Início » Dicas de Saúde » 9 dicas para aliviar a azia naturalmente: como fazer, usar e receitas

9 dicas para aliviar a azia naturalmente: como fazer, usar e receitas

dicas para aliviar a azia naturalmente

As dicas para aliviar a azia naturalmente são uma forma de tratar esse problema de forma natural. pois, quem não sente ou alguma vez já sofreu de azia no seu estômago? Na maioria das vezes, uma refeição rica em gordura, comer às pressas e entre outros. A pós-refeição é muitas vezes dolorosa.

Além da sensação de ardor do refluxo ácido ele ainda consegue ser muito desagradável. Você sente um rosnado no peito e não sabe o que tomar? Não entre em pânico. Além disso, a boa notícia é que existem curas mágicas naturais que são muito saudáveis e resolvem instantaneamente a Azia.

9 dicas para aliviar a azia naturalmente: como fazer, usar e receitas
dicas para aliviar a azia naturalmente

A azia, também conhecida como pirose, é um sintoma comum entre a população e que pode sim ser tratada por conta própria, desde que não seja tão frequente.

Ela é caracterizada por uma queimação na região da garganta, causada pelo contato do suco gástrico com o esôfago. O consumo excessivo de gordura, ou fritura e bebidas alcólicas.

O que é azia?

Os médicos gastro cirurgião definem azia como uma queimação ou dor que ocorre acima da boca do estômago e, por vezes, irradia para o tórax ou o pescoço. Mas eles também afirmam que as Dicas Para Aliviar a Azia Naturalmente são bem simples.

A sensação é um sintoma de refluxo, condição em que a válvula do estômago não se contrai totalmente, permitindo a passagem de ácido gástrico para o esôfago. Com isso, o revestimento do órgão é lesionado, levando ao desconforto.

Dicas para aliviar a azia naturalmente:

1. Beba água com bicarbonato de sódio:

Para neutralizar o ácido do estômago, utilize uma colher de chá de bicarbonato de sódio em um copo de água, que é uma base e tem o PH alto, ajudando no alívio da queimação. Só tome cuidado para não exagerar, pois ele é rico em sódio e se usado em excesso pode reter líquido no organismo.

2. Tome um antiácido:

Quando ocorrer uma crise de azia, os antiácidos, como o hidróxido de magnésia e de alumínio, por exemplo, podem ajudar no alívio dos sintomas.

Além disso, alguns antiácidos podem ser utilizados por até duas semanas, pois passando deste tempo e ainda persistindo os sintomas, é necessário consultar um médico para avaliar melhor o seu caso.

3. Masque um chiclete sem açúcar:

Outra das dicas para aliviar a azia naturalmente é mascar um chiclete aumenta o fluxo salivar. Ou seja, a saliva ao ser engolida faz o ácido seguir do esôfago para o estômago. Sempre mastigue um chiclete sem açúcar após cada refeição por 30 minutos e assim aliviar a queimação.

4. Mude seus hábitos alimentares:

Certos alimentos e bebidas favorecem os sintomas da azia, já que possuem o PH ácido, como pimentas, frituras e gorduras, condimentos, embutidos, café, chocolate, cebolas, sucos de frutas ácidas (como a laranja e o limão), refrigerantes, álcool, molhos, vinagre, etc. Então, diante de uma crise de azia, evite consumir estes itens.

5. Coma frutas que possuem antiácidos naturais:

Algumas frutas, como a banana e a maça, contém antiácidos naturais que ajudam a dicas para aliviar a azia naturalmente e o refluxo. Além disso, qualquer alimento ingerido sempre deve ser comido devagar, sem pressa, para evitar sofrer de refluxo esofágico. Evite também comer grande variedade de alimentos ao mesmo tempo em uma refeição.

6. Tome um chá de ervas:

Alguns chás combatem a queimação, dor estomacal, cólicas e náuseas, como o de camomila, alcaçuz, gengibre e aloe vera.

Eles possuem ação anti-inflamatória e também desintoxicam o organismo. Você pode tomar um desses chás 15 minutos antes de alguma refeição, adicionando mel ao invés de açúcar.

9 dicas para aliviar a azia naturalmente: como fazer, usar e receitas
aliviar a azia naturalmente

7. Evite ficar muito tempo sem comer:

Manter jejum prolongado propicia o acúmulo de ácido do estômago e pode fazer com que ele reflua para o esôfago. Aposte no hábito de comer de três em três horas para equilibrar a produção da substância.

8. Coma o suficiente:

Encher o estômago com muita comida faz com que a produção de ácido gástrico seja potencializada, de modo a aumentar o risco de o líquido atingir o esôfago. Portanto, faça refeições com calma e mastigue bem cada porção.

9. Consuma o arroz integral:

É rico em fibras insolúveis, sendo uma boa alternativa durante as refeições para aliviar a azia naturalmente , pois atuam como laxante natural, auxiliando no funcionamento do intestino. A quantidade recomendada desse tipo de fibra é entre 20 e 35 gramas por dia.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.