O fígado gordo é a acumulação de quantidades anormais de gordura dentro do fígado e é comum, principalmente em pessoas com diabetes e com sobrepeso. Além disso, o fígado gordo é uma condição patológica que, infelizmente, vem crescendo muito, porque é causada pela acumulação de gordura no fígado, sendo resultante do excesso de peso, obesidade, diabetes e consumo excessivo de álcool.
Contudo, esta é uma grave doença silenciosa que, se não for tratada de maneira oportuna, resulta rapidamente em câncer de fígado.
Porque fígado gordo causa câncer?
Vale ressaltar que, quanto maior for o acúmulo de gordura no fígado, conhecido como fígado gordo, mais difícil será tratar o câncer de fígado.
Esta doença está intimamente relacionada ao excesso de gordura abdominal, baixa capacidade de produzir insulina, pressão alta e altos níveis de triglicérides.
De acordo com estudos, a doença hepática geralmente não apresenta sintomas óbvios, mais pode incluir:
- Fadiga;
- Dor na área superior direita do abdômen;
- Aumento do tamanho do fígado.
Vale ressaltar que a gordura no fígado, antes de se tornar um câncer, pode evoluir para a cirrose, que já é um tipo de câncer avançado no fígado. Nestes casos, outros sintomas podem ocorrer, tais como:
- Inchaço abdominal;
- Vasos sanguíneos dilatados;
- Palmas avermelhadas e amarelecimento da pele e dos olhos.
Como saber se evoluiu para câncer?
A maioria das pessoas não apresenta sinais ou sintomas nos estágios iniciais do câncer, os seguinte sintomas pode se manifestar das seguintes formas:
- Perda de peso e apetite;
- Dor na parte superior do abdômen;
- Náusea e vômito;
- Fraqueza e fadiga;
- Inchaço abdominal;
- Amarelecimento da pele e dos olhos.
Sobretudo, os cientistas ainda não entendem porque o risco de câncer é maior para a doença do fígado causada pelo álcool, do que para aquele causado pela obesidade e pelo diabetes tipo 2.
As Novas pesquisas descobriram que existem diferenças importantes nas vias biológicas que levam ao câncer de fígado.
Essas descobertas podem beneficiar mais de 3 milhões de pessoas diagnosticadas com gordura no fígado ou doença hepática gordurosa a cada ano.
Contudo, de acordo com pesquisas renomadas, estima-se que o tipo de câncer de fígado causado pela gordura no fígado seja responsável por mais de 250.000 mortes por ano.