fungo chamado “tínea”. O fungo vive em áreas quentes e úmidas, por conseguinte, a infecção pode afetar os órgãos genitais, coxas e as nádegas. Estas infecções ocorrem mais frequentemente no verão ou em climas quentes e úmidos.
Micose na virilha é uma infecção da pele causada por fungos, especificamente na virilha e escroto, mas pode espalhar-se de outras áreas nas proximidades. Fungos que podem causar uma infecção da pele, (dermatófitos) são divididos em três grupos de acordo com seus anfitriões favoritos:
- Fungos Preferindo Terra (geophile)
- Fungos Animais Preferindo (zoophile)
- Fungos Preferem Seres Humanos (anthropophile)
A micose na virilha é geralmente causada por fungos do tipo anthropophile. As espécies mais comuns Trichophyton rubrum e Epidermophyton floccosum. Quase todo mundo tem em seu corpo pelo menos um dos fungos que podem causar micose na virilha. Estes fungos se alimentam de células mortas da pele e são geralmente inofensivos.
Este tipo de micose é mais comum em homens do que em mulheres. Fungos prosperam melhor em locais quentes e úmidos, por isso, muitas vezes são um problema para as pessoas com estilos de vida ativos, ou que não se importam o suficiente sobre a sua higiene pessoal. A infecção é contagiosa e pode ser transmitido por contato direto e indireto, por exemplo, por meio de toalhas molhadas.
Principais sintomas:
Os principais sintomas da micose na virilha são coceira e vermelhidão local, chamada de rash. A área inflamada pode apresentar alguma ardência, tornando incômodo o uso de certos tipos de roupa interior.
A micose na virilha geralmente começa com uma placa avermelhada na face interna de uma ou ambas as coxas, com bordas bem demarcadas. Quando causada pelo fungo Trichophyton rubrum, a doença costuma se estender para baixo, sobre as coxas e até na região pubiana e glúteos. As lesões costumam se expandir em forma de círculos.
Em metade dos casos o paciente também apresenta outro tipo de tinea, geralmente tinea pedis (frieira).
No sexo masculino, a bolsa escrotal e o pênis são habitualmente poupados. Este é um detalhe importante, pois ajuda na distinção entre a micose na virilha e a infeção por cândida, já que a candidíase na região inguinal em homens muitas vezes acomete a bolsa escrotal.
Principais causas de micose na virilha:
Há uma série de diferentes causas de uma coceira na virilha. É geralmente um sintoma de algum problema subjacente geralmente envolvendo a pele da região da virilha.
Embora uma irritação na região nem sempre ocorra devido a doenças de pele, a coceira persistente com erupções cutâneas constantes ou recorrentes é provável de estar ligada a fatores de estilo de vida, tais como a falta de higiene pessoal adequada. Algumas das causas mais comuns de uma coceira na virilha incluem:
- É homem
- Falta de higiene pessoal.
- Exposição a substâncias irritantes.
- Infecções cutâneas e infecções sexualmente transmissíveis.
- Infestações parasitárias.
- Psoríase da região da virilha, particularmente psoríase inversa.
- Dermatite de contato.
- Você usa cueca apertada
- Você tem um sistema imunitário enfraquecido
- Você tem outras doenças de pele
Diagnóstico de micose na virilha:
Em muitos casos, o médico pode diagnosticar micose na virilha apenas vendo a erupção. Se o diagnóstico não é claro, você pode tirar amostras de pele para ser analisada sob um microscópio. Para governar para fora outras condições, o seu médico pode enviar uma amostra da erupção à um laboratório especializado. Este teste é conhecido como cultura.
Como tratar:
Para um caso leve de micose na virilha, o médico pode primeiro sugerir o uso de um unguento, loção, pó ou spray antimicótico. A erupção pode limpar -se rapidamente com estes tratamentos, mas a aplicação da medicação deve continuar duas vezes por dia durante pelo menos 10 dias.
Se você também tem pé de atleta, ele deve ser tratado ao mesmo tempo que a micose na virilha. Assim, o risco de recorrência é reduzida. Se a infecção é grave ou não responde aos medicamentos de balcão, pode precisar de outros cremes prescritos, pomadas e até mesmo pílulas antifúngicas.
O que você pode fazer em casa:
Uma boa higiene é vital para evitar a micose na virilha. Lavar diariamente e secar a pele é fundamental, assim como mudar a roupa todos os dias, especialmente roupas íntimas. A condição é curada de forma relativamente fácil. No entanto, não evite fatores de risco que aumentam a probabilidade de infecções repetidas.
Como prevenir:
Reduza o risco, seguindo estes passos:
- Mantenha – se seco.
- Mantenha a área da virilha seca.
- Secar a área genital e as coxas com uma toalha limpa após o banho ou exercício.
- Se possível usar qualquer pó em torno da virilha para evitar excesso de umidade.
- Usar roupas limpas.
- Mudar sua roupa de baixo, pelo menos uma vez por dia ou mais frequentemente se você suar muito.
- Lavar a roupa de treino após cada utilização.
- Não use roupas grossas por longos períodos de tempo em climas quentes e úmidos.
- Encontrar o ajuste certo.
- Certifique-se de suas roupas se encaixem corretamente, especialmente roupas íntimas.
- Evite roupas apertadas que podem esfregar a pele e torná-lo mais suscetível a micose na virilha.
- Não compartilhe objetos pessoais.
- Não deixe que os outros usem suas roupas, toalhas ou outros itens pessoais.
- Não empreste esses itens para outras pessoas também.
- No caso de você ter a infecção pé de atleta evite sua propagação para a virilha.
Remédios caseiros para micose na virilha:
A micose na virilha, pode dar lugar a risco excessivo, afetando seriamente a pele, por isso é necessário tratar este problema rapidamente. Sugerimos que você tente 3 remédios caseiros:
Óleo da árvore do chá:
O óleo da árvore do chá possui propriedades antifúngicas e antibacterianas, pode proporcionar alívio imediato do comichão e inflamação.
Despeje 10 a 15 gotas de óleo da árvore do chá em uma bola de algodão e passe suavemente sobre a área afetada. Deixe o óleo secar por si só, repita por alguns dias até que os sintomas desapareçam.
Alho:
O alho é rico em propriedades antifúngicas para tratar eficazmente a micose na virilha. Ele inibe a proliferação de fungo e proporciona alívio imediato da coceira e inflamação.
Coloque três ou quatro dentes de alho fresco e uma colher de chá de azeite no liquidificador. Misture e espalhe a pasta sobre a pele afetada, repetido duas ou três vezes por dia para se livrar da infecção.
Vinagre de maçã:
O vinagre de maçã possui propriedades antifúngicas e proporciona alívio a micose na virilha.
Despeje metade de um copo de vinagre de maçã e dois copos de água em uma bacia, molhe um pano limpo e aplique sobre a pele afetada, repetido duas vezes por dia durante várias semanas.