Os problemas causados pela desidratação tem consequências em nosso corpo. Você sabia que quando você bebe refrigerante está consumindo cerca de 8 colheres de sopa de açúcar refinado e aumentando o risco de diabetes tipo 2, doenças cardíacas e obesidade, entre outras?
Nosso corpo é composto de aproximadamente 75% de água, portanto, é importante beber água diariamente não só para manter o corpo hidratado e prevenir doenças.
mas também para nossos processos fisiológicos e reações bioquímicas, incluindo a circulação sanguínea, o metabolismo, a regulação da temperatura corporal, remoção de resíduos e toxinas, entre outros.
Beber refrigerante não garante que esteja hidratando e os problemas causados pela desidratação podem ser fatais. Além disso, a desidratação leve pode causar problemas, que vão desde dores de cabeça e irritabilidade a problemas cognitivos.
Problemas causados pela desidratação:
1. Secura:
A secura é um dos principais problemas causados pela desidratação. Pois, a desidratação é geralmente o primeiro efeito de não beber água suficiente.
As pessoas desidratadas muitas vezes tem sede, dor de cabeça, secura e rigidez na boca, lábios, língua e pele. É importante que se hidrate e beba água durante o dia.
Se preferir, adicione algumas gotas de limão. Isso não só saciará sua sede, como também vai mantê-lo em forma.
2. Ansiedade e ganho de peso:
Quando as células ficam desidratadas dentro do corpo, ela está esgotada de energia. Desta forma, envia sinais ao cérebro que a maioria das pessoas confundem com fome.
Isso pode acontecer com a gente em qualquer hora, dia e noite, causando ansiedade e excesso de peso, fazendo com que comamos em maior quantidade e mais frequentemente, quando a única coisa que devemos fazer é beber um copo de água.
3. Toxinas:
O acúmulo de toxinas no corpo é um dos motivos centrais dos problemas causados pela desidratação. Beber água constantemente remove toxinas do corpo e permite que seus órgãos filtrem os resíduos. Este processo começa a funcionar mal caso o seu corpo não tenha água necessária.
4. Danos ao sistema digestivo:
A falta de água e minerais alcalinos como magnésio e cálcio pode levar a muitos distúrbios digestivos, como gastrite, úlceras e refluxo ácido.
5. Cansaço:
Embora possa ser devido a várias causas, a má hidratação faz com que tenhamos menos desempenho físico e mental e favorece a presença de fadiga. Por isso antes de beber café forte ou outra bebida estimulante, tente beber muita água.
6. Envelhecimento prematuro:
Nossa pele geralmente elimina as toxinas do nosso corpo. No entanto, um corpo desidratado é incapaz de fazer isso de forma eficiente e altera sua estrutura.
O que nos torna mais vulneráveis a muitas doenças, como a dermatite e envelhecimento prematuro, à medida que envelhecemos.
Quando estamos na velhice, nosso corpo retém menos liquido, por isso é necessário aumentar o consumo de água. Caso não beba bastante água, esse ato pode causar envelhecimento e sua pele reflete essas consequências.
7. Prisão de ventre:
O intestino grosso é uma das principais regiões onde o corpo reabsorve água para fornecer líquido suficiente para funções essenciais. A falta de consumo de água faz com que esse órgão funcione lentamente.
8. Dor nas articulações:
Um fluido especial chamado líquido sinovial preenche o espaço entre os ossos e fornece nutrientes para a articulação e cartilagem.
Por isso, é importante beber água, pois isso ajuda no mantimento do volume de sangue adequado para que os nutrientes se movimentem através do sangue e em articulações.
A água também permite que os resíduos sejam eliminados das articulações. É por isso que as pessoas que sofrem de problemas comuns, como a gota, bebem muita água.